Com o objetivo de traçar o perfil dos hábitos dos consumidores de baixa renda e contribuir para a tomada de decisão dos empresários ligados ao setor varejista, o PROVAR – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a CANAL VAREJO – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços, apresenta os principais resultados desse estudo que aponta: a maioria dos consumidores, 60,29%, costuma ir ao supermercado nos fins de semana.
Para 57,35% dos entrevistados, o sábado e domingo são dias preferidos para realizar compras de vestuário. Os shoppings centers, são visitados semanalmente por 53,4% dos entrevistados. Quando o motivo da visita aos shopping centers é a realização de compras o gasto médio apurado é de 207,21 reais.
Com pouca familiaridade com o e-commerce, 89,7% dos consumidores informaram nunca terem utilizado esse canal de venda. A maioria dos consumidores (55%) considera complicado comprar pela internet. Segundo Cláudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do PROVAR/FIA , “uma grande parcela da população brasileira está entre o público denominado de baixa renda, atraindo cada vez mais a atenção da indústria, do comércio e de prestadores de serviços”.
Em relação à disponibilidade de crédito, o parcelamento tem facilitado o acesso a bens de consumo, especialmente aos de maior valor, permitindo a antecipação da compra. Dos consumidores pesquisados, 72,5% responderam que costumam parcelar suas compras, destacando-se o Natal e o Dia das Mães.
Nesse cenário, 54,2% das pessoas estão comprometidas com mais de uma linha de crédito em andamento. Dessa forma, a principal reivindicação de 38,6% das pessoas é a redução no valor dos juros cobrados pelo varejo. O estudo ouviu 300 consumidores na cidade de São Paulo no mês de agosto de 2007, com renda média de 986,91 reais. Da amostra de consumidores pesquisados, 70,5% disseram que não estavam estudando e apenas 40,5% trabalham com carteira assinada.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
Para 57,35% dos entrevistados, o sábado e domingo são dias preferidos para realizar compras de vestuário. Os shoppings centers, são visitados semanalmente por 53,4% dos entrevistados. Quando o motivo da visita aos shopping centers é a realização de compras o gasto médio apurado é de 207,21 reais.
Com pouca familiaridade com o e-commerce, 89,7% dos consumidores informaram nunca terem utilizado esse canal de venda. A maioria dos consumidores (55%) considera complicado comprar pela internet. Segundo Cláudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do PROVAR/FIA , “uma grande parcela da população brasileira está entre o público denominado de baixa renda, atraindo cada vez mais a atenção da indústria, do comércio e de prestadores de serviços”.
Em relação à disponibilidade de crédito, o parcelamento tem facilitado o acesso a bens de consumo, especialmente aos de maior valor, permitindo a antecipação da compra. Dos consumidores pesquisados, 72,5% responderam que costumam parcelar suas compras, destacando-se o Natal e o Dia das Mães.
Nesse cenário, 54,2% das pessoas estão comprometidas com mais de uma linha de crédito em andamento. Dessa forma, a principal reivindicação de 38,6% das pessoas é a redução no valor dos juros cobrados pelo varejo. O estudo ouviu 300 consumidores na cidade de São Paulo no mês de agosto de 2007, com renda média de 986,91 reais. Da amostra de consumidores pesquisados, 70,5% disseram que não estavam estudando e apenas 40,5% trabalham com carteira assinada.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
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