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Cultura e fidelização em Marketing

Conquistar novos clientes não é um ato isolado, faz parte de uma ação onde os consumidores já fidelizados são mais importantes do que os novos, mesmo que o planejamento elaborado não os leve em consideração.

Atrair clientes é fundamental para todas as empresas, mas esquecer de mantê-los pode ser uma ação com risco tão elevado quanto se imagina, pois a satisfação dos clientes deve estar no centro das atenções das empresas.

Em um mercado muito concorrido é comum que muitas organizações se esqueçam dos clientes que já acompanham a empresa há um tempo, algo que parece tão natural e que não traz benefícios para nenhum dos lados.

Então surgem metas absurdas, conquistar milhares de clientes em um tempo relativamente curto, e os clientes já conquistados ficam de lado, como se não necessitassem de atenção, quando na verdade são os que determinam a existência das empresas.

Desta forma é possível entender os motivos que levam um consumidor a procurar outras marcas, outros produtos ou serviços, é o relacionamento que falta em uma certa empresa que praticamente coloca-o à disposição da concorrência, e que não é percebida, pelo simples fato de que um gestor não consegue olhar para si próprio, e ver que quando ele se encontra na posição de cliente é muito exigente e requer atenção, mas quando na posição de empresa não demonstra a mesma dedicação e atenção.

É interessante observar também que muitas empresas ainda preferem investir em novos clientes, em detrimento aos já fidelizados, o que é compreensível quando não se pensa nos benefícios de ter um consumidor ao seu lado no mercado.

Mesmo assim as empresas podem aprender que os clientes satisfeitos indicarão os seus produtos para os amigos, algo que é muito mais valioso do que um cliente novo, pois as pessoas procuram informações em muitos lugares, e os amigos possuem uma vantagem muito grande com relação às outras formas de se encontrar uma informação.

Diante de certos momentos é necessário olhar como a empresa lida com as pessoas, não há como trabalhar com soluções diferentes, pois todas as pessoas acabam fazendo parte de uma empresa ou se encontram na posição de consumidores.

Uma empresa sempre pode aprender, assim como deve evoluir e conquistar novos clientes, mas não há razões para esquecer dos consumidores que optaram pela sua marca antes.


Fonte: Por Rafael Mauricio Menshhein, in rmmmarketing.wordpress.com
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