Pular para o conteúdo principal

Tornar a empresa global requer trabalho

Ganhar competitividade global é um jogo de paciência, persistência, velocidade, aceitação de riscos e muito trabalho. A transformação de uma empresa local, mesmo bem-sucedida, em empresa global, é um processo delicado. Principalmente porque quase sempre a competitividade global requer competências diferentes daquelas que fizeram o sucesso da empresa até então.

Não basta exportar, pois a competitividade em mercados globais vem de ganhos de escala em custos, desenvolvimento de produtos, investimentos ou difusão de marcas. O que requer algum tipo de presença continuada em mercados significativos. Também não basta responsabilizar um pequeno grupo de executivos para tocar o projeto de globalização. Esta abordagem, que aparentemente gera foco e limita riscos, tem grandes chances de produzir resultados insatisfatórios, pois uma operação global bem-sucedida requer novas competências em diversas áreas.

Tipicamente é preciso desenvolver sistemas de informação para integrar operações em diversos países, ou novos processos de logística e desenvolvimento de produtos. E pode levar anos até que a empresa esteja pronta para ter acesso a recursos financeiros no mercado financeiro global.

Estas mudanças representam um desafio significativo, mas o fato é que estas competências podem ser adquiridas (de parceiros, aquisições, consultorias e executivos). São importantes, mas apenas autorizam a jogar o jogo global. As competências mais importantes são aquelas que produzem diferenciações competitivas sustentáveis, que em geral estão relacionadas à alta eficiência em um ou mais processos operacionais, à capacidade de inovar ou transferir o valor da marca ou da reputação para outros países, ou à capacidade de montar um grupo gestor capaz de operar bem em qualquer ambiente. Além disto, as empresas mais bem-sucedidas conseguem equilíbrio entre visão global e local, atuando em cada mercado com uma combinação cuidadosa de executivos que conhecem bem as políticas e filosofias da matriz, e outros que conhecem a realidade local.

O problema é que a globalização tornou o mundo maior, e não menor, como diz o senso comum. Um "player" global terá que competir com empresas situadas em países distantes, mas que têm ou terão papel relevante nas cadeias de valor globais. China e Índia são os exemplos mais óbvios. E é preciso lembrar que a China é hoje um pólo de atração para países de população predominantemente chinesa, como Taiwan e Singapura.

Mas existem outros. Pelo menos duas outras regiões crescem e se tornam potenciais concorrentes dos chineses em fabricação de baixo custo: Vietnã e alguns países da Ásia Central, como o Kasaquistão. A competitividade na Europa pode ser afetada pelo baixo custo da mão-de-obra (relativamente bem-educada) do Leste Europeu, Balcãs, Bulgária e Romênia. E para competir nos EUA, é preciso olhar para países que têm livre acesso ao mercado norte-americano.

Não devem ser esquecidos os mercados do Norte da África, Oriente Médio e Irã, que podem ser determinantes do sucesso em indústrias como alimentos, bens de capital e produtos de luxo. A globalização aumenta a variedade de gostos e necessidades de consumidores que precisa ser atendida, ao mesmo tempo em que coloca concorrentes muito diferentes muito perto uns dos outros, aumentando a complexidade na formulação de estratégias vencedoras.


Fonte: Por Clovis Corrêa da Costa, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç