O perfil mais comum entre os profissionais brasileiros é o do "amante". O grupo é formado por pessoas integradoras, que gostam de fazer parte de ambientes harmoniosos e apreciam o bem-estar e o clima agradável e cordial entre os colegas. A conclusão é de uma pesquisa elaborada pelos consultores Magdalena e Gustavo Boog e divulgada no recém-lançado livro Con-Viver em Equipe.
Os amantes, explica Gustavo, têm foco nas pessoas, nas equipes e na profundidade dos relacionamentos. "É um estilo bastante convergente com o nosso jeito brasileiro, visto como uma pessoa respeitadora", diz Gustavo. "Os estrangeiros, quando vêm ao País, ficam maravilhados com a hospitalidade do brasileiro."
Conforme o levantamento, realizado entre junho de 2001 e janeiro de 2008, as características dos amantes respondem por 29,8% dos perfil médio brasileiro. Os outros três tipos pesquisados têm 25,4% ("guerreiro"), 22,5% ("rei") e 22,3% ("mago").
Gustavo explica que cada pessoa tem em sua personalidade características dos quatro tipos. Assim, o que acontece em cada indivíduo é a preponderância de um determinado perfil sobre outro. Um profissional pode ter 45% de características de guerreiro, 25% de rei, 15% de mago e 15% de amante, por exemplo.
Por meio de questionários (semelhantes ao quadro ao lado), o estudo coletou dados de 2.149 profissionais, de cerca de 300 empresas, principalmente dos setores industrial, comercial e bancário. Além das respectivas áreas de atuação, escolaridade e nível hierárquico, os pesquisados indicaram suas pontuações nos quatro tipos.
Entre os presidentes pesquisados, a maior parcela (31,6%) tem o perfil amante. Entre os demais estilos, os mais destacados foram o guerreiro (24,1%) e o rei (24%). Os magos significam apenas 20,3% dos principais mandatários de empresas consultados.
Quatro tipos essenciais
O perfil geral dos profissionais brasileiros traçado na pesquisa de Gustavo e Magdalena Boog foi elaborado com base nos quatro tipos descritos na obra "Rei Guerreiro Mago Amante", de Robert Moore. Conforme Gustavo, da mesma forma que os pensadores Hipócrates - considerado o pai da medicina - e Karl Jung buscaram definir os tipos psicológicos humanos ao longo dos séculos, Moore tenta agrupar em quatro estilos os modelos de personalidade atuais.
Enquanto os amantes têm disponibilidade para ouvir os colegas e chegam a interromper o que estiverem fazendo para ouvir o que os outros têm a dizer, com muita paciência e tolerância, os magos têm como traço principal o perfeccionismo e o detalhismo. Por isso, são pessoas organizadas, cuidadosas e também persistentes, que adoram numerar e classificar tudo o que diga respeito ao seu trabalho.
Já os reis são pessoas criativas, empreendedoras, entusiastas, carismáticas e visionárias. Também são falantes, se relacionam bem e gostam de ver as coisas de forma mais global, sem se deter muito nos detalhes. "Costumo dizer que o rei gosta de ‘pegar um helicóptero’ e ter uma visão geral do que está acontecendo em uma região", compara Gustavo
Os guerreiros, por sua vez, são pessoas realizadoras, dedicadas, práticas e determinadas. Têm foco direcionado ao alcance das metas de curto prazo e, também por isso, costumam ir direto ao assunto. "O guerreiro é o grande realizador", assinala o consultor. "Se a gente quer que um projeto aconteça, coloca na mão de um guerreiro. Talvez o projeto não fique 100%, mas ele sai do papel", enfatiza Gustavo.
Harmonia e equilíbrio
O equilíbrio de qualquer organização depende da harmonia entre os tipos de personalidades que a compõem. Para contribuir com esse equilíbrio na empresa onde atua, o profissional deve não só conhecer a si mesmo como também saber distinguir os perfis que o rodeiam, aprendendo a lidar com todos esses tipos da forma mais adequada.
Apesar disso, profissionais com preponderância de determinado perfil em sua personalidade costumam se dar bem em áreas realacionadas às suas características mais marcantes. "Pessoas ligadas às finanças têm um perfil ligado ao mago, por serem sistemáticas, organizadas. Essas são características importantes nas áreas de orçamento e contabilidade, por exemplo", diz Gustavo.
Segundo ele, no setor de recursos humanos, a incidência de profissionais do tipo amante é mais comum. "É o amante quem cuida do bem-estar das pessoas". Já nos setores comercial e de marketing, o predomínio é dos guerreiros. "Eles precisam vendem, fechar as metas do mês", justifica Gustavo.
Fonte: Por Marcelo Monteiro, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 11
Os amantes, explica Gustavo, têm foco nas pessoas, nas equipes e na profundidade dos relacionamentos. "É um estilo bastante convergente com o nosso jeito brasileiro, visto como uma pessoa respeitadora", diz Gustavo. "Os estrangeiros, quando vêm ao País, ficam maravilhados com a hospitalidade do brasileiro."
Conforme o levantamento, realizado entre junho de 2001 e janeiro de 2008, as características dos amantes respondem por 29,8% dos perfil médio brasileiro. Os outros três tipos pesquisados têm 25,4% ("guerreiro"), 22,5% ("rei") e 22,3% ("mago").
Gustavo explica que cada pessoa tem em sua personalidade características dos quatro tipos. Assim, o que acontece em cada indivíduo é a preponderância de um determinado perfil sobre outro. Um profissional pode ter 45% de características de guerreiro, 25% de rei, 15% de mago e 15% de amante, por exemplo.
Por meio de questionários (semelhantes ao quadro ao lado), o estudo coletou dados de 2.149 profissionais, de cerca de 300 empresas, principalmente dos setores industrial, comercial e bancário. Além das respectivas áreas de atuação, escolaridade e nível hierárquico, os pesquisados indicaram suas pontuações nos quatro tipos.
Entre os presidentes pesquisados, a maior parcela (31,6%) tem o perfil amante. Entre os demais estilos, os mais destacados foram o guerreiro (24,1%) e o rei (24%). Os magos significam apenas 20,3% dos principais mandatários de empresas consultados.
Quatro tipos essenciais
O perfil geral dos profissionais brasileiros traçado na pesquisa de Gustavo e Magdalena Boog foi elaborado com base nos quatro tipos descritos na obra "Rei Guerreiro Mago Amante", de Robert Moore. Conforme Gustavo, da mesma forma que os pensadores Hipócrates - considerado o pai da medicina - e Karl Jung buscaram definir os tipos psicológicos humanos ao longo dos séculos, Moore tenta agrupar em quatro estilos os modelos de personalidade atuais.
Enquanto os amantes têm disponibilidade para ouvir os colegas e chegam a interromper o que estiverem fazendo para ouvir o que os outros têm a dizer, com muita paciência e tolerância, os magos têm como traço principal o perfeccionismo e o detalhismo. Por isso, são pessoas organizadas, cuidadosas e também persistentes, que adoram numerar e classificar tudo o que diga respeito ao seu trabalho.
Já os reis são pessoas criativas, empreendedoras, entusiastas, carismáticas e visionárias. Também são falantes, se relacionam bem e gostam de ver as coisas de forma mais global, sem se deter muito nos detalhes. "Costumo dizer que o rei gosta de ‘pegar um helicóptero’ e ter uma visão geral do que está acontecendo em uma região", compara Gustavo
Os guerreiros, por sua vez, são pessoas realizadoras, dedicadas, práticas e determinadas. Têm foco direcionado ao alcance das metas de curto prazo e, também por isso, costumam ir direto ao assunto. "O guerreiro é o grande realizador", assinala o consultor. "Se a gente quer que um projeto aconteça, coloca na mão de um guerreiro. Talvez o projeto não fique 100%, mas ele sai do papel", enfatiza Gustavo.
Harmonia e equilíbrio
O equilíbrio de qualquer organização depende da harmonia entre os tipos de personalidades que a compõem. Para contribuir com esse equilíbrio na empresa onde atua, o profissional deve não só conhecer a si mesmo como também saber distinguir os perfis que o rodeiam, aprendendo a lidar com todos esses tipos da forma mais adequada.
Apesar disso, profissionais com preponderância de determinado perfil em sua personalidade costumam se dar bem em áreas realacionadas às suas características mais marcantes. "Pessoas ligadas às finanças têm um perfil ligado ao mago, por serem sistemáticas, organizadas. Essas são características importantes nas áreas de orçamento e contabilidade, por exemplo", diz Gustavo.
Segundo ele, no setor de recursos humanos, a incidência de profissionais do tipo amante é mais comum. "É o amante quem cuida do bem-estar das pessoas". Já nos setores comercial e de marketing, o predomínio é dos guerreiros. "Eles precisam vendem, fechar as metas do mês", justifica Gustavo.
Fonte: Por Marcelo Monteiro, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 11
Comentários