Comunicar-se adequadamente é uma oportunidade de melhorar o relacionamento com os colaboradores, bem como com os clientes, mas conhecer melhor a forma de comunicação utilizada por ambos pode ser o grande diferencial que a empresa procura, pois pode obter informações mais detalhadas que permitem uma integração melhor entre as áreas e que geram ações que serão compreendidas mais facilmente pelos consumidores.
Mas ainda assim sempre existem os ruídos que atrapalham a comunicação, criam interpretações diferentes e podem gerar dúvidas quanto ao conteúdo, e desta forma é necessário que as organizações melhorem seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento de uma comunicação de fácil acesso, tanto para colaboradores quanto para clientes.
Ao melhorar a compreensão do que é desejado por colaboradores ou clientes, é provável que a empresa consiga se relacionar de maneira mais fácil com ambos, ouvindo-os e atendendo-os conforme o desejado.
Mesmo assim há empresas que esquecem que a linguagem empresarial nem sempre é a mesma utilizada no dia-a-dia dos clientes, e então há uma dificuldade de demonstrar os atributos, qualidades e outros detalhes para um certo grupo de consumidores.
Então fica evidente que uma proximidade se faz necessária, a criatividade pode existir e simplificar a mensagem que a empresa deseja passar para seus clientes, e então poderá obter os dados sobre satisfação de uma forma ampliada, uma vez que o consumidor compreendeu a mensagem.
Outro ponto que pode dificultar a comunicação é a seleção do público-alvo, pois uma comunicação elaborada com uma linguagem diferenciada pode alcançar um público não esperado, e que pode fazer com que a empresa preste mais atenção nas suas ações com o mercado e seus clientes.
Por outro lado sempre há o que melhorar na comunicação, desde a linguagem, o veículo utilizado, o público selecionado, entre outros detalhes, e que podem agregar mais valor do que muitas empresas imaginam.
A comunicação não é algo que fará milagres ou mágicas de uma hora para outra, mas sem a comunicação nada é feito, independente de sua forma ou conteúdo.
Também é importante saber que a comunicação sempre é uma via com duas mãos, onde o ouvir é muito importante para as organizações, que pode melhorar o relacionamento e trazer grandes oportunidades para satisfazer os desejos dos clientes.
Fonte: Por Rafael Mauricio Menshhein, in rmmmarketing.wordpress.com
Mas ainda assim sempre existem os ruídos que atrapalham a comunicação, criam interpretações diferentes e podem gerar dúvidas quanto ao conteúdo, e desta forma é necessário que as organizações melhorem seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento de uma comunicação de fácil acesso, tanto para colaboradores quanto para clientes.
Ao melhorar a compreensão do que é desejado por colaboradores ou clientes, é provável que a empresa consiga se relacionar de maneira mais fácil com ambos, ouvindo-os e atendendo-os conforme o desejado.
Mesmo assim há empresas que esquecem que a linguagem empresarial nem sempre é a mesma utilizada no dia-a-dia dos clientes, e então há uma dificuldade de demonstrar os atributos, qualidades e outros detalhes para um certo grupo de consumidores.
Então fica evidente que uma proximidade se faz necessária, a criatividade pode existir e simplificar a mensagem que a empresa deseja passar para seus clientes, e então poderá obter os dados sobre satisfação de uma forma ampliada, uma vez que o consumidor compreendeu a mensagem.
Outro ponto que pode dificultar a comunicação é a seleção do público-alvo, pois uma comunicação elaborada com uma linguagem diferenciada pode alcançar um público não esperado, e que pode fazer com que a empresa preste mais atenção nas suas ações com o mercado e seus clientes.
Por outro lado sempre há o que melhorar na comunicação, desde a linguagem, o veículo utilizado, o público selecionado, entre outros detalhes, e que podem agregar mais valor do que muitas empresas imaginam.
A comunicação não é algo que fará milagres ou mágicas de uma hora para outra, mas sem a comunicação nada é feito, independente de sua forma ou conteúdo.
Também é importante saber que a comunicação sempre é uma via com duas mãos, onde o ouvir é muito importante para as organizações, que pode melhorar o relacionamento e trazer grandes oportunidades para satisfazer os desejos dos clientes.
Fonte: Por Rafael Mauricio Menshhein, in rmmmarketing.wordpress.com
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