Para a tarefa de despertar o desejo das consumidoras pela linha fashion que está nas lojas da Swarovsky, a empresa terá uma aliada poderosa: Carrie Bradshaw, a personagem principal de Sex in the City e suas amigas que usam duas bolsas e um anel da Swarovski no filme que estréia no Brasil dia 6/6 e nos EUA em 31 de maio, promete ser o 'it-movie' do verão no hemisfério norte e o mais comentado do nosso inverno.
Como parte de uma estratégia mundial, a divisão da Swarovksi que lida diretamente com o consumidor vai promover uma pré-estréia com direito a sorteio da bolsa kiosk (R$ 3.600,00). "Além disso, os clientes que comprarem peças antes do dia dos namorados ganharão ingressos para uma sessão exclusiva na qual haverá outro sorteio", conta a gerente de marketing da divisão de varejo da Swarovsky. Outra estratégia da divisão de varejo tem sido evidenciar as jóias e bijuteiras nas vitrines e deixar dentro da loja, discretamente colocados para os seus fãs, as peças de home décor, entre as quais os tais bichinhos de cristal são os protagonistas.
Criada em 1976, a divisão de varejo da Swarovski surgiu como uma forma de colocar diretamente no mercado as criações da empresa nas linhas de moda, joalheria, acessórios e decoração da marca. Hoje são mais de 1150 lojas da Swarovski em todas as capitais da moda. Ainda dentro da divisão de varejo, foi criada uma outra marca, a exclusiva coleção de acessórios de Daniel Swarovski, que se tornou a assinatura da linha Couture da empresa.
No Brasil, a empresa possui apenas oito lojas, sendo quatro em São Paulo, duas no Rio de Janeiro, uma em Belo Horizonte e uma em Brasília. Há seis meses a divisão de varejo no Brasil vem passando por uma transformação que reflete o estilo da executiva Anna Chaia que já está implementando uma estratégia de aproximação com o público por meio de ações de relacionamento. "O Swarovski Fashion & Music é um evento itinerante desenvolvido aqui no Brasil e que tem como objetivo criar uma atmosfera quase lúdica para as mulheres formadoras de opinião, imprensa e clientes experimentarem as peças da coleção e curtirem um pocket show musical", explica a gerente de marketing e comunicação Ana Camargo.
A primeira edição ocorreu em Belo Horizonte. "A intenção não é aumentar as vendas imediatamente e sim trabalhar ana construção e ampliação do valor da marca e tudo isso passa por fazer com que as pessoas se sintam mais à vontade nas lojas", explica Ana.
Um novo desafio
Quando Daniel Swarovski fundou sua empresa em 1895, era normal que o nome do dono, a marca dos produtos e o nome das lojas fossem todos o mesmo. Mas, ao mesmo tempo em que a Swarovski fracionou suas operações em diversos segmentos, surgiu a necessidade de criar novas assinaturas que posicionassem a marca para diferentes públicos.
Até hoje a operação mundial da empresa de fundada por Daniel Swarovski I há 113 anos no vilarejo de Wattens, no Tirol austríaco continua familiar. É administrada pela 4° e 5° geração de descendentes do fundador e conta com cerca de 20 mil funcionários, tem presença em mais de 120 países e receita em 2007 de 2,56 bilhões de euros e tem duas grandes divisões: uma que produz e comercializa componentes de cristal para a para a indústria e outra que cria produtos com design próprio e os comercializa no varejo em lojas que com o nome Swarovski, boa parte delas de propriedade da empresa.
Vale notar que, de acordo com o que a empresa divulga, em termos de faturamento mundial, as duas divisões contribuem igualmente, cada uma com 50%, para o resultado final. Obviamente que o volume de peças vendida pela divisão de varejo é bem menor, mas como seu valor agregado e o seu mark-up é bem mais alto, em termos financeiros as duas divisões se equivalem. Hoje, na companhia, existem dois ramos: o de componentes e o de varejo, cada um implementa seu próprio plano de marketing e investe em ações independentes, que visam o fortalecimento da marca em seus respectivos segmentos.
Os pioneiros no Brasil
"A marca Swarovski está solidamente estabelecida no Brasil, é muito bem compreendida e bastante valorizada e, o melhor de tudo, é que o seu prestígio está claramente relacionado à qualidade do cristal", explica o gerente geral da Swarovski Crystal Components no Brasil, Henning Dauch, que foi o líder do estabelecimento da divisão de componentes no Brasil que cresceu em média 15% ano nos primeiros seis anos de atuação por aqui.
Na verdade, na última década o crescimento da utilização dos cristais da marca tem sido uma febre mundial. "Foi justamente a partir dessa valorização dos componentes que a Swarovski resolveu criar a assinatura Crystallized Swarovski Elements", explica o executivo que permanece no cargo até 31 de julho. Sua sucessora será a atual gerente de marketing Carla Assumpção, que teve um papel sempre muito significativo na equipe de Dauch no processo de estabelecimento e desenvolvimento da empresa no Brasil. Caberá a ela a tarefa de consolidar a marca Crystallized, que funciona como uma assinatura dentro da marca-mãe Swarovski.
No Brasil há menos de um ano, a Crystallized ainda está em fase de disseminação junto ao seu público, composto por fabricantes de roupas, sapatos, bijuterias, peças de decoração, detalhes de arquitetura e uma infinidade de outras aplicações.
"A Crystallized é uma assinatura Swarovski que se destina ao ambiente B2B e sua personalidade e atributos tem a ver com esse ambiente", explica a diretora de marketing da Swarovski Crystal Components, Carla Assumpção. "Na criação desta assinatura, uma das intenções da empresa foi que ela funcionasse como um selo de homologação. Assim, quando um produto tiver um componente Swarovski ele poderá ostentar a etiqueta Crystallized", explica. Nestes dez meses no Brasil, 50 fabricantes já completaram o processo de homologação e podem usar as etiquetas.
Hoje com o desafio de divulgar a missão da Crystallized, Carla vem criando e implementando ações voltadas para os empresários dos setores de moda, calçados, bijuterias e decoração por meio de palestras sobre as tendências internacionais de moda, patrocínio de estilistas do primeiro time (boa parte deles que lançam suas coleções no São Paulo Fashion Week), além de trazer exposições internacionais e de realizar o evento Crystallized Day. "No segundo semestre, faremos a segunda edição do Crystallized Day, que neste deverá ser bem maior. Tudo isso nos ajuda a reforçar a divulgação da nova assinatura da empresa", promete Carla.
Fonte: Por Andréa Ciaffone, in www.meioemensagem.com.br
Como parte de uma estratégia mundial, a divisão da Swarovksi que lida diretamente com o consumidor vai promover uma pré-estréia com direito a sorteio da bolsa kiosk (R$ 3.600,00). "Além disso, os clientes que comprarem peças antes do dia dos namorados ganharão ingressos para uma sessão exclusiva na qual haverá outro sorteio", conta a gerente de marketing da divisão de varejo da Swarovsky. Outra estratégia da divisão de varejo tem sido evidenciar as jóias e bijuteiras nas vitrines e deixar dentro da loja, discretamente colocados para os seus fãs, as peças de home décor, entre as quais os tais bichinhos de cristal são os protagonistas.
Criada em 1976, a divisão de varejo da Swarovski surgiu como uma forma de colocar diretamente no mercado as criações da empresa nas linhas de moda, joalheria, acessórios e decoração da marca. Hoje são mais de 1150 lojas da Swarovski em todas as capitais da moda. Ainda dentro da divisão de varejo, foi criada uma outra marca, a exclusiva coleção de acessórios de Daniel Swarovski, que se tornou a assinatura da linha Couture da empresa.
No Brasil, a empresa possui apenas oito lojas, sendo quatro em São Paulo, duas no Rio de Janeiro, uma em Belo Horizonte e uma em Brasília. Há seis meses a divisão de varejo no Brasil vem passando por uma transformação que reflete o estilo da executiva Anna Chaia que já está implementando uma estratégia de aproximação com o público por meio de ações de relacionamento. "O Swarovski Fashion & Music é um evento itinerante desenvolvido aqui no Brasil e que tem como objetivo criar uma atmosfera quase lúdica para as mulheres formadoras de opinião, imprensa e clientes experimentarem as peças da coleção e curtirem um pocket show musical", explica a gerente de marketing e comunicação Ana Camargo.
