Pular para o conteúdo principal

Como transformar estratégias em realidade

Entre as empresas dos países incluídos nos Bric, as brasileiras foram as que mais investiram no desenvolvimento de estratégias de gestão e de negócios em 2006, relativamente ao PIB. E isto está atrelado ao fato de que gerar resultados consistentes e duradouros exige das empresas, cada vez mais, a adoção de práticas modernas de gestão e a aderência a programas de governança corporativa dentro do conceito da sustentabilidade. Mas nada disso será efetivo se as empresas não puderem contar com profissionais capacitados e motivados, que se sintam parte integrante do time.

Em um cenário de forte competitividade e com elevado grau de exigência, sobressair à concorrência requer a definição de estratégias ainda mais assertivas e eficientes. A eficácia destas, porém, em boa parte dos casos, fica comprometida no estágio de implementação. Pesquisas apontam que menos de 10% delas são efetivamente executadas pelas empresas.

Os motivos que levam a esse hiato entre planejamento e prática convergem para a falta de alinhamento estratégico da companhia. Há dados que mostram que 95% da mão-de-obra não compreende a estratégia da empresa; 70% das organizações não alinham os incentivos da camada média de seus executivos à sua estratégia; e 85% das equipes de comando despendem menos de uma hora por mês na discussão das estratégias.

É imperativo mudar os paradigmas nas técnicas de gestão. Tão importante quanto estabelecer as estratégias é definir, exatamente, e em detalhes, de que forma e com quem tal caminho será seguido. A identificação da deficiência apontada por este modelo exige que as empresas adotem um novo padrão de gestão, que deve convergir para o total alinhamento com a estratégia definida.

O primeiro passo é esmiuçar o que está por trás destas verdades, de modo que elas se tornem mais presentes no dia-a-dia de cada colaborador da empresa.

Na seqüência, deve-se executar a decodificação e o esclarecimento da estratégia para todos os níveis e áreas da empresa. Entender a estratégia como um todo e saber claramente como deve ser a atuação de cada área e de cada indivíduo no processo de construção de organizações mais efetivas é primordial.

A partir deste estágio começam as grandes diferenças. Uma vez entendido o todo e sabendo-se dos papéis específicos, o terceiro passo engloba a criação de métricas e a definição das responsabilidades de cada função, visando o alcance das metas. São critérios de mensuração que têm como finalidade tornar inteligíveis e mensuráveis os principais objetivos para cada setor da empresa, esclarecendo quanto eles impactarão em suas metas específicas.

É nesta fase que se evidencia a interdependência entre as diversas áreas da empresa, em que, além de saber qual o papel de cada setor na consecução da estratégia, deve ficar claro qual será o esforço necessário de cada função para suportar os objetivos comuns.

Ao se definir a seqüência das atividades básicas para cada negócio, consegue-se enxergar com clareza aquelas que vão garantir a base das operações, bem como aquelas de apoio. Com isso feito, a empresa ganha ao reduzir, ou eliminar, questionamentos e facilitar o processo de desenho de sua estrutura para refletir como ela de fato "acontece".

A última etapa deste modelo é o envolvimento das pessoas e dos principais executivos. A gestão estratégica das equipes, a utilização das ferramentas corretas de incentivo e a retenção de talentos são pontos fundamentais neste processo. Nesta fase, as lideranças devem atuar como facilitadores e auxiliar seus subordinados diretos na repercussão da estratégia em toda a companhia.

A atuação da área de recursos humanos, neste contexto, torna-se muito mais estratégica, com envolvimento desde a definição das políticas até na facilitação do processo de mudança. Sua participação deve ser extremamente ativa, o que envolve a elaboração da estrutura de cargos adequada para suportar os processos, a definição dos profissionais mais indicados para ocupação de tais posições, o aperfeiçoamento dos sistemas de remuneração e assim por diante.

O ano de 2008 não deve apresentar todos os fatores positivos conjunturais que atuaram nas principais economias mundiais, mas será tão mais positivo para aquelas empresas que forem bem-sucedidas na implementação de seus planos de negócios e que consigam transformar suas estratégias em realidade. Feliz 2008 para todos nós!


Fonte: Por Jean-Marc Laouchez, in Gazeta Mercantil, 22/01/2008

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç