Pular para o conteúdo principal

Características do gestor de marketing contemporâneo

Muito se tem falado sobre ferramentas e técnicas de marketing. Mas pouco se tem dito sobre o ser humano que se responsabiliza pelo sucesso das estratégias mercadológicas.

Vivendo num mundo cada vez mais competitivo, temos a sensação que, para gerir qualquer área que seja, precisamos nos transformar em verdadeiros super-homens. E sabemos que isso é impossível.

Nas próximas linhas estarei apontando algumas características que me parecem ser essenciais para o gestor de marketing. Essas idéias são frutos de muitas conversas que tive com meu amigo e mentor (além de vizinho de página), o prof. Marco Aurélio Ferreira Vianna. A ele cabem os méritos pelo que estarei dizendo, a mim as limitações quanto à compreensão daquilo que meu amigo procurou me transmitir.

A capacidade de conviver com ambigüidades é, sem dúvida, uma característica essencial do profissional da Era do Conhecimento. Uma das faces dessa quase esquizofrenia é que o profissional do século XXI vai ter que desempenhar simultaneamente os papéis de mestre e de aprendiz.

Não parece haver dúvidas que os líderes da área de marketing precisarão ser capazes de ensinar, utilizando o exemplo pessoal como metodologia básica. Por outro lado, será totalmente insano e contraproducente tentar dominar todas as subjetividades de cada uma das áreas de competência que precisam desenvolver. Por isso, terão que ser capazes de exercitar duas virtudes: a confiança e a humildade (acho que ninguém discordaria da idéia que, nos gestores marketing, essas virtudes são ainda mais complicadas de serem encontradas, uma vez que os profissionais dessa área parecem ser movidos basicamente por estímulos ao ego).

Por confiança devemos entender a tranqüilidade de assumir que não será capaz de produzir resultados se não se acostumar a depender de outras pessoas. Essa dependência deverá ser aceita de forma natural e não poderá provocar a necessidade de continuamente estar verificando se cada um está fazendo aquilo que deveria. Assim dito, parece fácil. Contudo, como confiar no cliente que insiste ter sempre razão (independente do esforço que tenhamos feito para agrada-lo)? Como confiar no fornecedor que parece estar sempre disposto a nos arrancar o último centavo em troca de um produto de qualidade muitas vezes duvidosa? Como confiar em intermediários que parecem querer sempre mais, mas insistem em pagar cada vez menos?

A humildade espelhará a sublimação de um alter-ego extremamente avantajado. Não deve significar jamais humilhação, submissão ou tentativa de democratizar as responsabilidades. O líder deverá continuar a chamar para si o peso das decisões, mas simultaneamente transformará cada resultado – positivo ou negativo – numa oportunidade de aprendizagem pessoal e em equipe. Novamente parece ser fácil. Mas aqui vão outras perguntas: como fazer com que as pessoas que vendem seus produtos acreditem que ele (o produto) é melhor, mesmo sabendo que sua qualidade intrínseca é exatamente a mesma do concorrente? Como fazer que as pessoas aceitem que perder um negócio é parte da regra do jogo, ao mesmo tempo que as punimos diminuindo-lhes a comissão?

Outro papel importante é o de demonstrador da mudança. Suas estruturas física e psicológica deverão estar preparadas para reagir positivamente a novos desafios organizacionais e de mercado, de forma que possa evidenciar para seus companheiros que a estabilidade gera a acomodação e que consequentemente o processo evolutivo só acontece quando se está vivendo uma situação de desconforto, gerada por algum tipo de entropia no sistema que faz com que ele não funcione a contento. Ao invés de temer ou procrastinar as mudanças, ele deverá incentivá-las e apoiar aqueles que a ela aderirem. Poderíamos mesmo dizer que o líder do futuro deverá se transformar num verdadeiro instigador de mutantes.

Se estivesse no seu lugar meu caro leitor, estaria pensando o seguinte: como instigar esses mutantes se não há a menor possibilidade de apontar o sentido e direção das mudanças? Como fazer com que as pessoas convivam bem com as incertezas se eu mesmo não consigo faze-lo?

Como todos sabemos, as mudanças atemorizam as pessoas e fazem com que se sintam ameaçadas e inseguras. Ao mesmo tempo que instiga seus companheiros à mudar, o líder deve ser um integrador de pessoas.

Neste momento, novas dúvidas passariam a me incomodar: como integrar as pessoas se sou - o tempo todo - levado a focar apenas nos resultados de curto prazo? Como criar equipes colaborativas se a maior parte do tempo sou obrigado a incentivar a concorrência intestina?

Finalmente, não se pode negar que, para desempenhar papéis tão diversos como o de mestre/aprendiz, demonstrador da mudança/instigador de mutantes, integrador de pessoas/treinador de equipes, o indivíduo que ocupa posições de liderança terá que ser exímio na capacidade de dar e receber feedbacks. Dá-los é mais fácil do que recebê-los. Como ouvir de alguém que a imagem que faço a meu próprio respeito não guarda relação com a realidade? Será que aqui não entraria novamente a necessidade de exercitar a confiança e a humildade.


Fonte: Por João Baptista Vilhena, in www.institutomvc.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç