Criar uma equipe de gestão é o início para evitar tumulto e mudar sem perder nenhum objeto ou caixa. Em um traslado desse tipo, é imprescindível esclarecer o quê, onde, quando e por quê.
Qual a estação de metrô mais próxima? Haverá restaurantes nas vizinhanças? E, o mais importante, onde ficará meu local de trabalho? Quem, em sua trajetória profissional, precisou se mudar, sabe que as respostas para essas perguntas são fundamentais.
Se, por um lado, as informações sobre a mudança são dadas com bastante antecedência, a organização irá ganhar a confiança de seus funcionários, evitando todos os boatos que permeiam e intoxicam essas situações.
Caso contrário, perguntem aos 1,8 mil profissionais da Axa Winterthur, procedentes de três centros situados na localidade madrilenha de Três Cantos, e na capital, que em março irão trabalhar lado a lado, na nova sede, situada nos arredores de Madri. Embora ainda faltando vários meses, fizeram uma visita virtual ao novo edifício, pela internet. O diretor de RH da empresa, Ramón del Caz, verificou 2,3 mil entradas no site.
A comunicação e a transparência são fundamentais no processo. A Axa Winterthur já trabalha na sua mudança há mais de meio ano e continuará até o dia marcado. O traslado está sendo programado para se realizar entre dezembro e março.
Empresas como Randstad e Indo fizeram mudanças durante um fim de semana. De qualquer modo, é fundamental que empregado e cliente não exagerem os transtornos, e que a empresa não seja afetada pela mudança. Também é importante criar uma equipe interna, composta por profissionais de operações e RH que sejam um canal de comunicação aberto aos empregados. Everis, Microsoft e Randstad contaram com uma equipe assim em seus escritórios em Madri.
Del Caz assegura que, no seu caso, foi fundamental contar com pessoas que dirigiram o processo do ponto de vista logístico. "A cada 15 dias se reuniam para examinar a marcha do projeto e, a cada dois meses, debatiam os avanços com a comissão executiva. As reuniões se tornaram mais freqüentes à medida que se aproximava a data da mudança."
Quando a Indra se mudou, há um ano, para o edifício que ocupa atualmente, no distrito 22 de Barcelona, também unificou todo o seu pessoal distribuído em diversos prédios na cidade - um total de 800 pessoas. Criou também duas equipes para gerir a mudança: a equipe do traslado, integrada por representantes das unidades de suporte, serviços gerais e serviços internos, e outra de supervisão de mudança. "Esse segundo grupo foi formado por 12 funcionários, bons comunicadores dentro da organização, e que solucionavam as dúvidas dos demais colegas sobre a mudança", explicou Jaume Coll, responsável pelos aspectos relacionados com a organização da Indra Barcelona.
A Randstad forneceu todos os detalhes sobre sua nova sede e com antecedência: seis meses. José Romero, responsável pela comunicação interna da Randstad, lembra do trabalho de campo que precisou realizar. "Preparamos um pacote de boas-vindas, que incluía um manual com as estações de metrô e ônibus mais próximas, um mapa com os restaurantes e lanchonetes das redondezas, incluindo os preços, e uma relação completa dos serviços compreendidos na área, como academias de ginástica e creches."
Fonte: Expansión, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 12
Qual a estação de metrô mais próxima? Haverá restaurantes nas vizinhanças? E, o mais importante, onde ficará meu local de trabalho? Quem, em sua trajetória profissional, precisou se mudar, sabe que as respostas para essas perguntas são fundamentais.
Se, por um lado, as informações sobre a mudança são dadas com bastante antecedência, a organização irá ganhar a confiança de seus funcionários, evitando todos os boatos que permeiam e intoxicam essas situações.
Caso contrário, perguntem aos 1,8 mil profissionais da Axa Winterthur, procedentes de três centros situados na localidade madrilenha de Três Cantos, e na capital, que em março irão trabalhar lado a lado, na nova sede, situada nos arredores de Madri. Embora ainda faltando vários meses, fizeram uma visita virtual ao novo edifício, pela internet. O diretor de RH da empresa, Ramón del Caz, verificou 2,3 mil entradas no site.
A comunicação e a transparência são fundamentais no processo. A Axa Winterthur já trabalha na sua mudança há mais de meio ano e continuará até o dia marcado. O traslado está sendo programado para se realizar entre dezembro e março.
Empresas como Randstad e Indo fizeram mudanças durante um fim de semana. De qualquer modo, é fundamental que empregado e cliente não exagerem os transtornos, e que a empresa não seja afetada pela mudança. Também é importante criar uma equipe interna, composta por profissionais de operações e RH que sejam um canal de comunicação aberto aos empregados. Everis, Microsoft e Randstad contaram com uma equipe assim em seus escritórios em Madri.
Del Caz assegura que, no seu caso, foi fundamental contar com pessoas que dirigiram o processo do ponto de vista logístico. "A cada 15 dias se reuniam para examinar a marcha do projeto e, a cada dois meses, debatiam os avanços com a comissão executiva. As reuniões se tornaram mais freqüentes à medida que se aproximava a data da mudança."
Quando a Indra se mudou, há um ano, para o edifício que ocupa atualmente, no distrito 22 de Barcelona, também unificou todo o seu pessoal distribuído em diversos prédios na cidade - um total de 800 pessoas. Criou também duas equipes para gerir a mudança: a equipe do traslado, integrada por representantes das unidades de suporte, serviços gerais e serviços internos, e outra de supervisão de mudança. "Esse segundo grupo foi formado por 12 funcionários, bons comunicadores dentro da organização, e que solucionavam as dúvidas dos demais colegas sobre a mudança", explicou Jaume Coll, responsável pelos aspectos relacionados com a organização da Indra Barcelona.
A Randstad forneceu todos os detalhes sobre sua nova sede e com antecedência: seis meses. José Romero, responsável pela comunicação interna da Randstad, lembra do trabalho de campo que precisou realizar. "Preparamos um pacote de boas-vindas, que incluía um manual com as estações de metrô e ônibus mais próximas, um mapa com os restaurantes e lanchonetes das redondezas, incluindo os preços, e uma relação completa dos serviços compreendidos na área, como academias de ginástica e creches."
Fonte: Expansión, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 12
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