Pular para o conteúdo principal

É preciso coragem para testar seu sonho

É preciso coragem para testar seu sonho. Sem coragem, seu sonho nunca terá contato com a realidade. Será, sempre, uma fantasia, sem fracasso nem sucesso. A segunda característica essencial do líder é saber ouvir. Fator que dá identidade a outra pessoa. A condição fundamental para a conquista do comprometimento. A terceira característica do líder é a humildade. O líder precisará ser humilde. Abdicará de ser seguido para que todos sigam o seu sonho, então, objetivo de todos.

Cabe, agora, comentar humildade, um conceito por vezes deturpado, tanto por leigos quanto por autores. A conceituação comum de humildade remete o leitor à imagem de um franciscano, que fala baixo e se esconde, para que seus atos não sejam vistos e valorizados. A nosso ver, esse é o estereótipo de uma atuação humilde. Humildade é, para nós, uma conquista. Nosso conhecimento é como uma bexiga em contato com a ignorância.

Quando sabemos pouco, não sabemos que sabemos pouco. À medida que aprendemos, aumentamos o tamanho da bexiga e o tamanho do contato com o desconhecimento. Quando sabemos muito, a consciência de nosso desconhecimento é tão grande que nos tornamos humildes. Humildade é característica do homem de conhecimento. Quem sabe pouco é arrogante. Além de ter coragem, saber ouvir e ser humilde, o verdadeiro líder precisará ser íntegro.

O que é integridade? O ser humano é um animal racional. Sendo animal, sente. Sendo racional, pensa. Tem, portanto, dois discursos. Fala o que pensa e age o que sente. Integridade é sentir-pensar- agir-falar da mesma forma. A falta de integridade pode ser vista pelos prismas moral e emocional. A falta de integridade moral ocorre quando o indivíduo sente-pensa-age de uma forma, e fala de forma diferente. Isto é, quando ele mente.

A segunda forma de falta de integridade é quando o indivíduo se desconhece e não sabe o que sente. Vai falar uma coisa e fazer outra. Falará o que pensa, e será verdade. Paralelamente agirá o que sente, e também será verdade. Dará uma dupla mensagem e ambas, o discurso do que pensa. Que é diferente do discurso do que sente serão verdadeiros. Dará uma dupla mensagem, que impossibilitará, a longo prazo, comprometer os outros com seu sonho.

Ter coragem, saber ouvir, ser humilde e ter integridade são características essenciais do verdadeiro líder. Quais são seus instrumentos? Com que armas conta na tarefa de comprometer os outros com seu sonho? Os instrumentos do líder serão o objeto de nossos futuros artigos.


Fonte: Por Paulo Gaudencio, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Funcionários da Domino´s Pizza postam vídeo no You Tube e são processados

Dois funcionários irresponsáveis imaginam um vídeo “muito engraçado” usando alimentos e toda sorte de escatologia. O cenário é uma cozinha da pizzaria Domino´s. Pronto, está feito o vídeo que mais chamou a atenção da mídia americana na semana passada. Nele, os dois funcionários se divertem enquanto um espirra na comida, entre outras amostras de higiene pessoal. Tudo isso foi postado no you tube no que eles consideraram “uma grande brincadeira”. O vídeo em questão, agora removido do site, foi visto por mais de 930 mil pessoas em apenas dois dias. (o vídeo já foi removido, mas pode ser conferido em trechos nesta reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=eYmFQjszaec ) Mas para os consumidores da rede, é uma grande(síssima) falta de respeito. Restou ao presidente a tarefa de “limpar” a bagunça (e a barra da empresa). Há poucos dias, Patrick Doyle, CEO nos EUA, veio a público e respondeu na mesma moeda. No vídeo de dois minutos no You Tube, Doyle ( http://www.youtube.com/watch?v=7l6AJ49xNS