O "jornalzinho" está com os dias contados! Mas fique tranqüilo: a má notícia se aplica somente aos boletins internos que não se renovaram nem têm pretensão de mudar. Previsões pessimistas diante do surgimento de mídias mais modernas não são novidade – com a chegada da TV, por exemplo, muita gente previu o fim do cinema. O que se tem visto, no entanto, é que as diversas mídias podem – e devem – conviver, desde que adaptadas às exigências dos novos tempos.
Longe de representar uma ameaça, o novo cenário deve ser visto como um desafio para que o jornal impresso se modernize. Sua valorização pode ser confirmada pela pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) sobre Comunicação Interna, realizada em 2007. Depois do “boom” da intranet registrado na pesquisa de 2005, o jornal impresso volta à liderança entre os veículos de comunicação interna.
Claro que a sobrevivência desse veículo depende de uma atualização constante em busca de uma fórmula que garanta sua eficácia. É hora de repensar formatos, temas e linguagem para acompanhar o dinamismo do mundo da comunicação. E aí um dos fatores essenciais é que a ferramenta seja uma das peças de um plano de comunicação alinhado com a estratégia da empresa.
Os números da pesquisa comprovam a importância desse plano: a maioria das avaliações positivas sobre a área de Comunicação Interna vem de empresas que possuem um programa integrado de comunicação.
Nesse contexto, um boletim moderno, ágil e que utilize linguagem e temas adequados ao seu público-alvo deve ter seu potencial somado ao de outros veículos. A utilização desse mix de canais permite estreitar o relacionamento com os diversos segmentos de público interno e obter cada vez melhores resultados em comunicação.
Confira alguns números das pesquisas de Comunicação Interna da Aberje:
- Na pesquisa realizada em 2007, o jornal impresso foi citado por 26,6% dos entrevistados como o principal veículo de comunicação interna, enquanto a intranet ficou com 18,9%.
- Em 2005, a pesquisa indicou que os dois veículos ocupavam ordem inversa: a intranet havia sido citada por 31,6% dos entrevistados contra 18,8%, que indicaram o jornal interno.
- Entre os entrevistados que disseram que a área de Comunicação Interna atende completamente às necessidades de informação, 77% trabalham em empresas em que a alta gestão vê a comunicação como área estratégica e, em 87% delas, há um plano integrado de comunicação.
Fonte: Por Gisele Lorenzetti - Diretora Executiva da LVBA Comunicação, in Blog da LVBA
Longe de representar uma ameaça, o novo cenário deve ser visto como um desafio para que o jornal impresso se modernize. Sua valorização pode ser confirmada pela pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) sobre Comunicação Interna, realizada em 2007. Depois do “boom” da intranet registrado na pesquisa de 2005, o jornal impresso volta à liderança entre os veículos de comunicação interna.
Claro que a sobrevivência desse veículo depende de uma atualização constante em busca de uma fórmula que garanta sua eficácia. É hora de repensar formatos, temas e linguagem para acompanhar o dinamismo do mundo da comunicação. E aí um dos fatores essenciais é que a ferramenta seja uma das peças de um plano de comunicação alinhado com a estratégia da empresa.
Os números da pesquisa comprovam a importância desse plano: a maioria das avaliações positivas sobre a área de Comunicação Interna vem de empresas que possuem um programa integrado de comunicação.
Nesse contexto, um boletim moderno, ágil e que utilize linguagem e temas adequados ao seu público-alvo deve ter seu potencial somado ao de outros veículos. A utilização desse mix de canais permite estreitar o relacionamento com os diversos segmentos de público interno e obter cada vez melhores resultados em comunicação.
Confira alguns números das pesquisas de Comunicação Interna da Aberje:
- Na pesquisa realizada em 2007, o jornal impresso foi citado por 26,6% dos entrevistados como o principal veículo de comunicação interna, enquanto a intranet ficou com 18,9%.
- Em 2005, a pesquisa indicou que os dois veículos ocupavam ordem inversa: a intranet havia sido citada por 31,6% dos entrevistados contra 18,8%, que indicaram o jornal interno.
- Entre os entrevistados que disseram que a área de Comunicação Interna atende completamente às necessidades de informação, 77% trabalham em empresas em que a alta gestão vê a comunicação como área estratégica e, em 87% delas, há um plano integrado de comunicação.
Fonte: Por Gisele Lorenzetti - Diretora Executiva da LVBA Comunicação, in Blog da LVBA
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