Pular para o conteúdo principal

O que as marcas fazem para o consumidor cair na folia com seus produtos

Para muitos brasileiros o ano só começa depois do Carnaval, já que a festa é a mais esperada do ano pelos foliões. Mas será que só os consumidores esperam por esta data com tanta empolgação e entusiasmo? O Mundo do Marketing foi buscar a resposta e parece que não é bem assim. O Carnaval é um evento mundial, porém, no Brasil ele tem um sabor especial. Com desfiles de escolas de samba e de pessoas pelas orlas do litoral brasileiro, esta festa é badalada também pelas grandes, médias e pequenas empresas que, de olho nas oportunidades, traçam estratégias de marketing com um toque de samba, calor, alegria e diversão, características comuns desta época do ano.

Alinhado com a estação mais quente do ano, o Carnaval é um período que aumenta as vendas principalmente de bebidas no Brasil. Não por acaso são estas empresas que patrocinam as festas, blocos e qualquer evento ligado à festa. Prova disto é que a Brahma foi a primeira empresa a criar um camarote na Sapucaí, para que seus convidados acompanhassem os desfiles de perto e ao vivo. Com a moda lançada, não demorou para que outras marcas, não só as de bebidas, copiassem a idéia.

Com qualquer evento que reúna grande quantidade de consumidores, os camarotes hoje são eventos à parte disputados por pessoas de diversas classes sociais. Este mês, a Brahma anunciou a nova cara de seu Camarote 2008, sua musa, e algumas novidades que prometem surpreender os convidados. Com o tema “As Maravilhas do Rio”, a Brahma apresentou, em projeção 3D, as dependências do espaço com áreas que simulam alguns cartões postais do Rio de Janeiro.

Mas não é apenas no Rio que a marca está presente. Este ano o Carnaval de São Paulo terá a oitava edição do Camarote Bar Brahma. O retorno do espaço é garantido por meio de parcerias com empresas de diferentes áreas. A AmBev reforça o apoio aos Camarotes desde a camiseta até a alimentação, além de grifes que fornecem produtos e serviços exclusivos.

Marcas, musa e mais marcas
O Camarote da Brahma 2008 no Rio conta com outras marcas como patrocínio e apoio, já que para estas empresas a visibilidade do Camarote vale qualquer investimento. Além das patrocinadoras, outras empresas aproveitam o momento para criar novos produtos e serviços que se encaixem no conceito do Carnaval. São desde latas comemorativas, promoções até novos produtos sazonais. A marca de whisky Teacher’s renovou sua participação no Carnaval de Pernambuco com mais um trio elétrico nas ruas de Recife durante o desfile do bloco Galo da Madrugada. A marca também faz distribuição de brindes e ações além de mídia em rádio e outdoors. De acordo com Eric Sampers, Gerente de Produto da Pernod Ricard Brasil, os resultados são excepcionais e, por isso, a marca investe nas festas populares e na proximidade com o consumidor.

Para o Camarote da Brahma deste ano, as marcas patrocinadoras são: Volkswagem, L’oreal, Motorola e Havaianas. Todas elas farão parte da festa. A Volkswagen terá a tarefa de transportar os convidados do camarote em carros personalizados. A Motorola aproveitará o momento para lançar o novo aparelho U9. A L’oréal cuidará do visual dos convidados com penteados e maquiagem e a Havaianas distribuirá brindes para todos, segundo o organizador do evento, José Victor Oliva, sócio do Banco de Eventos. Como todo o ano, a Brahma elegeu a sua musa para o camarote. Dentre tantas beldades brasileiras, a marca escolheu a atriz Luiza Brunet para vestir a camisa da marca. Luiza foi apresentada também no evento de lançamento do espaço e se mostrou preparada para ocupar o posto.

A Ticket, empresa do setor de refeição e alimentação-convênio, também estará presente na folia este ano. A empresa fechou parceria com a escola de samba Vila Isabel e vai patrocinar a escola que vem com um samba enredo que se encaixa no perfil da marca: “Trabalhadores do Brasil”. “Pretendemos atrelar o tema da escola a Ticket e ao trabalhador na festa mais popular e mais democrática do país”, conta Reynaldo Naves, diretor de Marketing e Produtos da Ticket.

Para a empresa, esta é uma ação de relacionamento com os clientes da empresa e o samba da Vila Isabel parece ter sido feito sob medida para a Ticket. “Em maio de 2007 nós já buscávamos projetos com clientes para este ano, ligados ao mundo do trabalhador. Foi quando a Vila aprovou o samba e foi buscar parceiros”, diz Naves em entrevista ao Mundo do Marketing.


