Pular para o conteúdo principal

Brasileiro é pouco produtivo, diz estudo

Na contramão dos índices globais, o índice de produtividade industrial no Brasil vem caindo a níveis inferiores aos verificados em 1980, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Uma pesquisa sobre produtividade industrial realizada pela Proudfoot Consulting apontou que, mesmo com a perspectiva de um crescimento no índice de 4% em 2007, de acordo com números do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), o País ainda tem muito a progredir.

De acordo com a pesquisa realizada entre 462 executivos de dez países - Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Portugal e Reino Unido -, os Estados Unidos foram apontados como modelo em práticas de gerenciamento, com citações entre 25% dos entrevistados, seguidos da Alemanha, Japão e Reino Unido. O Brasil foi citado por apenas 1% das pessoas ouvidas.
Os entrevistados afirmaram que, entre os principais entraves ao crescimento estão problemas de comunicação, que ficaram em primeiro lugar, com 24% das citações. Em seguida, veio a qualificação imprópria da mão-de-obra, com 12%.

"Os entrevistados foram solicitados a responder quais fatores terão maior impacto em sua empresa nos próximos dois anos. Logo após a primeira opção escolhida, a competição dos mercados emergentes, com 26%, aparecem preocupações relacionadas ao gerenciamento de pessoas. Cerca de 16% optaram por educação e treinamento dos funcionários da empresa e 13%, por falta de mão-de-obra qualificada e habilitada entrando no mercado de trabalho. Estes problemas constituem graves entraves à produtividade", diz Elzo Guarnieri, vice-presidente executivo da Proudfoot Consulting.

Guarnieri diz que a elevação da produtividade a níveis consideráveis, em qualquer ramo empresarial, deve estar nas pessoas, pois, conforme diz, são o maior capital de uma empresa. "Não existe um caso sequer de empresa de sucesso que não tenha em seu quadro profissionais altamente qualificados. Deste modo, cria-se uma via de mão dupla: funcionários produtivos formam empresas bem-sucedidas e vice-versa."

A pesquisa mostra ainda que, no Brasil, apenas 7% das empresas possuem estratégias de recursos humanos, o menor índice entre os países pesquisados, enquanto os Estados Unidos aparecem com 54% e o Canadá com 58%. Outro dado constatado foi que, no Brasil, gasta-se até 40% do tempo em encontros de negócios. No lugar de comunicar e decidir, tais reuniões resultariam em perda de tempo da equipe, comprometendo o índice de produtividade.

Estilo estrangeiro de gestão
A globalização, a privatização e a falta de adaptação às particularidades dos países latino-americanos e às realidades locais podem ser algumas das explicações para a baixa produtividade nas empresas dos países em desenvolvimento, entre eles, o Brasil. A idéia foi desenvolvida por Alfredo Behrens, economista especialista em Cross Cultural Management, no livro Cultura e administração nas Américas - Perspectivas e tendências, recém-lançado pela Editora Saraiva.

Behrens diz que o problema da baixa produtividade no País está diretamente relacionado a uma resistência passiva ao "ethos" administrativo estrangeiro. "Houve uma padronização no gerenciamento de empresas nacionais, que se basearam em modelos ultrapassados norte-americanos", afirma o autor do livro. "Ainda hoje, no Brasil, utiliza-se um modelo científico de 1911, que é, no mínimo, primitivo", observa.

"Esta forma de pensar e gerenciar foi divulgada no Brasil após a Segunda Guerra, com a abertura das primeiras escolas de administração do Brasil e ainda está em vigência em muitas organizações", afirma o economista.

"Com este dado, não podemos falar que o executivo nacional é ruim, de forma geral, o grande entrave é que ele usa estruturas mentais criadas pelo e para o povo americano."

O autor diz que uma administração adaptada à cultura local traz mais produtividade, além de criar produtos com menos erros e com qualidade e custos menores. Ele cita que a Natura é um exemplo de empresa que soube abusar da criatividade nacional, prezando pelas relações humanas. "Companhias intermunicipais de ônibus, de forma geral, também souberam criar modelos bastante interessantes", finaliza.


Fonte: Por Alexandre Staut, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç