Mais do que se contentar em apenas produzir um veículo, a Comunicação Interna de uma empresa deve ter o papel de ajudar a construir a realidade da organização, fazendo com que as pessoas vejam sentido em sua atuação dentro do negócio. Quem faz o alerta é a especialista em Cultura e Comunicação Organizacional, Marlene Marchiori, pós-doutora que fez a palestra sobre Comunicação Interna, patrocinada pelo LVBA, no 11º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa. Conheça a seguir um pouco de suas idéias.
Qual o principal desafio da Comunicação Interna na atualidade?
Hoje ela está muito centrada na produção de mídia. Precisamos olhar para a Comunicação de uma maneira mais abrangente. Olhamos muito o quê e como informar, mas é preciso sair dessa esfera e olhar como os processos são construídos e reconstruídos na organização.
E como fazer isso?
É preciso construir significado, gerar novos contextos e sugerir um novo comportamento, contribuindo para criar o futuro da organização. Para isso, o primeiro caminho é educar em comunicação e o segundo, trabalhar não apenas a alta administração, mas as várias lideranças.
Como a comunicação interna deve estar alinhada à estratégia das organizações?
Ao voltar sua atenção para a construção de processos com significado para os funcionários e líderes, a Comunicação ajuda no bom resultado da organização. Uma gestão bem feita de Comunicação Interna resulta, entre outras coisas, em maior comprometimento e equilíbrio entre as necessidades de informação da empresa e expectativas dos funcionários e também em maior sentido para as decisões uma vez que as pessoas aprendem a falar, a se comunicar e a se relacionar. As pessoas criam espaços onde são ouvidas, interpretadas e entendidas, trabalhando o diálogo e as contradições.
Como a Comunicação pode melhorar o clima da organização e motivar seus funcionários?
A motivação é um aspecto intrínseco, portanto se as pessoas sentem-se mais participativas e envolvidas, sentem-se mais desafiadas como seres humanos e, provavelmente, vão explorar mais suas potencialidades. Isso pode vir a influenciar sua motivação, que depende muito da relação entre líderes e liderados.
O líder deve permitir que os liderados se superem como pessoas, tanto na questão profissional como pessoal. Dentro disso, a Comunicação é a base, permitindo a valorização interna das relações.
Fonte: www.lvba.com.br
Qual o principal desafio da Comunicação Interna na atualidade?
Hoje ela está muito centrada na produção de mídia. Precisamos olhar para a Comunicação de uma maneira mais abrangente. Olhamos muito o quê e como informar, mas é preciso sair dessa esfera e olhar como os processos são construídos e reconstruídos na organização.
E como fazer isso?
É preciso construir significado, gerar novos contextos e sugerir um novo comportamento, contribuindo para criar o futuro da organização. Para isso, o primeiro caminho é educar em comunicação e o segundo, trabalhar não apenas a alta administração, mas as várias lideranças.
Como a comunicação interna deve estar alinhada à estratégia das organizações?
Ao voltar sua atenção para a construção de processos com significado para os funcionários e líderes, a Comunicação ajuda no bom resultado da organização. Uma gestão bem feita de Comunicação Interna resulta, entre outras coisas, em maior comprometimento e equilíbrio entre as necessidades de informação da empresa e expectativas dos funcionários e também em maior sentido para as decisões uma vez que as pessoas aprendem a falar, a se comunicar e a se relacionar. As pessoas criam espaços onde são ouvidas, interpretadas e entendidas, trabalhando o diálogo e as contradições.
Como a Comunicação pode melhorar o clima da organização e motivar seus funcionários?
A motivação é um aspecto intrínseco, portanto se as pessoas sentem-se mais participativas e envolvidas, sentem-se mais desafiadas como seres humanos e, provavelmente, vão explorar mais suas potencialidades. Isso pode vir a influenciar sua motivação, que depende muito da relação entre líderes e liderados.
O líder deve permitir que os liderados se superem como pessoas, tanto na questão profissional como pessoal. Dentro disso, a Comunicação é a base, permitindo a valorização interna das relações.
Fonte: www.lvba.com.br
Comentários