Pular para o conteúdo principal

HP aposta em design e estilo em estratégia

A avaliação da HP é de que o mercado brasileiro de computadores caminha a passos largos para a segmentação. E que, nesse contexto, palavras como estilo e design entram de vez para o dicionário das empresas de tecnologia e influenciam as estratégias de negócios. Assim, nichos de público ganham força nos planos da companhia, especialmente os mais jovens, vistos como formadores de opinião em potencial.

Partindo dessa premissa, a companhia definiu como prioridade investir no lançamento de produtos com design moderno e formatos diferenciados. Dessa maneira, vale notebook que imita chocolate ou tem desenhos mirabolantes e computador de mesa cujo tamanho é um terço menor que o padrão, próprios para recintos pequenos. "Identificamos que o mercado brasileiro está se tornando mais sofisticado. As pessoas continuam querendo máquinas potentes e de boa qualidade, mas a esses atributos soma-se também a busca por equipamentos bonitos e com estilo", afirma Juan Jimenez, vice-presidente da área de computadores pessoais da HP. A empresa não revela dados de investimento ou de faturamento. O Brasil vendeu 10, 7 milhões de computadores em 2007, dos quais 14,5 % referem-se a notebooks, segundo o IDC.

Segundo o executivo, a parceria com a Intel, que fornece os processadores dos equipamentos, é importante pois permite fazer máquinas cada vez menores, dando assim mais liberdade para a criação de design inovadores. Elber Mazaro, diretor de marketing da Intel, reforça. "Anos atrás, computador era tudo igual: mesma tecnologia, mesmas cores. Hoje, há demanda por personalização", diz Mazaro.

Um dos produtos que melhor ilustram esse posicionamento é um notebook conhecido dentro da HP como "Artist Edition". Trata-se de um aparelho cujo acabamento é um desenho todo moderno, escolhido a partir de concurso feito em parceria com a MTV. O alvo desse lançamento são os jovens com cerca de 20 anos.

Outro exemplo vem da linha Pavillon, com o modelo dv 2760BR, lançado há algumas semanas. A máquina tem o acabamento na cor de chocolate. Além da beleza, houve também a busca por oferecer uma configuração capaz de assegurar um bom desempenho, algo que continua a ser valorizado pelo consumidor desse segmento. Com memória de 2GB e bluetooth, o produto possui disco rígido de 160 GB. Como o preço de mercado indica - R$ 3799 -, trata-se de um item voltado preferencialmente a consumidores das classes A e B. "Esse equipamento busca os consumidores jovens adultos, na casa dos 25 a 30 anos e que possuem bom poder aquisitivo", afirma Jimenez.

Também lançado agora no Brasil pela HP, o computador de mesa Pavillon Elite M9160br, por sua vez, está disponível na rede varejista de todo o País e tem como diferencial, segundo a HP, o fato de funcionar como uma espécie de central digital, capaz de reunir as funções de PC e também TV, gravador de programas televisivos, DVD e rádio FM. Além disso, possui a tecnologia Blue-ray, um formato de disco óptico da nova geração para vídeo de alta definição.

Outra novidade é o computador cujo tamanho é um terço menor que os equipamentos convencionais. Trata-se do modelo Slimline, também da Pavillon, que vem com acabamento na cor preta. Apesar das pequenas dimensões - 10,5 cm x 27,5 cm -, alcança o mesmo desempenho que os computadores convencionais, segundo a HP. O preço sugerido de R$ 1599.


Fonte: Por Clayton Melo, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç