A tecnologia é cada vez mais uma aliada dos profissionais de Marketing em ações e promoções inovadoras. Em qualquer segmento de produtos, a Internet tem papel importante nas estratégias de Marketing tanto para lançamentos como para ativações de marcas já conhecidas do público.
Em uma ação digital a marca Imedia Excellence, da L'Óreal Paris, apostou em um projeto integrado de TV, ponto-de-venda e, pela primeira vez, na Internet. Para lançar uma nova coleção de cores voltada para o público feminino. O site desenvolvido pela agência Publicidade Interativa apresenta novas formas de entretenimento com o usuário, além de explicar de forma didática e simples o passo-a-passo para usar o produto.
O processo de desenvolvimento do site começou em novembro do ano passado e hoje o retorno é acima do esperado, de acordo com Marcela Rezende, gerente de produto de Imedia Excellence. Uma das ferramentas que impulsionam as visitas ao site é a campanha estrelada por Grazi Massafera.
Cuidados com conteúdo e sucesso no lançamento
A idéia para desenvolver o site da Imedia Excellence foi baseada em um Maison (casa em francês) capaz de oferecer todos os tipos de informação sobre coloração e sobre Imedia Excellence. Pesquisas mostraram que as consumidoras buscam descobrir a cor ideal para seus cabelos e que a maioria delas tem medo que a pintura dê errado devido ao tipo de cabelo.
Com base nestas informações e em pesquisas sobre a concorrência, o site foi desenvolvido de forma simples e didática, visando educar a consumidora com vídeos informativos. “Além disso, o site oferece a bula do produto disponível para download, dicas de um especialista e as dúvidas mais freqüentes do público”, diz Bruno Dreux, sócio-diretor da Publicidade Interativa.
Apesar do conteúdo do site ser interativo e explicativo, o que chama a atenção das consumidoras é a campanha “O que está acontecendo com a Grazi?”. Com um depoimento em vídeo de uma “amiga” da atriz, a consumidora pode se cadastrar e receber uma ligação gravada por Grazi e acompanhar em tempo real através de um vídeo no site.
Segundo Dreux, em apenas um dia na semana de lançamento do site o número de ligações disparadas passaram de 21 mil. “A expectativa inicial era de que as ligações feitas pelo site se esgotassem em um mês, mas percebemos que poderia acontecer em uma semana”, conta o sócio-diretor da Publicidade Interativa.
Tecnologia presente em toda a comunicação
Além da Internet, o lançamento poderá ser encontrado nos pontos-de-venda da L'Óreal em todo o Brasil, com inserções em TV programadas para o fim deste mês. Em nenhum dos pontos de contato com o consumidor a marca deixou de ressaltar o uso da tecnologia. Esta ferramenta é vista como a principal diferenciação na estratégia de Marketing.
Talvez o maior desafio encontrado por uma empresa que pretende lançar um produto usando a tecnologia como base, seja a aplicação dela de forma adequada à comunicação. Mas não no caso da Imedia Excellence. “Desde novembro de 2007 estou trabalhando neste projeto. Um grande desafio foi manter isto em segredo até o dia do lançamento”, conta Marcela Rezende, gerente de produto de Imedia Excellence.
A ação não tem previsão para terminar já que, por enquanto, está com grande aceitação do público. De acordo com Marcela, esta é a primeira vez que a marca Imedia Excellence usa a Internet em um lançamento e parece estar aprovada pela gerente. “Está gerando muita visibilidade para a marca e pode servir de inspiração para o mercado. A Internet está crescendo”, aponta.
Estratégia gera impacto natural para consumidoras
É possível compreender a boa aceitação desta estratégia digital principalmente pela forma com que a Internet chega até o consumidor. Diferente da TV, a web é um canal onde o usuário escolhe o que quer ver. Na TV, o telespectador é impactado por algo inesperado e que, normalmente, não procura.
Porém, uma ação viral veiculada apenas na Internet pode atrapalhar até a melhor das campanhas devido ao alcance da web na população brasileira. A maioria das pessoas não tem acesso à web, diferente da TV.
Vale ressaltar que esta campanha de Imedia Excellence começa na Internet e se espalha para as outras mídias. “Tudo foi pensado no target da marca, que é composto por consumidoras tradicionais. Por isso a navegação é simples, tem letras grandes e a interatividade é fácil”, completa Marcela Rezende.