Ações de marketing durante a folia
Além de patrocinar festas em todo o Brasil, algumas empresas não se limitam apenas a expor a sua marca em peças onde o espaço é divido por outras dezenas de imagens corporativas. A marca Ballantine’s, da Pernod Ricard Brasil, participa do Carnaval de Salvador há oito anos e em 2008 anuncia a Leave an Impression. O projeto envolve ações com o público e passa a idéia de deixar uma impressão nas pessoas, mantendo a autenticidade, estilo próprio e carisma, segundo Roberta Castro, Gerente de Ballantine’s na Pernod Ricard Brasil.

Para este ano, a marca anuncia o BallaSpace, que funcionará como o Orkut e o My Space, só para os participantes dos camarotes Ballantine’s. “Neste espaço, cada folião poderá ter sua página personalizada com fotos e mensagens, além de encontrar amigos, conhecer pessoas novas e deixar a sua impressão sobre elas”, explica a Gerente de Ballantine’s.

O Carnaval em Pernambuco não é diferente. A marca de Ron Montilla prepara ação de marketing pelas ruas e ladeiras de Olinda. Durante a ação “Engarrafados”, um casal subirá em um elevador atrás de uma grande garrafa de Montilla com opção de se beijar ao chegar ao topo. No mesmo espaço acontece o “Pirata Bem na Foto” e uma rua passa a se chamar Rua Montilla, com um pórtico na entrada, casas decoradas e canhões que vão lançar bandanas durante o dia. O Pirata, símbolo do produto, estará presente pela cidade e simbolizado em um inflável de sete metros de altura.

Nestas ações, o que vale para as empresas não é apenas a exposição, mas sim a experiência que o consumidor terá com a marca. “O primeiro passo é identificar onde está o consumidor e qual o seu momento de consumo. O foco é na visibilidade da marca e nos camarotes podemos encontrar o público em um momento propício a degustar o Ballantine’s e a conhecer um pouco mais a marca”, analisa Roberta Castro, da Ballantine’s.


Camarotes mesclam folia e descanso com homenagem
A Marquês de Sapucaí, no Rio, será cenário de festa e também de homenagens. Este ano, o Espaço Nova Schin será inspirado no cantor, compositor e poeta, Angenor de Oliveira, o Cartola. O camarote apresenta o terceiro andar chamado "Espaço Pega Leve", atrelado ao mote da campanha de Nova Schin, destinado aos que querem descansar com redes, puffs, serviço de massagem e tubos de oxigênio aromáticos. No Camarote da Schin, os convidados terão sala de maquiagem, chapelaria e Bar. O Espaço Gourmet terá cardápio com um menu alusivo ao tema Cartola, com toda a área remetendo ao botequim Zicartola, gerenciado pelo músico na década de 1970, no Rio de Janeiro.

A Gillete também prepara a sua participação no Camarote Expresso 2222, na Bahia, que este ano completa dez anos. Para reforçar o mote "1 é pouco, 2 é bom, 3 é bom demais!" e divulgar uma nova linha, a Gillete colocou na entrada do Camarote um lounge onde promotores ajudam a personalizar os abadás. No último andar do Expresso 2222 haverá também macas para massagem corporal ou nos pés dos convidados, além de cabeleireiros, maquiagem e artistas que fazem pinturas corporais.

Outra iniciativa da marca é colocar em todos os banheiros, portas e espelhos, mensagens relacionadas ao conceito da campanha. Divididos por trios, promotores fazem teste com o "tesômetro" - aparelho que avalia o poder de atração - e distribuem bottons indicando a disponibilidade para a paquera, nas cores verde, vermelho e amarelo.


Promoções carnavalescas
Para vivenciar a experiência dos Camarotes, as empresas estão criando promoções para levar seu público a estes eventos cobiçados e, com isso, agregar valor à sua marca. A TV Cidade, responsável pelo serviço da NET em Salvador, vai distribuir 75 convites para os camarotes Planeta Othon e Menendez aos assinantes mais antigos da NET Salvador. Entre as atrações, o camarote Planeta Othon, do Bahia Othon Palace, começa dia 31 de janeiro e vai até 5 de fevereiro, com boate, DJ’s, entre outras atrações. O camarote Menendez, da empresa de charutos Menendez & Amerino, promete investir em um ambiente diferenciado para os assinantes.

