A força de alcance das mídias tradicionais é indiscutível. Quando ela atinge o consumidor de forma relevante, o resultado para a marca pode atingir níveis mirabolantes, seja por reconhecimento ou por identidade. Mas, para inovar é preciso criatividade e experiência aliado à juventude e modernidade. Sendo assim, o Mundo do Marketing buscou uma referência neste assunto. Ela se chama Biruta Mídias Mirabolantes, agência que cresceu e apareceu mostrando que as mídias alternativas surgiram para ficar.
Com ações de marketing para grandes empresas, a proposta da Biruta é ser diferente. “Nossa idéia era criar mídias novas, atingir o público de maneira diferente de tudo e gerar o boca-a-boca”, afirma Rafael Liporace (foto), sócio-diretor executivo da agência. Com projetos para os jogos Pan-Americanos do Rio, Shell, jornal O Dia, entre outros grandes clientes, a Biruta tem o respaldo de seu portfólio para garantir inovação.
Para a Shell, a empresa fez uma de suas mais famosas ações. Promotores uniformizados atuavam como verdadeiros mecânicos de um Pit Stop, simulando o abastecimento, troca de rodas e outros “serviços” que ofereciam aos motoristas a sensação de ser um piloto de Fórmula 1, mesmo que por poucos segundos e no seu próprio carro. A experiência com a marca faz parte da estratégia da Biruta em muitos projetos, como também a campanha para o jornal O Dia. Durante o último verão, a agência usou o bikedoor para levar o jornal até as pessoas, que com a compra ganhavam um pacote de biscoito polvilho com a marca O Dia, em referência ao fabricante original do produto, tradicional nas areias cariocas e com o mesmo nome de seu concorrente, Globo.
Com a marca registrada na mente das pessoas, a Biruta continuou surpreendendo. Em mais uma ação mirabolante, o público de São Paulo e Rio de Janeiro presenciaram nas ruas o lançamento de um novo sanduíche do Bob's, que tinha como principal característica o tamanho exagerado. Se a mensagem era ressaltar este atributo do produto, a Biruta criou mochilas enormes para que promotores vestidos de entregadores da empresa de fast-food caminhassem pelo centro de cada cidade, despertando a curiosidade e conseqüentemente provocando marketing viral para a marca. “O impacto nas pessoas foi muito grande e a empresa foi vista com simpatia”, conta o executivo em entrevista ao site.
Entretenimento e motivação em novos projetos
Durante os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, a Biruta fez sua mais recente mídia mirabolante. Projetando água em forma de painel na Lagoa Rodrigo de Freitas, a ação para a Petrobras chamou a atenção de quem passava. Durante onze dias, o projeto Aqualume promoveu entretenimento e programação cultural gratuita para a população, além de apresentar qualidade. “Essa idéia foi de repente. Aqui na Biruta é assim: Dá pra fazer? Dá. A gente vai lá e faz”, conta Liporace. Da mesma forma, a Biruta divulgou o energético Burn, produto da Coca-Cola, com projeções de alta definição, em prédios e fachadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Desta vez, a projeção foi gerada por um automóvel adaptado enquanto circulava pelas cidades.
Mesmo com o constante crescimento de mídias, o diretor da agência não vê com o que se preocupar. “Fazemos sempre o melhor. Se um dia tivermos que vender limão, pode ter certeza que seremos os melhores vendedores de limão”, afirma. Segundo ele, quando o mercado está saturado e precisando de novidades, é necessário buscar idéias e tomar conhecimento do que há no mercado mundial. “Eu e Alan (James de Oliveira, sócio da agência) fomos para a Disney estudar as novidades este ano”, diz o empresário.
Aos 26 anos, Rafael Liporace tem sob controle a responsabilidade de manter uma empresa como a Biruta, dona de projetos ousados e inovadores. Mesmo com marcas que já usaram suas estratégias em ações parecidas, o executivo não perde o bom humor. “Acho ótimo. Não reclamo de quase nada. Tenho 26 anos e conquistei muitas coisas na vida, vou reclamar de quê?” indaga.
Fonte: Por Thiago Terra, in www.mundodomarketing.com.br
Com ações de marketing para grandes empresas, a proposta da Biruta é ser diferente. “Nossa idéia era criar mídias novas, atingir o público de maneira diferente de tudo e gerar o boca-a-boca”, afirma Rafael Liporace (foto), sócio-diretor executivo da agência. Com projetos para os jogos Pan-Americanos do Rio, Shell, jornal O Dia, entre outros grandes clientes, a Biruta tem o respaldo de seu portfólio para garantir inovação.
Para a Shell, a empresa fez uma de suas mais famosas ações. Promotores uniformizados atuavam como verdadeiros mecânicos de um Pit Stop, simulando o abastecimento, troca de rodas e outros “serviços” que ofereciam aos motoristas a sensação de ser um piloto de Fórmula 1, mesmo que por poucos segundos e no seu próprio carro. A experiência com a marca faz parte da estratégia da Biruta em muitos projetos, como também a campanha para o jornal O Dia. Durante o último verão, a agência usou o bikedoor para levar o jornal até as pessoas, que com a compra ganhavam um pacote de biscoito polvilho com a marca O Dia, em referência ao fabricante original do produto, tradicional nas areias cariocas e com o mesmo nome de seu concorrente, Globo.
Com a marca registrada na mente das pessoas, a Biruta continuou surpreendendo. Em mais uma ação mirabolante, o público de São Paulo e Rio de Janeiro presenciaram nas ruas o lançamento de um novo sanduíche do Bob's, que tinha como principal característica o tamanho exagerado. Se a mensagem era ressaltar este atributo do produto, a Biruta criou mochilas enormes para que promotores vestidos de entregadores da empresa de fast-food caminhassem pelo centro de cada cidade, despertando a curiosidade e conseqüentemente provocando marketing viral para a marca. “O impacto nas pessoas foi muito grande e a empresa foi vista com simpatia”, conta o executivo em entrevista ao site.
Entretenimento e motivação em novos projetos
Durante os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, a Biruta fez sua mais recente mídia mirabolante. Projetando água em forma de painel na Lagoa Rodrigo de Freitas, a ação para a Petrobras chamou a atenção de quem passava. Durante onze dias, o projeto Aqualume promoveu entretenimento e programação cultural gratuita para a população, além de apresentar qualidade. “Essa idéia foi de repente. Aqui na Biruta é assim: Dá pra fazer? Dá. A gente vai lá e faz”, conta Liporace. Da mesma forma, a Biruta divulgou o energético Burn, produto da Coca-Cola, com projeções de alta definição, em prédios e fachadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Desta vez, a projeção foi gerada por um automóvel adaptado enquanto circulava pelas cidades.
Mesmo com o constante crescimento de mídias, o diretor da agência não vê com o que se preocupar. “Fazemos sempre o melhor. Se um dia tivermos que vender limão, pode ter certeza que seremos os melhores vendedores de limão”, afirma. Segundo ele, quando o mercado está saturado e precisando de novidades, é necessário buscar idéias e tomar conhecimento do que há no mercado mundial. “Eu e Alan (James de Oliveira, sócio da agência) fomos para a Disney estudar as novidades este ano”, diz o empresário.
Aos 26 anos, Rafael Liporace tem sob controle a responsabilidade de manter uma empresa como a Biruta, dona de projetos ousados e inovadores. Mesmo com marcas que já usaram suas estratégias em ações parecidas, o executivo não perde o bom humor. “Acho ótimo. Não reclamo de quase nada. Tenho 26 anos e conquistei muitas coisas na vida, vou reclamar de quê?” indaga.
Fonte: Por Thiago Terra, in www.mundodomarketing.com.br
Comentários