Pular para o conteúdo principal

Mensuração e avaliação do ROI

Já há algum tempo percebe-se a multidisciplinaridade tomando conta da teoria e da prática na Comunicação Social. Múltiplos saberes precisam ser articulados para dar cabo das demandas por informação e relacionamento de vários públicos de interesse. Não diferente é com os ramos da Economia, da Matemática e da Estatística ­ eles vêm literalmente invadindo as análises de cenário e os planejamentos de relações públicas, jornalistas e publicitários. Este foi o tema central de discussões do III Fórum Internacional ABA ROI, realizado em São Paulo nos dias 5 e 6 de agosto de 2008, organizado pela Associação Brasileira de Anunciantes.

O presidente do ROI Institute, Jack Phillips, mostrou como funciona sua metodologia, implantada em 51 países. Segundo ele, trata-se de um processo abrangente de mensuração e avaliação para ser utilizado não apenas como ferramenta de diagnóstico, mas principalmente na melhoria contínua. Consiste no levantamento e análise de dados desde o início da adoção do projeto, em cinco níveis distintos de ação, fornecendo respostas durante todo o processo. Ao final, o resultado é conhecido, os benefícios intangíveis são externados e os benefícios tangíveis convertidos em valores monetários. O método mais comum de análise é a estimativa de impacto feita pelo próprio público atingido. “Normalmente, é a fonte de maior credibilidade. Cerca de 52% dos estudos baseiam-se neles”, aponta. A idéia é analisar os efeitos na compra final derivados dos vendedores que passaram por uma convenção de vendas, dos cidadãos que viram uma campanha publicitária, e mesmo da geração de dados pelo sistema informatizado da organização e de outras fontes de cada etapa.

Os níveis de foco de mensuração são reação, aprendizado, aplicação, impacto e ROI. Como exemplos de processos a serem medidos na primeira etapa estão o número de audiência dos canais utilizados, os hits de um website, as requisitações e atendimentos e o tempo de entrega da promessa. Na parte da reação e ação planejada, foca-se na relevância, importância, emoção, concretude, adequação, intenção de uso. Quando chega em aprendizagem, é o momento de pensar em conhecimento, compreensão, confiança, percepção. A especialização da mensuração aumenta na fase de aplicação, quando Phillips indica observar o uso da informação e do conhecimento, as ações completadas, para então chegar no impacto no negócio em produtividade, qualidade, eficiência, engajamento, retenção e vendas.

O especialista reconhece que alguns dados não podem ser convertidos em dinheiro (imagem, por exemplo), e são classificados como intangíveis, todavia muita coisa já pode ser mensurada, até mesmo satisfação. Segundo ele, o segredo é saber isolar os efeitos de um projeto ou campanha de comunicação e marketing sobre a decisão de compra da pessoa impactada. Há sempre vários fatores intervenientes. Ele desenvolveu um sistema com elementos básicos, como valor percebido da comunicação (experiência, estímulo, conteúdo, ambiência), aprendizado sobre o conteúdo transmitido, rastreamento das ações tomadas, do uso feito da informação, medição de impacto e ROI ­ conversão em dinheiro. Quanto a responsabilidades pela tarefa, nas grandes organizações há um setor de avaliações e métricas, e nas demais há contratação de terceiros ou uma atribuição adicional para o Marketing. “Mas coleta e análise de dados correntes é função de todos”, enfatiza, porque são passos que devem estar embutidos nas etapas de planejamento, criação e execução das ações, de maneira natural e automática.

PATROCÍNIO - O consultor de negócios da Petrobras, Ricardo Whately, dividiu o palco com o diretor geral da BrandAnalytics, Eduardo Tomiya. A idéia foi mostrar em detalhes um case de ROI aplicado a patrocínio esportivo, do vínculo da empresa com a Fórmula 1 ­ ela e demais categorias, além da moto-velocidade, são um campo de testes de produto e tecnologia, mas também uma oportunidade de comunicação junto a vários públicos de diferentes países. As parcerias vão bem além da exposição de marca, incluindo mesmo experiências como o biodiesel e outros interesses na área de combustíveis e energia. De toda maneira, é uma comunicação qualificada e de alta repercussão, contribuindo para o conhecimento de marca no exterior e para a estratégia de internacionalização. “Acaba facilitando a entrada em novos mercados, com um perfil de alta tecnologia”, explica Whately.

Segundo o consultor, tem mudado a percepção da qualidade de produto e de confiança na marca via os esforços de comunicação, vinculando a empresa com a Fórmula 1, apontado por pesquisa da revista Initiative Sports como o evento mais visto na televisão em 2007, ultrapassando até mesmo o Super Bowl. E, no caso da Petrobras, não é somente patrocinar, há ainda manual de marca específico e uma série de vinculações. Houve um mapeamento dos públicos de cada tipo de produto, e como eles são afetados pelo patrocínio, tendo sido feito um estudo de marca entre conhecedores da Fórmula 1 e entre não-conhecedores, para justamente ter noção de impacto no valor da marca. “Estamos desconstruindo o processo de decisão de compra, fazendo uma análise de correlação de qualidade de produto, de atendimento, de localização, de comunicação e outros itens”, relata Tomiya.

