O Carnaval deste ano promete. O forte calor, o aumento da renda e a data antecipada da festa fazem desta edição uma das mais concorridas entre os patrocinadores e foliões. Rio, São Paulo e Salvador devem movimentar cerca de R$ 2,2 bilhões em negócios.
"O Carnaval é o momento ideal para as empresas aproveitarem que as pessoas estão mais abertas para a construção de um relacionamento. São oito horas por dia de contato. Quantos eventos proporcionam isso?", destaca Carlos Perrone, presidente da Pepper, responsável por ações para Nova Schin (Schincariol).
A marca vai investir R$ 40 milhões no Rio, São Paulo, Salvador e Recife, 10% mais que em 2007. Pelo quinto ano seguido a marca patrocina o Carnaval do Rio, o que lhe garante vendas exclusivas no sambódromo. "Vamos montar uma operação de guerra, com 500 refrigeradores e 200 funcionários", diz o diretor de marketing, Marcel Sacco.
A empresa também patrocina a festa de Salvador, onde investiu R$ 1,7 milhão na aquisição de uma das cotas. O Itaú, que desbancou o Bradesco, há oito anos patrocinador do evento, é outro cotista de Salvador, onde vai investir R$ 2,5 milhões. A Nova Schin projeta aumento de vendas acima de dois dígitos no verão.
O Camarote da Brahma, no Rio, vai homenagear "As Maravilhas do Rio". "Teremos um camarote todo remodelado. Os convidados terão surpresas, será certamente o mais bonito que já fizemos", diz Jo´se Victor Oliva, da agência Banco de Eventos. O Carnaval do Rio movimenta R$ 1,5 bilhão por ano, segundo o Sebrae. O camarote da Brahma em São Paulo, que vai homenagear os "100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil", terá um espaço corporativo, com 10 salas criadas para clientes e parceiros, entre eles Cavalera e Häagen-Dazs. A festa de São Paulo deve movimentar R$ 40 milhões, 30% mais que a edição anterior, segundo a SPTuris. O número de turistas deve aumentar 18% e atingir 28 mil.
A AmBev direcionou as ações da Antarctica no Rio. No ano passado, a marca patrocinou Recife e Olinda, que neste ano terá a Skol. A marca vai patrocinar sete escolas de samba e 23 blocos. "O Rio é uma praça importante, a aceitação tem crescido muito nos últimos anos", diz o gerente de eventos, Felipe Ambra. A participação de mercado na Grande Rio cresceu de 24,3% em novembro de 2006 para 29,2% no mesmo mês de 2007, segundo dados Nielsen. A BFerraz é a responsável pela ativação da Antarctica no Rio e Salvador, onde também atua para Guaraná Antarctica e Terra. As peças publicitárias da campanha "Unidos da Boa" são da AlmapBBDO. A Pernod Ricard vai investir R$ 4 milhões entre Pernambuco (Montilla e Teacher´s) e Salvador.
A Vivo decidiu focar sua atuação em Salvador. São mais de 20 ações, entre elas o patrocínio oficial do evento, comprado por R$ 1 milhão. A empresa comemora a antecipação da festa. "Normalmente existe um hiato no início do ano, mas em 2008 o verão ficou mais quente para os negócios, o ritmo do País começou mais cedo", destaca o diretor de comunicação da Vivo, Hugo Janeba.
O Carnaval de Salvador movimenta R$ 650 milhões, segundo o vice-presidente da Caco de Telha, Ricardo Martins. A agência da cantora Ivete Sangalo vai aumentar em 40%, para R$ 7 milhões, o aporte no Carnaval. Para atender o aumento da demanda, criou um terceiro camarote, o Camarote da Avenida. A expectativa é que o carnaval represente 18% do faturamento da empresa, que em 2007 somou R$40 milhões.
A Sol (Femsa) vai patrocinar em Salvador camarotes (Expresso 2222, Planeta Othon e Via Folia) e blocos. "A antecipação é boa porque coloca a festa num contexto de verão", diz a gerente de marketing, Gisleine Silveira.
