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Prêmios e concursos internos ajudam a fomentar idéias inovadoras?

Sua empresa precisa de uma idéia inovadora? Crie um concurso, ofereça um bom prêmio e prepare-se para receber uma enxurrada de boas sugestões. A coisa funciona assim há séculos. No século 18, o fabricante de relógios John Harrison interessou-se por uma competição criada pelo Parlamento inglês, construiu o primeiro relógio para orientação marítima e levou as 20 mil libras de recompensa. O fuzil russo AK-47 e a margarina também foram criadas em concursos. Charles Lindbergh atravessou o Atlântico, num vôo sem escalas, e ganhou US$ 25 mil. Inspiradas por essas experiências, grandes empresas deixaram de apostar apenas nos seus centros de pesquisa e passaram a oferecer prêmios de inovação abertos a qualquer interessado.

A Cisco criou o I-Prize, que dará à equipe que sugerir o produto mais inovador um prêmio inicial de US$ 250 mil e mais US$ 10 milhões nos próximos anos para que possa desenvolvê-lo dentro da companhia. Entre os semifinalistas, 20% estão representados por equipes multiculturais, formadas por pesquisadores de várias partes do mundo. "Em muitos lugares há gente com grandes idéias, mas que não tem acesso a capital para transformá-las em negócio", diz David Hsieh, diretor de marketing da Cisco, em entrevista à revista americana Fast Company. A americana Clear oferecerá US$ 500 mil por uma tecnologia capaz de acelerar os procedimentos de segurança nos aeroportos. Já o site de leilões eBay criou um concurso para a escolha de um programa de computador que dê aos afiliados ao site acesso a seu banco de dados. O vencedor receberá US$ 10 mil, uma quantia suficiente, segundo a empresa, para interessar engenheiros de várias partes do mundo.

Um estudo conduzido pelo professor Karim Lakhani, da Universidade Harvard, revela o poder dessas iniciativas. Lakhani analisou as informações da empresa InnoCentive, que divulga na internet problemas enfrentados pelos departamentos de pesquisa das corporações. Qualquer interessado pode tentar resolvê-los, e os que conseguem são premiados. Entre 2001 e 2004, 30% dos problemas tiveram a solução encontrada por meio do site. O levantamento de Lakhani mostra que boa parte dessas dificuldades são resolvidas por profissionais de outras áreas. "Quanto mais diversa a formação dos profissionais que lidam com um problema, maior a chance de que ele possa ser resolvido", afirma o professor em artigo na revista Harvard Business Review. "As inovações mais radicais freqüentemente ocorrem na intersecção das disciplinas", diz. De acordo com Lakhani, as pessoas tendem, geralmente com sucesso, a relacionar soluções que encontraram no próprio trabalho com problemas que são distantes de sua área de interesse.

AK-47 – Fuzil automático criado em 1947 pelo então sargento russo Mikhail Kalashnikov e que venceu concurso concebido por Stalin. Eficiente e fácil de usar, é a arma leve mais vendida do mundo, sendo hoje muito popular entre criminosos


Fonte: epocanegocios.globo.com

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