Pular para o conteúdo principal

Marcas precisam repensar o branding para atuar internacionalmente

As multinacionais já existem há diversos anos, mas, em um mercado cada vez mais globalizado, o número de marcas investindo em países estrangeiros tendem a crescer. E isso não é diferente no Brasil. Embraer, Gerdau, AMBEV, Petrobras e Vale são apenas alguns exemplos. Porém, o sucesso no mercado doméstico não significa que o mesmo pode acontecer em mercados estrangeiros. Afinal, o comportamento de consumidores, as leis, as regras de mercado e os concorrentes podem ser obstáculos muito diferentes daqueles encontrados no país de origem.

A estratégia de intercionalização de uma marca é justamente uma das especialidades de Graham Hales. O diretor de consultoria da Interbrand esteve no Brasil na semana passada para uma série de reuniões estratégicas sobre como internacionalizar marcas de diversos clientes instalados no Brasil. O especialista em branding de uma das maiores agências especializadas em estratégias de marcas em todo o mundo aproveitou para debater o assunto com o Mundo do Marketing.


Quais tipos de marcas podem ser internacionalizadas?
Depende. É preciso antes entender o novo mercado em que você quer entrar. Entender como os consumidores agem nesses mercados, que percepções eles têm da sua marca, e o que guiaria o foco de sua marca no futuro. Assegure que você remodele sua marca para adequar mais efetivamente as percepções que eles têm da realidade.

Quando uma marca deve pensar na internacionalização?
Quando você entende o sucesso que sua marca tem no seu mercado doméstico e percebe como a sua marca está funcionando. A partir daí, você pode emular essa fórmula em outros mercados. Para fazer isso, é preciso entender o que leva os consumidores à sua marca, e você precisa ter conhecimento sobre os consumidores do mercado que está considerando entrar. E também conhecer que empresas já estão inseridas naquele mercado, e que posicionamento eles adotam.

Quais são os principais passos a serem seguidos na internacionalização?
Você precisa de um sólido conhecimento sobre o mercado em que está entrando. É necessário um trabalho de pesquisa para assegurar que você entenda como funcionam as marcas nesse mercado. Perceber como as instituições trabalham e também entender como a sua marca é vista nestas instituições. Então, você pode começar a elaborar o processo que a sua marca pode passar ao trabalhar de acordo com o funcionamento das marcas nesse mercado. Sem esquecer as circunstâncias lógicas de o quão forte sua marca é contra os concorrentes, e o que lhe dá valor. Então, efetivamente, vários componentes seriam incluídos para um exercício de revisão da marca.

Que tipos de adequações devem ser feitas para atuar em outros mercados?
Isso vai de mercado a mercado ou marca a marca. Depende o quão distinta é a sua marca no mercado em que você quer entrar. Você precisa entender o que é diferente ou similar em relação ao mercado em que você já se encontra com sucesso. Porque dificilmente o mercado em que você entrará é exatamente igual ao que você já se encontra. Então, é preciso conhecer as diferenças, e dessa forma você precisa fazer modificações para assegurar o sucesso.

Você acredita que há marcas brasileiras com esse potencial?
Acho que o Brasil tem um enorme potencial no momento. Suas marcas estão começando a ser entendidas e ganhando mais investimento por executivos de negócios. E, à medida que o Brasil exporta mais, e vêem suas marcas em mercados internacionais, então os negócios brasileiros serão ainda mais reconhecidos. Também serão reconhecidas sua capacidade ao enfrentar as dificuldades rígidas e seus concorrentes no mercado estrangeiro.

Qualquer marca brasileira tem o potencial de ser bem sucedida em um mercado estrangeiro. Acredito que existe algumas bem impressionantes por aqui, como Itaú e Sadia. Pode-se perceber que as marcas estão sendo consideradas mais seriamente dentro do Brasil. À medida em que os executivos brasileiros começam a questionar o que faz um sucesso de vendas ou traz valor à marca, logicamente essas lições serão compartilhadas no setor comercial brasileiro.

Que tipos de adequações devem ser feitas para atuar em outros mercados?
Uma dos aspectos chaves em qualquer ação de marca é entender como a sua marca agrega valor, o que, então, lhe mostra o que afeta a sua marca e o papel que ela exerce no mercado, além do quão forte é sua marca. E esse objetivo e como você o aplica que leva sucesso à marca.

Como deve ser a avaliação deste processo?
Todo mercado é diferente. Os princípios do branding e o que faz uma marca de sucesso e de valor. Você precisa voltar a esses pontos, como o que afeta a sua marca, o seu papel em cada aspecto do mercado e no que a sua marca é forte ou fraca e então criar estratégias baseadas nessas questões. Dessa forma, pode-se guiar a marca de uma forma que seja benéficas e lucrativas para o objetivo do seu negócio e relevantes para sua posição no mercado, além de distintas em relação ao que já fazem os concorrentes. Se você praticar todas essas medidas, você vai ter uma marca forte e de valor.

Qual a sua opinião sobre o uso de Internet nesse processo de intercionalização de uma marca?
A Internet quebrou várias barreiras. Um deles é geograficamente, mas ela também permite às empresas terem um diálogo mais aberto e direto com seus consumidores. A Internet fornece diversas oportunidades e muitas marcas já a utilizam como principal meio de contato.

O Google vem fazendo um bom trabalho na Internet, inclusive intercionalizando a sua marca. Você concorda?
Sim. O Google é muito impressionante, já que é um tipo de negócio complicado que conseguiu passar uma imagem descolada para ele. Ele passa uma idéia leve e de toque humano, cheia de personalidade, apesar de experimentá-los em um mundo digital. Ele demonstra a sua vida além das interações tecnológicas, para passar a imagem de uma organização bem humana.


Fonte: Por Guilherme Neto, com reportagem de Bruno Mello, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç