Pular para o conteúdo principal

Co-Criação da Estratégia

A co-criação é um paradigma emergente de inovação e sua prática já pode ser observada em diversas empresas. A co-criação trata basicamente de como as empresas podem ser inovadoras fazendo das interação entre as empresas e seus clientes uma experiência única. Adotada com êxito por organizações tão diferentes como Nokia, Nike, Apple e Credit Agricole, a co-criação é o tema principal do próximo livro de Venkat Ramaswamy “Co-Creating Strategy., que será lançado no início de 2009 pela Harvard Business School Press. Venkat escreveu em 2002 com C.K.Prahalad o best seller “O Futuro da Competição” (editora Campus). No Brasil, organizações como a seguradora Real Tokyo Marine, Camiseteria, Petroflex e Senai são praticantes da co-criação.

Porque a co-criação? Em primeiro lugar, nós executivos podemos às vezes nos perguntar se existe algo tão poderoso quanto um processo inclusivo de formulação da estratégia...? O fato é que nosso cliente está hoje em dia mais informado, mais conectado e mais ativo do que nunca, graças à transparência criada pela Internet, pelos diversos meios de comunicação e pelas tecnologias de interação social. Outra constatação é que os produtos e serviços podem ser rapidamente imitados pela concorrência e já sabemos que a “commoditização” acelerada dos produtos compromete seriamente a fidelidade de nosos clientes. No futuro, as empresas que não envolverem o cliente na co-criação de suas estratégias correm o risco de perdê-los. A co-criação recoloca as necessidades e desejos do cliente em uma posição central— e junto com estes clientes, as empresas criam os meios adequados para que as empresas possam efetivamente satisfazê-los, criando experiências únicas.

A co-criação pode assumir várias formas. A Google, por exemplo, co-cria com as comunidades de clientes: uma rede mundial de amigos de seus próprios funcionários contribui diariamente com idéias para novos serviços da Google na web. Dell, Starbucks e Boeing estimulam seus clientes e usuários finais a enviar idéias e conceitos novos que possam aprimorar suas experiências com estas empresas.

A co-criação tem 3 princípios fundamentais...

1. As “experiências” dos indivíduos. Devemos ir além da oferta de produtos e serviços e enxergar como nossos clientes vivenciam experiências verdadeiras e significativas com nossas empresas.

2. Devemos ir além dos ”processos”, na direção das interações. Se começarmos a trabalhar com as experiências, o foco principal deixa de ser o “processo” (unidirecional por definição, de “dentro para fora” das empresas) e passa a ser a “interação” (uma via de mão dupla, de “fora para dentro”) entre o cliente como “indivíduos” e as empresas. Para fazer esta mudança na direção da interação e das experiências, utilizamos o D.A.R.T:

• Diálogo: como podemos criar um canal de comunicação bilateral entre os indivíduos e as empresa com objetivo de promover uma relação ganha-ganha para ambos os lados (clientes e empresa)?

• Acesso: como possibilitar acesso a informações, conhecimentos e ferramentas que promovem o diálogo e que permitam a co-criação efetiva de valor?

• Risco-Retorno: como apoiar os clientes (indivíduos) e a empresa a entender e equilibrar a relação risco-retorno das interações e assim gerar benefícios econômicos para ambos?

• Transparência: como criar transparência nestas interações e criar um sentimento de abertura e confiança de ambos os lados

3. Devemos envolver e engajar o cliente. a criação de capabilidades para a co-criação exige das empresas o envolvimento e engajamento de indivíduos, inicialmente dos colaboradores em contato direto com o cliente, extendendo para os próprios clientes e em seguida para outras partes interessadas. Ao conduzir um processo de formulação de estratégia de forma “co-criada”, as empresas poderáo construir propostas de valor aos seus clientes baseadas na experiência e irem muito além dos produtos e serviços.

A implementação da co-criação é um processo replicável que pode ser utilizado de maneira sistemática, ou seja, a estratégia se torna um processo contínuo de engajamento coletivo dos clientes e partes interessadas na descoberta de novas oportunidades. Como começar? Basta “se abrir” para a co-criação...um segmento de negócio, uma linha de produto ou serviço, um processo de negócio ou a própria estratégia do negócio!

A co-criação é um meio e um fim para a criação de mudanças nas empresas. Um meio, pois envolve os colaboradores das empresas, os clientes e as partes interessadas do negócio (um processo co-criativo de formulação da estratégia). Um fim, por gerar experiências únicas e co-criadas com os clientes.

Implantar a co-criação é uma poderosa abordagem para a inovação, para a busca de vantagens competitivas e para a sustentação de crescimento e geração de valor para os negócios.



Fonte: Por André Ribeiro Coutinho, in www.symnetics.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç