Anúncio com Sarkozy e Carla Bruni causa polêmica

O presidente francês Nicolas Sarkozy entrou nesta quarta-feira, 30, com ação na justiça contra a companhia aérea irlandesa Ryanair. A empresa publicou anúncio no jornal Le Parisien com uma imagem de Sarkozy e sua namorada Carla Bruni. A peça trata de bilhetes em promoção e traz um balão com a frase "Com a Ryanair toda minha família pode vir ao meu casamento".

Sarkozy considerou o anúncio "inaceitável" e um atentado ao direito de imagem. A Justiça pode examinar o recurso, apresentado em caráter de urgência por Thierry Herzog, advogado do presidente, nesta quinta-feira, 31. Sarkozy cobra indenização simbólica de um euro. Já Carla exige 500 mil euros. "A exploração de sua imagem é uma parte da atividade profissional da senhora Bruni. Ela tem contratos publicitários com outras marcas, que lhe oferecem pontes de ouro para que as represente. Uma foto de Carla Bruni sai por 500 mil euros", declarou o advogado ao jornal Le Monde.

O namoro de Sarkozy tem alimentado a imprensa francesa - e a mundial - desde que o romance veio a público, em dezembro. O presidente deixou no ar no início deste mês que irá se casar com a cantora e ex-modelo italiana. Ele não revelou a data.

A Ryanair coleciona outras polêmicas motivadas por anúncios feitos com políticos. Em setembro, a companhia retirou uma campanha que fazia referência a José Luiz Rodríguez Zapatero, presidente do governo espanhol. Em dezembro, pagou indenização ao ex-primeiro-ministro sueco Göran Persson por uso indevido de imagem.

Nesta quarta-feira, mesmo dia em que Sarkozy entrou com a ação em Paris, a Ryanair soltou um comunicado em Londres queixando-se da instituição que norteia a publicidade no Reino Unido, a ASA. A entidade determinou a suspensão de campanha que usa a imagem de uma garota sexy em trajes colegiais. A ASA alegou que o anúncio poderia associar adolescentes a comportamentos sexualmente provocantes. Para a Ryanair, a decisão não se enquadra em regulamentação e sim em censura. E comparou a ASA ao grupo cômico Monty Python. A companhia diz que a peça tem a imagem de uma modelo completamente vestida. No alto do anúncio, em letras garrafais, lê-se "A mais quente".


Fonte: www.meioemensagem.com.br
0