Anúncio do Burger King associa Rio com "roubo"




A rede de lanchonetes Burger King usou uma comparação no mínimo polêmica em uma campanha para divulgar uma promoção de seu cardápio na cidade de Londres. Em diversos cartazes espalhados pela capital inglesa, a lanchonete anunciava o preços de um combo (composto por sanduíche, batata-frita e refrigerante) fazendo uma analogia entre um roubo e a cidade do Rio de Janeiro.

As peças trazem as frases "One way ticket to Rio not necessary. You'll feel like you robbed us" (algo como "Uma passsagem ao Rio não é necessária. Você já vai se sentir como se estivesse nos roubando"). Como se a rede quisesse sugerir que o preço do sanduíche é tão barato que, ao comprá-lo, os clientes se sentiriam roubando o Burger King - e, por causa disso, nem precisariam ir ao Rio de Janeiro para se sentirem próximos do crime.

Depois de ser vista por brasileiros em alguns pontos de Londres, a polêmica campanha acabou ganhando repercussão na internet e seu mote chegou a ser discutido aqui no Brasil. O vice-presidente da comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Glauco Lopes, considerou a peça de muito mau gosto e inapropriada para uma cidade que está em plena campanha para sediar as Olimpíadas de 2016 e que já se prepara para receber turistas de todo o mundo para a Copa de 2014.

Em contrapartida, alguns sites da imprensa inglesa especializados em marketing isentaram a campanha de qualquer tom preconceituoso, afirmando que a associação com o Rio de Janeiro remete apenas a um caso antigo do inglês Ronald Biggs (que, em 1963, participou do roubo do trem pagador e, posteriormente, fugiu para o Rio de Janeiro, onde viveu refugiado por aproximadamente 30 anos).


Fonte: Por www.meioemensagem.com.br, com informações de O Globo.
0