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Boticário investe R$ 31 milhões para reposicionar a marca

O Boticário promove um reposicionamento de marca e lança a segunda fase da campanha institucional, que tem como objetivo convocar as mulheres a acreditar na beleza. "Queremos mostrar que a beleza é algo contagiante. Quando a mulher se sente bela, ela contagia quem está ao seu lado", afirma a diretora de marketing e vendas do Boticário, Andrea Mota.

Seguindo esse conceito, está no ar o segundo filme da campanha, com a assinatura da Almap/BBDO. Toda a ação conta com uma verba de R$ 31 milhões. Além do filme, há anúncios impressos e material de ponto-de-venda. No total, a companhia reservou para 2008 uma verba de marketing de R$ 104 milhões, valor superior ao do ano passado. "Trabalhamos com uma porcentagem do faturamento da empresa, que vem crescendo a cada ano", comenta a executiva. Depois de uma expansão de 22% no ano passado, a empresa projeta para este ano um aumento de 16%.

"Após quatro anos trabalhando com o conceito da transformação (a assinatura anterior da marca era "Você pode ser o que quiser"), percebemos que era o momento de evoluir e renovar esse conceito com as mulheres", conta Andrea. Com a nova campanha a empresa muda a assinatura para "O Boticário. Acredite na Beleza".

"A idéia é fazer com que a mulher se sinta bela e com isso torne tudo o que está ao seu redor belo também", diz. Na primeira fase da campanha, a empresa optou por mostrar o quanto a beleza é importante, mostrando um mundo sem beleza. Já a fase atual mostra um desdobramento desse conceito. "Apesar de ser uma continuidade do primeiro filme, que mostra todas as mulheres iguais, a ligação entre os roteiros é muito sutil, ficando no uso do batom vermelho", conta Andrea. A executiva informa que o batom é responsável por 50% do faturamento da linha de maquiagem da empresa.

O conceito do novo posicionamento da marca está sustentado em uma pesquisa realizada pela companhia. "Foram ouvidas mais de duas mil consumidoras e foi identificado que, quando as pessoas se sentem mais bonitas, para elas tudo fica mais vibrante, alegre e colorido. Elas ficam mais felizes, dispostas e com atitude para vivenciar as coisas boas do dia-a-dia".

Também já está no ar a campanha de Dia dos Pais, com foco no perfume masculino Malbec Grand Reserva, que tem edição limitada. Atualmente, O Boticário possui 2,5 mil lojas em todo o Brasil. A marca está presente em 20 países, com 70 lojas e mil pontos-de-venda. São mais de 600 itens no portfólio da empresa.


Fonte: Por Sheila Horvath, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 3

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