Pular para o conteúdo principal

A comunicação na gestão de mudança

Mudanças fazem parte do universo corporativo. A chegada de um novo gerente, um processo de fusão empresarial e a implementação de um sistema de informática avançado são exemplos de situações que mudam a rotina das corporações. Como a comunicação pode atuar na gestão de mudança, reduzindo atritos, receios e inquietações internas na empresa?

Para responder a essa questão, o Nós da Comunicação entrevistou a consultora de change management Stella Medina. Graduada em engenharia e pós-graduada em administração de empresas, Stella participou de inúmeros projetos de gestão de mudança de empresas nacionais e internacionais. Ela é uma das entrevistadas da nona edição da revista ‘Comunicação 360º’, que abordará o tema ‘Complexidade: da visão sistêmica à construção do conhecimento’. Confira a reportagem sobre o assunto em agosto.

Nós da Comunicação – Qual é o papel da comunicação durante o processo de gestão de mudança?
Stella Medina – Um plano de comunicação deve ser muito bem-estruturado e elaborado assim que se define o processo de mudança. E esse plano não deve ser estático, pois precisa ser revisto continuamente para que atinja, de forma adequada, cada público-alvo no momento certo e com a mensagem certa. Uma vez que a mudança é movida por duas áreas – a racional e a emocional –, a comunicação deve permear por ambas com igual eficácia. Na racional, o papel da comunicação é informativo. Na emocional, muito mais delicada e subjetiva, é necessário se aprofundar na cultura da empresa para entender como atingir o ‘querer’ das populações que formam essa cultura. Isso demanda tempo, estratégia, suporte dos ‘donos dos processos’ e um mapeamento detalhado dos ‘formadores de opinião’.

Nós da Comunicação – Quem deve ser o responsável na empresa, diretamente envolvido na implementação de um plano de gestão de mudança?
S. M. – Há uma diferença vital entre envolvimento e comprometimento. Todas as áreas devem ser envolvidas, mas sem o comprometimento das lideranças, a mudança, simplesmente, não acontece. Costumo dizer que uma mudança de ‘baixo para cima’ é rebelião. Para ter sucesso, uma mudança se deve ao completo comprometimento das lideranças e ao correto envolvimento de todos nos níveis e momentos adequados.

Nós da Comunicação – Quais são as conseqüências para uma empresa que não efetua uma gestão de mudança com planejamento e foco no processo de comunicação?
S. M. – Vamos imaginar, hipoteticamente, uma situação muito positiva, na qual a mudança não seja muito complexa e a liderança esteja plenamente comprometida. Sem a comunicação adequada, o tempo e o custo financeiro para atingir o sucesso seriam imensamente maiores e o risco de mal-entendidos aumentaria exponencialmente, podendo acarretar perda de pessoas e até desestabilização do negócio.

Nós da Comunicação – Em sua experiência profissional, quais foram os maiores desafios, na perspectiva da comunicação, em um processo de gestão de mudança?
S. M. – Os maiores desafios sempre são aqueles em que a complexidade é maior, mas estão principalmente onde o comprometimento das lideranças é pequeno, insuficiente ou até mesmo inexistente. Trabalhei em alguns projetos nos quais a mudança não aconteceu porque a comunicação, apesar de bem-estruturada e elaborada, não contou com o suporte da liderança. Mas meu maior desafio ocorreu na fusão de duas empresas da área de bebidas, em 2000. Tratava-se de duas culturas totalmente distintas, e a liderança, em princípio, acreditava que gestão da mudança era uma ‘bobagem’ e havia adquirido apenas 60 horas de consultoria. Com muito trabalho e foco, demonstrei que estavam equivocados e atuei nesse projeto por dois anos. Somente quando a liderança se comprometeu e entendeu que a comunicação era parte fundamental da mudança, o processo se solidificou.


A IMPORTÂNCIA DO SABER OUVIR
Nós da Comunicação – Qual a importância de ouvir os funcionários durante o processo de gestão de mudança?
S. M. – É um passo fundamental, pois se a empresa não ouve os funcionários, eles também não ouvem a empresa. Trata-se de uma via de mão dupla. Além disso, os gestores geralmente têm uma idéia errônea de como a mudança está sendo percebida pelos colaboradores. Se a comunicação for equivocada ou mal-estruturada, ficará muito parecida com a brincadeira infantil do ‘telefone sem fio’. Pior do que não haver comunicação, é haver comunicação errada.

Nós da Comunicação – Você falou sobre a importância de se aprofundar na cultura de uma empresa durante o processo de gestão de mudança. E no caso de uma mudança da cultura organizacional? Trata-se de um desafio maior?
S. M. – Sem dúvida, o mais difícil tipo de mudança é o da cultura organizacional, especialmente em caso de fusões e privatizações. Da fusão que participei, em 2000, o mais interessante foi ver que duas culturas existentes há décadas desapareceram para nascer uma terceira, mistura das anteriores. Como, no caso, tratava-se de empresas que foram concorrentes ferozes por décadas, tal transformação envolveu convicções racionais e emocionais fortemente enraizadas, muito difíceis de serem desfeitas. Para que uma mudança tão profunda aconteça com sucesso, mais do que nunca, a comunicação eficaz e o completo comprometimento das lideranças são vitais. Geralmente, leva-se um ano para modelá-la e entre dois e três anos para sedimentá-la.

Nós da Comunicação – Fritjof Capra fez uma observação instigante: “Sempre ouvimos que, nas organizações, as pessoas resistem às mudanças. Na realidade, porém, não é à mudança que elas resistem; resistem, isto sim, a uma mudança que lhes é imposta". Você concorda?
S. M. – Concordo 100%. A verdadeira mudança acontece por convencimento racional e emocional, como mencionei anteriormente. A imposição está fadada a falhar com o tempo. Uma mudança se faz de cima para baixo, mas com metodologia, estratégia e inteligência.


Fonte: Por Isabela de Assis, in www.nosdacomunicacao.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç