Pular para o conteúdo principal

Organizações também ficam doentes

Melhorar o funcionamento das empresas é o objetivo do livro Patologias En las Organizaciones, escrito por três especialistas em gestão de pessoas e no mundo empresarial, e que agrupa as principais doenças que afetam as organizações, indicando a maneira de curá-las. Para seus autores, Javier Fernández Aguado, Marcos Urarte e Francisco Alcaide existem três tipos de medicina para se aplicar como tratamento: preventiva, curativa e paliativa. Mas acima de tudo, deve existir o desejo de cura.

Aguado usa um interessante método no livro, que consiste em tomar o ser humano como paradigma para compreender o que se passa na empresa. Assim como a vida humana não é eterna, as empresas também não o são; umas têm maior longevidade que outras, mas todas possuem um ciclo vital. As organizações não se dividem em perfeitas e imperfeitas, todas precisam melhorar em algum ponto, embora algumas não reconheçam suas limitações e outras sim, procurando se cuidar e se corrigir da melhor maneira possível.

Os autores do livro estão convencidos que 50% da solução para um problema se baseia em uma boa análise. Nesse ponto, recomendam pôr em ação o modelo Gestão do Imperfeito, que permite visualizar com precisão o que ocorre na empresa.
Entretanto, como acontece com as pessoas, as empresas também se sentem tentadas a se automedicar, o que pode ser recomendando para doenças mais simples, a fim de não se perder tempo nem dinheiro. Porém as enfermidades mais graves exigem especialistas que, no âmbito empresarial, pode ser um assessor, consultor ou coach (treinador pessoal).

Os autores propõem uma classificação das diferentes patologias como ponto de partida:

- Segundo o momento: podem acontecer antes, durante ou depois da gestão. Por exemplo, existem empresas que dão à luz, mas desde o início a criatura (empresa) apresenta problemas resultantes de mau acompanhamento na gravidez (não foram seguidos hábitos salutares, como análises de mercado, discussões com pessoas experientes, etc.

- Segundo a idade: cada etapa (infância, adolescência, maturidade e velhice) traz problemas diferentes. Os problemas habituais das empresas mais novas são em geral de natureza econômica. Nas mais adultas, ao contrário, sobra capital mas faltam sonhos.

- Segundo a gravidade: podem ser leves, sérias ou muito sérias. Algumas enfermidades humanas necessitam apenas de alguns dias de cama, outras, de operações cirúrgicas.

- Segundo as possibilidades de cura: existem as doenças, curáveis, degenerativas e terminais. Os autores explicam que existem patologias para as quais, no momento, não há cura, portanto, é preciso suavizar o mal da melhor maneira possível.

- Segundo a doença: pode ser física, psicológica ou psiquiátrica. Costuma-se dizer que as piores são as da alma. O mesmo ocorre com as empresas.

- Segundo a procedência: existem patologias endógenas (internas) e exógenas (externas). As primeiro ocorrem, por exemplo, quando os cargos executivos são ocupados por dirigentes incompetentes.

- Segundo o tamanho e/ou a propriedade: existem as grandes empresas, as médias, pequenas e muito pequenas, e as familiares. Nas grandes o problema em geral resulta na burocracia.

- Segundo a localização: finanças, recursos humanos, marketing, jurídico, estratégia, comunicação ou informática.

- Segundo a área de funcionamento: próprias do aparelho respiratório, circulatório, digestivo. Por exemplo, o estresse, a ansiedade e a depressão são patologias dos sistema nervoso.

- Segundo a falta/ excesso de nutrição: existem instituições cujo problema se centraliza na falta de proteínas; não possuem uma estrutura financeira que dê respaldo ao projeto.- Segundo a freqüência: podem ser esporádicas, endêmicas ou epidêmicas. Um exemplo dessas últimas são as patologias próprias do setor da construção (onde existe o maior número de acidentes de trabalho), o do setor da saúde (os profissionais do setor médico são afetados pelo estresse mais do que o habitual).

- Segundo a rapidez e duração: dividem-se em agudas e crônicas. Existem organizações que se descuidam e perdem algum cliente (empregado) por falta de atenção (trato) por parte de algum funcionário (executivo), ou seja, padecem de uma enfermidade aguda, que se manifesta com rapidez e é de curta duração.

- Segundo a propriedade: pública ou privada. Nessa segunda classificação a lógica mercantilista, implacável em muitas ocasiões, impõe práticas que podem afetar as pessoas dando lugar a anorexias ou depressões institucionais.

- Segundo a nacionalidade: podem ser nacionais ou multinacionais. Existem doenças típicas das instituições nacionais; deixar as coisas para a último hora, e outras que só acontecem nas estrangeiras, menor criatividade diante das dificuldades.

- Segundo a finalidade: lucrativas ou não . As não lucrativas foram, em alguns casos, um meio para conseguir um fim pessoal às custas de terceiros (os mais desfavorecidos).

Por último, e a partir dessa classificação, o livro aborda 41 patologias, do mal de Alzheimer até a surdez, passando pela cegueira, esquizofrenia e obesidade.
Após a descrição sob o ponto de vista médico de cada uma dessas enfermidades, seguem-se as medidas próprias de uma consulta médica: diagnóstico: descrição empresarial do mal que afeta a organização; causas: explicação dos motivos que fazem surgir cada uma das patologias; sintomas: indícios que dão as pistas para se descobrir quais os problemas que existem na companhia. Tratamento: recomendações que tendem a sanar ou aliviar a situação delicada que vive a empresa.


Fonte: Por Expansión, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Anônimo disse…
Patologías en las organizaciones es un libro imprescindible. Ojalá pronto sea traducido a otros idiomas.

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç