Pular para o conteúdo principal

O sociólogo Richard Sennett defende o prazer no trabalho

Entre as centenas de títulos lançados nos últimos meses pela indústria editorial de língua inglesa, é possível pinçar, aqui e ali, uma obra realmente profunda e, sem ousadia, indispensável. É o caso de The Craftsman ("O artesão"), de Richard Sennett.

O sociólogo é uma daquelas personalidades iluminadoras no debate de idéias. Norte-americano de nascimento, mas um quase inglês por vocação (mora há décadas em Londres, onde leciona na London School of Economics and Political Science), ele ficou conhecido nos anos 90 como mentor de Tony Blair e um dos pais intelectuais da Terceira Via. Mas ele é mais do que isso. Para achar equivalentes intelectuais a Sennett talvez seja necessário recuar à geração do falecido E. P. Thompson, sociólogo e autor do clássico The Making of the English Working Class ("A formação da classe trabalhadora inglesa"), que chacoalhou o marxismo nos anos 60. Thompson provava que, para definirmos o que é uma classe social, não bastavam distinções econômicas mas também elementos culturais e psicológicos. Sennett, por sua vez, também possui esse dom, bem comum à estirpe de pensadores anglo-saxões como Thompson, de criar obras que são influentes e provocam mudanças em políticas públicas ou privadas.

Nos anos 90, seu estudo A Corrosão do Caráter serviu em muito para abrandar exageros liberais ainda da era Thatcher. Por sua vez, Respeito: a Formação do Caráter num Mundo Desigual inspirou políticas públicas de Blair. (Malandramente, o político acabou usando o cacife e a reputação ilibada de Sennett para legitimar a instauração de uma versão mais palatável do "tolerância zero" nas ilhas britânicas no pós-11 de Setembro).

Não será de estranhar se, na próxima década, estivermos falando de temas como o valor do trabalho artesanal na vida corporativa. Pois é disso que trata The Craftsman. Para Sennett, nosso senso de bem-estar e de inclusão social deriva em muito de uma atividade à qual a moderna jornada de trabalho é hostil - o velho e paciente artesanato. Mas não pense que o sociólogo é um sujeito nostálgico. "Quando falo do artesão, estou me referindo tanto ao mestre que faz violinos quanto ao cientista no laboratório, ou à equipe que desenvolve o software Linux", diz Sennett. "Artesanato", na sua definição, é simplesmente uma atividade que é aprendida pela observação, prática e repetição. Ela tem, assim, um caráter lúdico, como as brincadeiras de criança. Numa medida aproximada, estima o sociólogo, são necessárias 10 mil horas para que alguém atinja a maestria em algo, seja esse algo aprender uma arte marcial ou a arquitetura de softwares. O perigo, afirma o sociólogo, é que a cultura moderna - e em especial a cultura corporativa moderna - não valoriza esse modus operandi. "Existe esse impulso humano básico de ter prazer nas coisas bem-feitas e ver no zelo artesanal um fim em si mesmo. Desafortunadamente, fazer um bom trabalho não é mais garantia de sucesso. Nas empresas e na política, os tubarões e incompetentes não encontram problemas para se tornar bem-sucedidos", critica Sennett.

Ironicamente, afirma, o desprestígio do artesanato trouxe a reboque uma hipervalorização das ditas artes (pintura, música etc.), talvez como compensação à perda social decorrente. "Nós ficamos hipnotizados frente a noções como 'inspiração', 'gênio', 'criador solitário', quando, no ambiente em que viveu Da Vinci [no qual o artesão era um tipo legítimo, não estigmatizado como nos dias de hoje], as artes plásticas eram vistas como uma atividade comum. Pelo próprio Da Vinci. Fazer um bom quadro não era diferente de fazer uma bela cadeira", diz.

Para o bem do equilíbrio humano, receita o sociólogo, o valor da qualidade artesanal terá de ser resgatado. No que isso poderá afetar a vida das corporações? "Para que as horas da jornada de trabalho sejam significativas é preciso que haja o desejo por parte do profissional de fazer um bom trabalho, e de se orgulhar dele". Segundo estudos britânicos e norte-americanos, a competência e o engajamento profissional são as duas principais fontes de auto-estima do trabalhador. A proposta de Sennett caminha nessa direção.

Terceira Via – Corrente de pensamento que se situa entre o liberalismo americano e a política de bem-estar social européia. Seu grande ideólogo é o sociólogo Anthony Giddens, que a classifica como a social-democracia modernizada.


Fonte: Por Álvaro Oppermann, epocanegocios.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Funcionários da Domino´s Pizza postam vídeo no You Tube e são processados

Dois funcionários irresponsáveis imaginam um vídeo “muito engraçado” usando alimentos e toda sorte de escatologia. O cenário é uma cozinha da pizzaria Domino´s. Pronto, está feito o vídeo que mais chamou a atenção da mídia americana na semana passada. Nele, os dois funcionários se divertem enquanto um espirra na comida, entre outras amostras de higiene pessoal. Tudo isso foi postado no you tube no que eles consideraram “uma grande brincadeira”. O vídeo em questão, agora removido do site, foi visto por mais de 930 mil pessoas em apenas dois dias. (o vídeo já foi removido, mas pode ser conferido em trechos nesta reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=eYmFQjszaec ) Mas para os consumidores da rede, é uma grande(síssima) falta de respeito. Restou ao presidente a tarefa de “limpar” a bagunça (e a barra da empresa). Há poucos dias, Patrick Doyle, CEO nos EUA, veio a público e respondeu na mesma moeda. No vídeo de dois minutos no You Tube, Doyle ( http://www.youtube.com/watch?v=7l6AJ49xNS