Ele ressalta que a mensuração não está restrita à ativação de vendas e inclui a influência na imagem, por isto que o Brand Valution é uma área que unifica a linguagem de negócio entre comunicação, marketing, relações com investidores e financeiro. É um novo tempo da economia do valor, sempre lembrando que tudo gera percepção, e a comunicação é um dos vários pontos de contato. Daí que tudo precisa ser monitorado e avaliado. Cerca de 37% da influência na compra é hoje atribuído à marca, o que faz ele não hesitar em dizer que hoje o relacionamento com stakeholders tem mais impacto que o patrimônio líquido da empresa.

PAY-BACK -­ A lógica no mercado de marketing direto é a definição do número de respostas desejado para chegar ao custo permissível. Para tanto, se utiliza canais de resposta imediata e dentro de processos de mensurabilidade. Isto está no DNA da técnica, incluindo custo por pedido, cálculo de investimento previsto e vendas reais e vários indicadores digitais, tudo dependendo dos canais utilizados. Esta foi a premissa principal de Sérgio Alves, diretor geral da OgilvyOne Consulting, no início da tarde do dia 5.

O Marketing Direto trabalha o ROI o tempo todo, com o valor do cliente projetado no tempo e ainda o ponto de equilíbrio. Tudo ajuda a determinar o “pay-back” do projeto, seu retorno desejado mínimo para dar segurança à deflagração e ajudar a monitorar resultados. Este tipo de abordagem permite maior conhecimento sobre segmentos e suas peculiaridades, definindo movimentos e sazonalidades com total personalização. A estratégia geral é seguir uma seqüência lógica que permite mapear a jornada do prospect, segundo seu estado mental, indo de desconhecimento à lealdade com diferentes abordagens. “A intenção sempre é que ele faça a primeira compra e se mantenha junto da empresa com um lifetime longo”, explica Alves, para o que diz haver três pilares ­ recrutar, conhecer e converter. Na Nextel, base do case apresentado, o hotsite www.queronextel.com.br vem sendo o canal principal de interface e respostas, sendo o usuário inicial apenas um visitante anônimo, e nas fases seguintes mudando a profundidade até chegar a um completo perfil cadastral. De toda maneira, precisa ser um espaço amplamente customizado, com linguagem e seções sem complicação.

INTANGÍVEL -­ Os ativos intangíveis influenciam o valor de mercado das empresas. O valor tangível correspondente a 34% do valor global da empresa, ficando 66% para os intangíveis, segundo o Brand Finance Global Intangible Tracker em estudos desde 2001 para a realidade dos EUA e Europa. Este percentual chega a 95% na área de meios de comunicação e 92% em telecomunicações, embora baixe para 35% de prevalência do intangível no caso do ramo farmacêutico. Empresas como Amazon e AOL apresentam 98% para intangíveis. “Marcas fortes têm uma evolução do preço real de suas ações, numa relação direta”, manifesta o CEO da Brand Finance América do Sul, Gilson Nunes, na finalização do primeiro dia de palestras. Petrobras, Bradesco, Ambev, Banco do Brasil e Itaú estão nas cinco primeiras colocações das marcas fortes como publicou a Revista Época Negócios em agosto de 2008.

Apesar da importância que as marcas têm na vida das empresas, o gerenciamento delas não é bem realizado. Este processo de agregação de valor ao produto é tão complexo, que situações impressionantes acontecem no Brasil, como o preço da tonelada de minério de ferro exportada pelo país para a China (US$ 136) seja importada de lá na forma de trilhos (US$ 850). Para ele, “isto se deve ao foco de curto prazo, falta de diferenciação real e falta de medição”. Nunes apresentou o case da marca de tele-vendas Polishop, que, diante do seu enfraquecimento, revolucionou seu posicionamento escolhendo ofertar produtos realmente inovadores e exclusivos, comunicados de maneira envolvente e didática e investindo em pós-vendas. A consultoria definiu um grupo de medidas que seriam impactadas por ações (serviços, produto, comunicação, marketing, preço, treinamento, canal de venda), analisando atributos como qualidade, custo, benefício, responsabilidade social, ética, inovação e também comportamentos como lealdade, freqüência, uso, satisfação, familiaridade. Então, viu-se indicadores de performance, como marketing share, taxa de crescimento, retenção de clientes, ticket médio, para finalizar com a parte financeira do ROI.


Fonte: Por Rodrigo Cogo ­- Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç