Pular para o conteúdo principal

Pesquisa revela as características essenciais de um bom líder

O bom líder empresarial precisa, na prática, ser um bom gestor de pessoas. Dele, esperam-se qualidades essenciais como espírito agregador dos diferentes agentes da corporação e uma postura catalisadora de processos e talentos. Em um amplo levantamento com executivos e consultores, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) concluiu que uma liderança eficiente deve:

Ter o papel de unificador da organização
Articular a visão corporativa e incorporá-la ao negócio
Catalisar processos e talentos, acelerando ações e resultados
Promover e estimular iniciativas dos funcionários
Aproveitar as idéias que existem em diferentes setores da empresa e aproximar esses diferentes grupos
Ter controle do que está acontecendo em toda a empresa
Estimular relações de cooperação e confiança com seus pares e com todas as partes interessadas da organização.

O perfil do bom líder indicado pela FNQ, entretanto, está longe de ser definitivo ou aplicável em qualquer organização. “ Esta visão reconhece o potencial das empresas para criarem condições de buscar realização, mais pela remoção de entraves do que pela pregação de novas soluções”, diz Tadeu Pagliuso, superintendente-geral da FNQ.

No total, foram ouvidos 254 ceos de organizações de diversos portes e setores. Eles foram selecionados entre as empresas-membro da FNQ, profissionais com relacionamento com a entidade e também entre as líderes dos principais rankings corporativos. A partir dos encontros, foi possível promover pesquisa. Os assuntos “Novos valores e sua aplicabilidade”, “O modelo ideal de gestão” e “Perfil do Líder” foram refletidos e discutidos por especialistas.


Fonte: Por Roberta Cardoso, in epocanegocios.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su...

Funcionários da Domino´s Pizza postam vídeo no You Tube e são processados

Dois funcionários irresponsáveis imaginam um vídeo “muito engraçado” usando alimentos e toda sorte de escatologia. O cenário é uma cozinha da pizzaria Domino´s. Pronto, está feito o vídeo que mais chamou a atenção da mídia americana na semana passada. Nele, os dois funcionários se divertem enquanto um espirra na comida, entre outras amostras de higiene pessoal. Tudo isso foi postado no you tube no que eles consideraram “uma grande brincadeira”. O vídeo em questão, agora removido do site, foi visto por mais de 930 mil pessoas em apenas dois dias. (o vídeo já foi removido, mas pode ser conferido em trechos nesta reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=eYmFQjszaec ) Mas para os consumidores da rede, é uma grande(síssima) falta de respeito. Restou ao presidente a tarefa de “limpar” a bagunça (e a barra da empresa). Há poucos dias, Patrick Doyle, CEO nos EUA, veio a público e respondeu na mesma moeda. No vídeo de dois minutos no You Tube, Doyle ( http://www.youtube.com/watch?v=7l6AJ49xNS...

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De...