Fonte: Por Thiago Terra, in www.mundodomarketing.com.br
Em uma ação digital a marca Imedia Excellence, da L'Óreal Paris, apostou em um projeto integrado de TV, ponto-de-venda e, pela primeira vez, na Internet. Para lançar uma nova coleção de cores voltada para o público feminino. O site desenvolvido pela agência Publicidade Interativa apresenta novas formas de entretenimento com o usuário, além de explicar de forma didática e simples o passo-a-passo para usar o produto.
O processo de desenvolvimento do site começou em novembro do ano passado e hoje o retorno é acima do esperado, de acordo com Marcela Rezende, gerente de produto de Imedia Excellence. Uma das ferramentas que impulsionam as visitas ao site é a campanha estrelada por Grazi Massafera.
Cuidados com conteúdo e sucesso no lançamento
A idéia para desenvolver o site da Imedia Excellence foi baseada em um Maison (casa em francês) capaz de oferecer todos os tipos de informação sobre coloração e sobre Imedia Excellence. Pesquisas mostraram que as consumidoras buscam descobrir a cor ideal para seus cabelos e que a maioria delas tem medo que a pintura dê errado devido ao tipo de cabelo.
Com base nestas informações e em pesquisas sobre a concorrência, o site foi desenvolvido de forma simples e didática, visando educar a consumidora com vídeos informativos. “Além disso, o site oferece a bula do produto disponível para download, dicas de um especialista e as dúvidas mais freqüentes do público”, diz Bruno Dreux, sócio-diretor da Publicidade Interativa.
Apesar do conteúdo do site ser interativo e explicativo, o que chama a atenção das consumidoras é a campanha “O que está acontecendo com a Grazi?”. Com um depoimento em vídeo de uma “amiga” da atriz, a consumidora pode se cadastrar e receber uma ligação gravada por Grazi e acompanhar em tempo real através de um vídeo no site.
Segundo Dreux, em apenas um dia na semana de lançamento do site o número de ligações disparadas passaram de 21 mil. “A expectativa inicial era de que as ligações feitas pelo site se esgotassem em um mês, mas percebemos que poderia acontecer em uma semana”, conta o sócio-diretor da Publicidade Interativa.
Tecnologia presente em toda a comunicação
Além da Internet, o lançamento poderá ser encontrado nos pontos-de-venda da L'Óreal em todo o Brasil, com inserções em TV programadas para o fim deste mês. Em nenhum dos pontos de contato com o consumidor a marca deixou de ressaltar o uso da tecnologia. Esta ferramenta é vista como a principal diferenciação na estratégia de Marketing.
Talvez o maior desafio encontrado por uma empresa que pretende lançar um produto usando a tecnologia como base, seja a aplicação dela de forma adequada à comunicação. Mas não no caso da Imedia Excellence. “Desde novembro de 2007 estou trabalhando neste projeto. Um grande desafio foi manter isto em segredo até o dia do lançamento”, conta Marcela Rezende, gerente de produto de Imedia Excellence.
A ação não tem previsão para terminar já que, por enquanto, está com grande aceitação do público. De acordo com Marcela, esta é a primeira vez que a marca Imedia Excellence usa a Internet em um lançamento e parece estar aprovada pela gerente. “Está gerando muita visibilidade para a marca e pode servir de inspiração para o mercado. A Internet está crescendo”, aponta.
Estratégia gera impacto natural para consumidoras
É possível compreender a boa aceitação desta estratégia digital principalmente pela forma com que a Internet chega até o consumidor. Diferente da TV, a web é um canal onde o usuário escolhe o que quer ver. Na TV, o telespectador é impactado por algo inesperado e que, normalmente, não procura.
Porém, uma ação viral veiculada apenas na Internet pode atrapalhar até a melhor das campanhas devido ao alcance da web na população brasileira. A maioria das pessoas não tem acesso à web, diferente da TV.
Vale ressaltar que esta campanha de Imedia Excellence começa na Internet e se espalha para as outras mídias. “Tudo foi pensado no target da marca, que é composto por consumidoras tradicionais. Por isso a navegação é simples, tem letras grandes e a interatividade é fácil”, completa Marcela Rezende.
Fonte: Por Thiago Terra, in www.mundodomarketing.com.br
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