A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, o Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) deverão assinar na próxima segunda-feira (26/05) o compromisso de parceria para a implementação do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que visa reduzir o consumo da embalagem no Brasil em no mínimo 30%.
A iniciativa é resultado de parceria dos representantes da indústria do plástico com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e com a Associação Paulista de Supermercados (Apas). Com a iniciativa, as sacolinhas serão mais resistentes e trarão estampadas o peso que suportam. De acordo com simulações realizadas, é possível alcançar a meta estipulada.
O projeto piloto, que será instalado no dia 28 em 18 lojas da Grande São Paulo - 14 das redes Pão de Açúcar e Carrefour e quatro de outras bandeiras - e depois espalhado para o restante do País, prevê ainda ações de educação para conscientizar os consumidores a usar apenas o número de embalagens efetivamente necessário para transportar as compras.
O presidente da Plastivida, que firmará o acordo em nome da indústria, lembra que qualquer campanha de mudança de comportamento deve levar em conta os hábitos dos consumidores. "O melhor caminho é oferecer às pessoas alternativas sem deixar de atender às necessidades práticas do seu dia-a-dia", afirmou Francisco de Assis Esmeraldo.
Uma pesquisa de mercado realizada pelo Ibope no fim do ano passado com 600 pessoas mostrou que 71% manifestaram-se favoráveis ao uso de sacolinhas plásticas como a forma ideal para o transporte de compras. O estudo revelou ainda que 100% usam as embalagens para o descarte do lixo doméstico, dispensando a compra de sacos para esse fim.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
A iniciativa é resultado de parceria dos representantes da indústria do plástico com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e com a Associação Paulista de Supermercados (Apas). Com a iniciativa, as sacolinhas serão mais resistentes e trarão estampadas o peso que suportam. De acordo com simulações realizadas, é possível alcançar a meta estipulada.
O projeto piloto, que será instalado no dia 28 em 18 lojas da Grande São Paulo - 14 das redes Pão de Açúcar e Carrefour e quatro de outras bandeiras - e depois espalhado para o restante do País, prevê ainda ações de educação para conscientizar os consumidores a usar apenas o número de embalagens efetivamente necessário para transportar as compras.
O presidente da Plastivida, que firmará o acordo em nome da indústria, lembra que qualquer campanha de mudança de comportamento deve levar em conta os hábitos dos consumidores. "O melhor caminho é oferecer às pessoas alternativas sem deixar de atender às necessidades práticas do seu dia-a-dia", afirmou Francisco de Assis Esmeraldo.
Uma pesquisa de mercado realizada pelo Ibope no fim do ano passado com 600 pessoas mostrou que 71% manifestaram-se favoráveis ao uso de sacolinhas plásticas como a forma ideal para o transporte de compras. O estudo revelou ainda que 100% usam as embalagens para o descarte do lixo doméstico, dispensando a compra de sacos para esse fim.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
Comentários