Fonte: Por Gustavo Viana, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9
"O Carnaval é o momento ideal para as empresas aproveitarem que as pessoas estão mais abertas para a construção de um relacionamento. São oito horas por dia de contato. Quantos eventos proporcionam isso?", destaca Carlos Perrone, presidente da Pepper, responsável por ações para Nova Schin (Schincariol).
A marca vai investir R$ 40 milhões no Rio, São Paulo, Salvador e Recife, 10% mais que em 2007. Pelo quinto ano seguido a marca patrocina o Carnaval do Rio, o que lhe garante vendas exclusivas no sambódromo. "Vamos montar uma operação de guerra, com 500 refrigeradores e 200 funcionários", diz o diretor de marketing, Marcel Sacco.
A empresa também patrocina a festa de Salvador, onde investiu R$ 1,7 milhão na aquisição de uma das cotas. O Itaú, que desbancou o Bradesco, há oito anos patrocinador do evento, é outro cotista de Salvador, onde vai investir R$ 2,5 milhões. A Nova Schin projeta aumento de vendas acima de dois dígitos no verão.
O Camarote da Brahma, no Rio, vai homenagear "As Maravilhas do Rio". "Teremos um camarote todo remodelado. Os convidados terão surpresas, será certamente o mais bonito que já fizemos", diz Jo´se Victor Oliva, da agência Banco de Eventos. O Carnaval do Rio movimenta R$ 1,5 bilhão por ano, segundo o Sebrae. O camarote da Brahma em São Paulo, que vai homenagear os "100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil", terá um espaço corporativo, com 10 salas criadas para clientes e parceiros, entre eles Cavalera e Häagen-Dazs. A festa de São Paulo deve movimentar R$ 40 milhões, 30% mais que a edição anterior, segundo a SPTuris. O número de turistas deve aumentar 18% e atingir 28 mil.
A AmBev direcionou as ações da Antarctica no Rio. No ano passado, a marca patrocinou Recife e Olinda, que neste ano terá a Skol. A marca vai patrocinar sete escolas de samba e 23 blocos. "O Rio é uma praça importante, a aceitação tem crescido muito nos últimos anos", diz o gerente de eventos, Felipe Ambra. A participação de mercado na Grande Rio cresceu de 24,3% em novembro de 2006 para 29,2% no mesmo mês de 2007, segundo dados Nielsen. A BFerraz é a responsável pela ativação da Antarctica no Rio e Salvador, onde também atua para Guaraná Antarctica e Terra. As peças publicitárias da campanha "Unidos da Boa" são da AlmapBBDO. A Pernod Ricard vai investir R$ 4 milhões entre Pernambuco (Montilla e Teacher´s) e Salvador.
A Vivo decidiu focar sua atuação em Salvador. São mais de 20 ações, entre elas o patrocínio oficial do evento, comprado por R$ 1 milhão. A empresa comemora a antecipação da festa. "Normalmente existe um hiato no início do ano, mas em 2008 o verão ficou mais quente para os negócios, o ritmo do País começou mais cedo", destaca o diretor de comunicação da Vivo, Hugo Janeba.
O Carnaval de Salvador movimenta R$ 650 milhões, segundo o vice-presidente da Caco de Telha, Ricardo Martins. A agência da cantora Ivete Sangalo vai aumentar em 40%, para R$ 7 milhões, o aporte no Carnaval. Para atender o aumento da demanda, criou um terceiro camarote, o Camarote da Avenida. A expectativa é que o carnaval represente 18% do faturamento da empresa, que em 2007 somou R$40 milhões.
A Sol (Femsa) vai patrocinar em Salvador camarotes (Expresso 2222, Planeta Othon e Via Folia) e blocos. "A antecipação é boa porque coloca a festa num contexto de verão", diz a gerente de marketing, Gisleine Silveira.
Fonte: Por Gustavo Viana, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9
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