É preciso coragem para testar seu sonho

É preciso coragem para testar seu sonho. Sem coragem, seu sonho nunca terá contato com a realidade. Será, sempre, uma fantasia, sem fracasso nem sucesso. A segunda característica essencial do líder é saber ouvir. Fator que dá identidade a outra pessoa. A condição fundamental para a conquista do comprometimento. A terceira característica do líder é a humildade. O líder precisará ser humilde. Abdicará de ser seguido para que todos sigam o seu sonho, então, objetivo de todos.

Cabe, agora, comentar humildade, um conceito por vezes deturpado, tanto por leigos quanto por autores. A conceituação comum de humildade remete o leitor à imagem de um franciscano, que fala baixo e se esconde, para que seus atos não sejam vistos e valorizados. A nosso ver, esse é o estereótipo de uma atuação humilde. Humildade é, para nós, uma conquista. Nosso conhecimento é como uma bexiga em contato com a ignorância.

Quando sabemos pouco, não sabemos que sabemos pouco. À medida que aprendemos, aumentamos o tamanho da bexiga e o tamanho do contato com o desconhecimento. Quando sabemos muito, a consciência de nosso desconhecimento é tão grande que nos tornamos humildes. Humildade é característica do homem de conhecimento. Quem sabe pouco é arrogante. Além de ter coragem, saber ouvir e ser humilde, o verdadeiro líder precisará ser íntegro.

O que é integridade? O ser humano é um animal racional. Sendo animal, sente. Sendo racional, pensa. Tem, portanto, dois discursos. Fala o que pensa e age o que sente. Integridade é sentir-pensar- agir-falar da mesma forma. A falta de integridade pode ser vista pelos prismas moral e emocional. A falta de integridade moral ocorre quando o indivíduo sente-pensa-age de uma forma, e fala de forma diferente. Isto é, quando ele mente.

A segunda forma de falta de integridade é quando o indivíduo se desconhece e não sabe o que sente. Vai falar uma coisa e fazer outra. Falará o que pensa, e será verdade. Paralelamente agirá o que sente, e também será verdade. Dará uma dupla mensagem e ambas, o discurso do que pensa. Que é diferente do discurso do que sente serão verdadeiros. Dará uma dupla mensagem, que impossibilitará, a longo prazo, comprometer os outros com seu sonho.

Ter coragem, saber ouvir, ser humilde e ter integridade são características essenciais do verdadeiro líder. Quais são seus instrumentos? Com que armas conta na tarefa de comprometer os outros com seu sonho? Os instrumentos do líder serão o objeto de nossos futuros artigos.


Fonte: Por Paulo Gaudencio, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9
0