Pular para o conteúdo principal

Assim não há mídia training que resolva

"QI dos alunos de medicina é baixo", disse o coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia, professor Antonio Natalino Manta Dantas. E, para fundamentar sua tese, foi mais adiante: "O baiano só toca berimbau porque tem uma corda só. Se tivesse mais cordas, não conseguiria". A entrevista foi publicada na Folha de São Paulo às vésperas do Dia do Trabalho e, logo, ganhou a Internet e virou notícia por toda a parte.

Se tivesse feito um mídia training, o professor Dantas não teria cometido tal deslize. Certamente, falou num momento de desabafo. Diante da raquítica nota, apenas 2, da Faculdade de Medicina da Bahia, das mais tradicionais do pais, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Falou como se estivesse conversando com um dos seus pares. Sim, é muito comum os professores hoje criticarem acidamente os alunos nos dias atuais. Como é muito comum chamá-los de despreparados, sem interesse, incompetentes, mesmo.

O problema, porém, não é só do estudante. É do ensino. A pergunta crítica é a seguinte: por que os alunos são geralmente tão pouco preparados? O drama começa no ensino primário, se agrava no 2º. Grau e, quando o aluno chega à universidade, a realidade se impõe. O professor Dantas foi imediatamente crucificado. É assim que acontece. Se tivesse aprendido a dar entrevistas, teria se poupado dessa mancha na sua carreira que irá acompanhá-lo como uma sombra daqui para frente.

Se - mas a história não se faz com se - pudesse aquilatar a repercussão da sua entrevista em tom de desabafo teria defendido a sua tese com elegância. Claro, não teria repercussão alguma ou muito pouco. Pois é do conhecimento público o que acontece hoje no Brasil. O estudante aprende desde os primeiros dias na escola que precisa ser prático, que a teoria não tem utilidade, não é incentivado a se apaixonar pelo saber. Mas a ser pragmático. Que não precisa pensar na história, nem nas idéias. Mas no resultado das idéias. Esse problema é real. Entre o saber e a prática, a prática vem sempre em primeiro lugar. Tudo tem que ter um objetivo, um plano, um "resultado" imediato. O resultado é que não se aprende a fazer, nem se aprende a estudar. Fica-se prisioneiro da caverna de Platão que a metáfora da ignorância, do "conhecimento" de aparência, distante da luz e da contemplação - o pensar, quero dizer - do sol.

E quem são os culpados? Se o QI (quoeficiente de inteligência) dos alunos é ruim os professores também são responsáveis. Onde está o rigor acadêmico? Onde está o rigor no processo de seleção? Onde está a qualidade dos currículos?

O professor Dantas defende-se afirmando que a faculdade não é responsável pelo péssimo desempenho dos alunos. É responsável ,sim. Professores e alunos formam um corpo só. Não é o fato de uma faculdade dispor de grande número de professores mestre e doutores que determina a qualidade do ensino. Nem notas baixas determinam a inferioridade de ninguém ou de uma faculdade como a de Medicina da Bahia. O problema é a visão crítica da realidade e a determinação para superar os passos dos tempos em que vivemos. Tempos em que o conhecimento é glorificado, mas na prática é anulado por um modelo de ensino massificado e mercantilista. Orientado para o lucro, sobretudo.

Vivemos na atualidade aquilo que Marcuse denominou de "sociedade unidimensional", uma sociedade de pensamento linear, não dialético, onde tudo é imediatamente transformado em mercadoria e, com isso, há o eclipse do pensamento critico. Todos esses aspectos afloram no desempenho dos estudantes de Medicina da Universidade Federal da Bahia e nas declarações do Professor Dantas. Não se trata de crucificá-lo. Agir assim seria cometer o lamentável erro - que sempre se repete - de confundir aparência com essência. O que o professor disse é uma opinião, uma aparência superficial da realidade, fruto de um desabafo que, como todo desabafo, diz respeito à um conhecimento raso. A essência é de outra natureza. Diz respeito aos dados concretos da realidade. Esse, sim, o aspecto relevante.

Não é prudente transformar as declarações do professor num espetáculo. Seria apenas um espetáculo a mais. Ela deve, sim, servir de ponto de partida para se indagar quem são os nossos estudantes universitários, mas também quem são os nossos doutores e mestres. Nesse momento em que estaremos evoluindo. Porque é a critica que modela o diálogo, impulsiona a mudança qualitativa. Fora de uma perspectiva ampla não há mídia training que resolva. Seria pura purpurina. Pura demagogia.

Em tempo: sou baiano e cresci ouvindo dizer que "baiano burro nasce morto". Pelo visto, o velho ditado, como a antiga relevância da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, de tantas histórias e serviços ao país, fazem parte do passado. Mais uma única pergunta: seria somente a faculdade de Medicina da Bahia onde o ensino exibe tão pouca qualidade? Onde os professores vêem os alunos com tamanho desprezo? Em tempo: a faculdade de medicina da Bahia comemorou recentemente 200 anos. Foi a primeira do Brasil.


Fonte: Por Francisco Viana, in terramagazine.terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Funcionários da Domino´s Pizza postam vídeo no You Tube e são processados

Dois funcionários irresponsáveis imaginam um vídeo “muito engraçado” usando alimentos e toda sorte de escatologia. O cenário é uma cozinha da pizzaria Domino´s. Pronto, está feito o vídeo que mais chamou a atenção da mídia americana na semana passada. Nele, os dois funcionários se divertem enquanto um espirra na comida, entre outras amostras de higiene pessoal. Tudo isso foi postado no you tube no que eles consideraram “uma grande brincadeira”. O vídeo em questão, agora removido do site, foi visto por mais de 930 mil pessoas em apenas dois dias. (o vídeo já foi removido, mas pode ser conferido em trechos nesta reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=eYmFQjszaec ) Mas para os consumidores da rede, é uma grande(síssima) falta de respeito. Restou ao presidente a tarefa de “limpar” a bagunça (e a barra da empresa). Há poucos dias, Patrick Doyle, CEO nos EUA, veio a público e respondeu na mesma moeda. No vídeo de dois minutos no You Tube, Doyle ( http://www.youtube.com/watch?v=7l6AJ49xNS