Mesmo assim, não são todos que curtem a agitação característica do carnaval e, por isso, a Gol Transportes Aéreos lança a promoção Contramão no Carnaval, com descontos para viagens realizadas em períodos diferentes entre 31 de janeiro a 11 de fevereiro, com 51 destinos e cerca de 650 trechos com preços especiais. A idéia é beneficiar quem pretende aproveitar o feriado em destinos localizados no contra fluxo das festas de Carnaval.

Nesta época do ano, as empresas que querem investir no carnaval devem buscar em primeiro lugar o retorno do investimento feito, segundo Reynaldo Naves (foto), Diretor de Marketing e Produtos da Ticket. “Este é o apenas o primeiro passo. O segundo é criar algo que tenha a ver com o negócio. Para algumas empresas, o Carnaval pode não ser o momento adequado de fazer promoções”, ensina Naves.

A Brahma também realiza promoção para levar cinco pessoas ao Camarote da marca, um dos mais concorridos da Sapucaí. Realizada pelo Chopp Brahma, a promoção "O Melhor da Folia" que premiará com convites para o espaço Vip os autores das cinco marchinhas de carnaval mais criativas. Na Internet, a rede de relacionamento Badoo (www.badoo.com) anuncia um concurso que dará quatro abadás para os usuários assistirem ao show de Daniela Mercury, no Bloco Crocodilo, em Salvador. Para concorrer, é preciso criar um perfil no site e convidar o maior número possível de amigos para aumentar as chances de ganhar. Ao todo serão 180 abadás distribuídos no concurso.


Empresas alertam para o consumo responsável
Não é só nas campanhas em mídias tradicionais, digitais ou alternativas que as empresas se preocupam com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Durante o camarote que terá patrocínio de Ballantine’s, promotores vão distribuir adesivos para os convidados com os dizeres: “Estou bebendo, me leva pra casa?” e “Ainda não bebi, posso te levar?”. Outro produto da Pernod Ricard que também está integrada com este conceito é o Ron Montilla. A marca colocará promotores para pedir aos participantes que façam o “P” de Pirata. Quem conseguir realizar a tarefa sem se desequilibrar ganha o selo verde Pirata no Comando.

As celebridades presentes no Camarote da Brahma 2008 também serão alvo das ações do Programa AmBev de Consumo Responsável durante os dois dias de folia. Os convidados serão abordados por uma passista e dois sambistas com um samba com a mensagem "Se beber, não dirija!", junto à figura do "Boomerangue" e o slogan "É mais divertido ir e voltar", símbolo do Programa, que está aplicado por todo o camarote e nas camisetas dos convidados. A empresa vai promover a coleta de lixo e reciclagem, com a participação das cooperativas do Programa Reciclagem Solidária.

Alexandre Loures, Gerente de Comunicação da AmBev, lembra que o Carnaval é um período de pico no consumo de cerveja, dentro de um período ainda maior, que é o Verão. Esta estação, segundo Loures, é responsável por 40% do consumo de cerveja no Brasil. Sobre o Carnaval no Rio de Janeiro, especificamente no Camarote da Brahma, o executivo conta sobre a expectativa com os investimentos no projeto: “Esperamos por muita gente feliz e interessante, que se divirtam bastante, mas com responsabilidade”, diz o gerente de comunicação da AmBev, Alexandre Loures.


Mais marcas no Carnaval
A Antarctica patrocinará sete escolas de samba e 23 blocos de rua no Rio de Janeiro. O conceito “Unidos da Boa” será usado para agregar todos os parceiros. A programação esta disponível no site da Antarctica (www.antarctica.com.br). Além disso, a marca desenvolveu uma lata para o Carnaval. A marca Unidos da Boa estará estampada nos produtos vendidos nesta época do ano.

A SulAmericana Fantasias espera um aumento de 15% nas vendas de fantasias para o carnaval, comparado ao mesmo período do ano passado.

A Roland Brasil, empresa do ramo musical, está com a Promoção de Carnaval até 29 de fevereiro. A empresa oferece preços especiais para músicos e apreciadores em revendas Roland.

A Havaianas também estará presente no Carnaval de Salvador, na comemoração dos 10 anos do Expresso 2222 de Flora e Gilberto Gil, com um modelo especial para a data. No total, serão 4.500 pares distribuídos para os convidados durantes os dias de folia. Para o Carnabril de Daniela Mercury serão 7.500 pares de Havaianas Alamoana, distribuídos para os homens e Slim Animals para as mulheres.


Fonte: Por Thiago Terra, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç