Os varejistas devem ficar mais atentos e se posicionar de maneira estratégica diante do aumento das negociações por meio das redes sociais na internet. A conclusão é do estudo divulgado nesta sexta-feira (09/05) pelo Gartner, instituto internacional de inteligência de mercado. Denominada “Top Ten Things Retailers Should Know About Social Networks and What”, a pesquisa destaca dez pontos que devem ser considerados pelo setor varejista sobre redes sociais e quais as medidas mais adequadas a se tomar.
De acordo com a mostra, estas redes são compostas por grupos demográficos mais jovens e estão se expandindo para outros grupos da sociedade, como de profissionais e compradores, que exercem uma forte influência para a ampla base de varejistas.
“Até pouco tempo atrás, varejistas consideravam as redes sociais relevantes somente para a juventude , mas não para o mercado. Isso significa que muitos deles têm ignorado amplamente o canal", diz o vice-presidente de Pesquisas do Gartner, Hung LeHong.
LeHong aponta ainda que existem questões relevantes na criação da própria comunidade em rede social para a que empresa entre com o pé direito e obtenha o retorno esperado, criando assim, presença de mercado, ou simplesmente observando e seguindo as marcas que, debatendo assuntos de interesse, estão perseverando. "No entanto, as redes sociais precisam expandir para abraçar cada vez mais a seletos grupos demográficos, e os varejistas, precisam assegurar que uma posição melhor diante do assunto", ressalta o analista.
As redes sociais podem, inclusive, permitir aos consumidores debater assuntos relacionados em fóruns de discussão e de opinião. A plataforma social é uma grande comunidade que permite aos usuários fazer as mesmas coisas que em um site social, mas também cria uma plataforma que facilita e incentiva o desenvolvimento de aplicações. O que um varejista será capaz de fazer em uma rede social será determinado pelo alcance da plataforma.
Entre os principais pontos abordados na pesquisa estão: comunidades, grupos e redes podem ser criadas por qualquer pessoa e o controle disto é impossível; redes sociais são fonte de informação para o consumidor, mas pode não ser fácil acessá-las, redes sociais são um rico canal de discussões de produtos e usabilidade; as redes sociais não estão prontas para o comercio, mas estão emergindo em tempo real no mundo.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
De acordo com a mostra, estas redes são compostas por grupos demográficos mais jovens e estão se expandindo para outros grupos da sociedade, como de profissionais e compradores, que exercem uma forte influência para a ampla base de varejistas.
“Até pouco tempo atrás, varejistas consideravam as redes sociais relevantes somente para a juventude , mas não para o mercado. Isso significa que muitos deles têm ignorado amplamente o canal", diz o vice-presidente de Pesquisas do Gartner, Hung LeHong.
LeHong aponta ainda que existem questões relevantes na criação da própria comunidade em rede social para a que empresa entre com o pé direito e obtenha o retorno esperado, criando assim, presença de mercado, ou simplesmente observando e seguindo as marcas que, debatendo assuntos de interesse, estão perseverando. "No entanto, as redes sociais precisam expandir para abraçar cada vez mais a seletos grupos demográficos, e os varejistas, precisam assegurar que uma posição melhor diante do assunto", ressalta o analista.
As redes sociais podem, inclusive, permitir aos consumidores debater assuntos relacionados em fóruns de discussão e de opinião. A plataforma social é uma grande comunidade que permite aos usuários fazer as mesmas coisas que em um site social, mas também cria uma plataforma que facilita e incentiva o desenvolvimento de aplicações. O que um varejista será capaz de fazer em uma rede social será determinado pelo alcance da plataforma.
Entre os principais pontos abordados na pesquisa estão: comunidades, grupos e redes podem ser criadas por qualquer pessoa e o controle disto é impossível; redes sociais são fonte de informação para o consumidor, mas pode não ser fácil acessá-las, redes sociais são um rico canal de discussões de produtos e usabilidade; as redes sociais não estão prontas para o comercio, mas estão emergindo em tempo real no mundo.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
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