A Boeing foi uma das primeiras empresas a colocar no ar um blog corporativo. Até hoje, a página é uma das líderes mundiais de audiência nessa categoria, chegando a registrar até 100 000 leitores por semana. Atual responsável pelo conteúdo do blog da Boeing, o vice-presidente de marketing da companhia, Randy Tinseth, falou a EXAME sobre o tema.
1 - Qual a importância do blog para a Boeing?
Atingimos leitores dos mais diferentes cantos do mundo. É um nível de comunicação muito mais pessoal, eficiente e rápido. Não raro, usamos a página para esclarecer detalhes dos produtos e até desmentir informações da concorrência.
2 - O senhor poderia citar um episódio em que isso já aconteceu?
Em 2006, a Airbus começou a fazer propaganda de um modelo, o A320, dizendo que ele era maior que o 737, o avião da Boeing que concorre nessa faixa de mercado. Em termos de espaço interno, o Airbus tem uma vantagem de apenas 0,5 polegada por assento, algo imperceptível aos passageiros. Fizemos essa ponderação no blog da Boeing e foi um sucesso de audiência entre os internautas.
3 - Quais os ingredientes de um bom blog corporativo?
Para cativar uma boa audiência, ele precisa ter muitas informações. Quanto mais dados e fotos colocados na página, mais interesse o texto atrai. Do ponto de vista da empresa, o blog funciona quando tem efeito de marketing viral, fazendo com que os produtos da companhia sejam comentados em outros sites e nas mídias tradicionais.
4 - Ao longo dos últimos anos, quais ajustes foram feitos pela Boeing no conteúdo da página?
No começo, não permitíamos que os leitores publicassem comentários. Hoje, qualquer um pode expressar ali sua opinião. Calculo que 98% do que recebemos é publicado. Mas confesso que temos um filtro, que barra basicamente palavrões e comentários de mau gosto.
5 - Quais foram os posts mais comentados?
Sempre que publicamos algo a respeito do 787, também conhecido como Dreamliner, é um sucesso de audiência. Os leitores adoram quando mostramos coisas como detalhes da fábrica que está construindo os primeiros modelos.
6 - E quanto às críticas, quais são as mais comuns?
Há um número grande de pessoas que nos culpam pelos maus serviços prestados pelas companhias aéreas. Elas reclamam de tudo: desde o cheiro ruim dos banheiros até a qualidade da comida. O blog é uma chance de explicar ao público que a Boeing não pode ser culpada por isso. Para melhorar o conforto dos passageiros, construímos janelas maiores, diminuímos o barulho do motor. O que ocorre durante as viagens, contudo, é de responsabilidade das companhias.
7 - Que outros blogs corporativos e sites o senhor costuma acessar?
Acompanho principalmente blogs das companhias aéreas e sites do setor de aviação para saber o que está sendo discutido no momento. Também olho sempre o que a concorrência está fazendo. Quando vejo uma boa idéia, imitamos. A Airbus, por exemplo, lançou uma lista dos "dez motivos" que fazem de seu A380 o melhor avião do mundo. Já estamos trabalhando numa idéia semelhante, que será publicada nas próximas semanas.
Fonte: Por Luciene Antunes, in portalexame.abril.com.br
1 - Qual a importância do blog para a Boeing?
Atingimos leitores dos mais diferentes cantos do mundo. É um nível de comunicação muito mais pessoal, eficiente e rápido. Não raro, usamos a página para esclarecer detalhes dos produtos e até desmentir informações da concorrência.
2 - O senhor poderia citar um episódio em que isso já aconteceu?
Em 2006, a Airbus começou a fazer propaganda de um modelo, o A320, dizendo que ele era maior que o 737, o avião da Boeing que concorre nessa faixa de mercado. Em termos de espaço interno, o Airbus tem uma vantagem de apenas 0,5 polegada por assento, algo imperceptível aos passageiros. Fizemos essa ponderação no blog da Boeing e foi um sucesso de audiência entre os internautas.
3 - Quais os ingredientes de um bom blog corporativo?
Para cativar uma boa audiência, ele precisa ter muitas informações. Quanto mais dados e fotos colocados na página, mais interesse o texto atrai. Do ponto de vista da empresa, o blog funciona quando tem efeito de marketing viral, fazendo com que os produtos da companhia sejam comentados em outros sites e nas mídias tradicionais.
4 - Ao longo dos últimos anos, quais ajustes foram feitos pela Boeing no conteúdo da página?
No começo, não permitíamos que os leitores publicassem comentários. Hoje, qualquer um pode expressar ali sua opinião. Calculo que 98% do que recebemos é publicado. Mas confesso que temos um filtro, que barra basicamente palavrões e comentários de mau gosto.
5 - Quais foram os posts mais comentados?
Sempre que publicamos algo a respeito do 787, também conhecido como Dreamliner, é um sucesso de audiência. Os leitores adoram quando mostramos coisas como detalhes da fábrica que está construindo os primeiros modelos.
6 - E quanto às críticas, quais são as mais comuns?
Há um número grande de pessoas que nos culpam pelos maus serviços prestados pelas companhias aéreas. Elas reclamam de tudo: desde o cheiro ruim dos banheiros até a qualidade da comida. O blog é uma chance de explicar ao público que a Boeing não pode ser culpada por isso. Para melhorar o conforto dos passageiros, construímos janelas maiores, diminuímos o barulho do motor. O que ocorre durante as viagens, contudo, é de responsabilidade das companhias.
7 - Que outros blogs corporativos e sites o senhor costuma acessar?
Acompanho principalmente blogs das companhias aéreas e sites do setor de aviação para saber o que está sendo discutido no momento. Também olho sempre o que a concorrência está fazendo. Quando vejo uma boa idéia, imitamos. A Airbus, por exemplo, lançou uma lista dos "dez motivos" que fazem de seu A380 o melhor avião do mundo. Já estamos trabalhando numa idéia semelhante, que será publicada nas próximas semanas.
Fonte: Por Luciene Antunes, in portalexame.abril.com.br
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