A primeira edição ocorreu em Belo Horizonte. "A intenção não é aumentar as vendas imediatamente e sim trabalhar ana construção e ampliação do valor da marca e tudo isso passa por fazer com que as pessoas se sintam mais à vontade nas lojas", explica Ana.
Um novo desafio
Quando Daniel Swarovski fundou sua empresa em 1895, era normal que o nome do dono, a marca dos produtos e o nome das lojas fossem todos o mesmo. Mas, ao mesmo tempo em que a Swarovski fracionou suas operações em diversos segmentos, surgiu a necessidade de criar novas assinaturas que posicionassem a marca para diferentes públicos.
Até hoje a operação mundial da empresa de fundada por Daniel Swarovski I há 113 anos no vilarejo de Wattens, no Tirol austríaco continua familiar. É administrada pela 4° e 5° geração de descendentes do fundador e conta com cerca de 20 mil funcionários, tem presença em mais de 120 países e receita em 2007 de 2,56 bilhões de euros e tem duas grandes divisões: uma que produz e comercializa componentes de cristal para a para a indústria e outra que cria produtos com design próprio e os comercializa no varejo em lojas que com o nome Swarovski, boa parte delas de propriedade da empresa.
Vale notar que, de acordo com o que a empresa divulga, em termos de faturamento mundial, as duas divisões contribuem igualmente, cada uma com 50%, para o resultado final. Obviamente que o volume de peças vendida pela divisão de varejo é bem menor, mas como seu valor agregado e o seu mark-up é bem mais alto, em termos financeiros as duas divisões se equivalem. Hoje, na companhia, existem dois ramos: o de componentes e o de varejo, cada um implementa seu próprio plano de marketing e investe em ações independentes, que visam o fortalecimento da marca em seus respectivos segmentos.
Os pioneiros no Brasil
"A marca Swarovski está solidamente estabelecida no Brasil, é muito bem compreendida e bastante valorizada e, o melhor de tudo, é que o seu prestígio está claramente relacionado à qualidade do cristal", explica o gerente geral da Swarovski Crystal Components no Brasil, Henning Dauch, que foi o líder do estabelecimento da divisão de componentes no Brasil que cresceu em média 15% ano nos primeiros seis anos de atuação por aqui.
Na verdade, na última década o crescimento da utilização dos cristais da marca tem sido uma febre mundial. "Foi justamente a partir dessa valorização dos componentes que a Swarovski resolveu criar a assinatura Crystallized Swarovski Elements", explica o executivo que permanece no cargo até 31 de julho. Sua sucessora será a atual gerente de marketing Carla Assumpção, que teve um papel sempre muito significativo na equipe de Dauch no processo de estabelecimento e desenvolvimento da empresa no Brasil. Caberá a ela a tarefa de consolidar a marca Crystallized, que funciona como uma assinatura dentro da marca-mãe Swarovski.
No Brasil há menos de um ano, a Crystallized ainda está em fase de disseminação junto ao seu público, composto por fabricantes de roupas, sapatos, bijuterias, peças de decoração, detalhes de arquitetura e uma infinidade de outras aplicações.
"A Crystallized é uma assinatura Swarovski que se destina ao ambiente B2B e sua personalidade e atributos tem a ver com esse ambiente", explica a diretora de marketing da Swarovski Crystal Components, Carla Assumpção. "Na criação desta assinatura, uma das intenções da empresa foi que ela funcionasse como um selo de homologação. Assim, quando um produto tiver um componente Swarovski ele poderá ostentar a etiqueta Crystallized", explica. Nestes dez meses no Brasil, 50 fabricantes já completaram o processo de homologação e podem usar as etiquetas.
Hoje com o desafio de divulgar a missão da Crystallized, Carla vem criando e implementando ações voltadas para os empresários dos setores de moda, calçados, bijuterias e decoração por meio de palestras sobre as tendências internacionais de moda, patrocínio de estilistas do primeiro time (boa parte deles que lançam suas coleções no São Paulo Fashion Week), além de trazer exposições internacionais e de realizar o evento Crystallized Day. "No segundo semestre, faremos a segunda edição do Crystallized Day, que neste deverá ser bem maior. Tudo isso nos ajuda a reforçar a divulgação da nova assinatura da empresa", promete Carla.
Fonte: Por Andréa Ciaffone, in www.meioemensagem.com.br
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