Liderança é um dos mais antigos temas pensados e tratados no mundo da gestão. Ainda assim, continua a ser um dos mais demandados pelas áreas de capacitação das empresas, dividindo com estratégia, marketing e negociação, a preferência ou a necessidade no mundo dos negócios.
Isso justifica investirmos este espaço no tema que, ao longo do tempo, veio se modificando em sua conceituação e, mais importante, evoluiu de cargo para função ou, como preferem alguns, para característica de perfil profissional.
Se liderança apontava as características de um líder, daquele que detinha o poder por parte ou por toda a organização, hoje em dia, é uma função gerencial que pertence a todos numa empresa. Você não precisa ser o líder, mas precisa ter liderança!
Confuso? Nem tanto. Independentemente do cargo que você ocupa na hierarquia da sua empresa, espera-se que você seja capaz de decidir, assumir riscos, gerenciar pessoas, cuidar de clientes, entregar o que os acionista querem e, acredite se quiser, ainda se preocupe com a comunidade, tendo responsabilidade social e ecológica.
Assim, podemos dizer que o principal papel da liderança é o de gerar valor para todos esses públicos, também chamados no mundo da administração de “stakeholders”. São os acionistas, os funcionários da organização, seus clientes e as comunidades, principalmente aquelas onde se encontram sua fábricas ou clientes.
E como se gera valor para esses diferentes públicos?
Clientes querem cada vez mais e melhores produtos, com melhores serviços ao menor preço – Valor.
Acionistas querem lucro, desejam que o negócio cresça e prospere – Valorização do negócio.
Funcionários querem que os ajudemos a desenvolver suas competências, querem sentir-se comprometidos com a organização, ser reconhecidos – Sentido de pertencer.
As comunidades querem empregos, empresas ecologicamente e socialmente responsáveis – Desenvolvimento e qualidade de vida.
Fácil descrever, fácil encontrar essas respostas. Difícil mesmo é criar programas que nos levem a entregar todos esses valores que são exigidos do moderno gestor.
Você pode achar que estou exagerando nas exigências, mas, que essas são as formas para se gerar valor pela liderança, são. Não são as únicas. Entretanto, são essenciais, se você quiser ser reconhecido como aquele que, mais do que garantir o presente, constrói o futuro.
Fonte: Por Carlos Alberto Júliio, in Portal HSM On-line
Isso justifica investirmos este espaço no tema que, ao longo do tempo, veio se modificando em sua conceituação e, mais importante, evoluiu de cargo para função ou, como preferem alguns, para característica de perfil profissional.
Se liderança apontava as características de um líder, daquele que detinha o poder por parte ou por toda a organização, hoje em dia, é uma função gerencial que pertence a todos numa empresa. Você não precisa ser o líder, mas precisa ter liderança!
Confuso? Nem tanto. Independentemente do cargo que você ocupa na hierarquia da sua empresa, espera-se que você seja capaz de decidir, assumir riscos, gerenciar pessoas, cuidar de clientes, entregar o que os acionista querem e, acredite se quiser, ainda se preocupe com a comunidade, tendo responsabilidade social e ecológica.
Assim, podemos dizer que o principal papel da liderança é o de gerar valor para todos esses públicos, também chamados no mundo da administração de “stakeholders”. São os acionistas, os funcionários da organização, seus clientes e as comunidades, principalmente aquelas onde se encontram sua fábricas ou clientes.
E como se gera valor para esses diferentes públicos?
Clientes querem cada vez mais e melhores produtos, com melhores serviços ao menor preço – Valor.
Acionistas querem lucro, desejam que o negócio cresça e prospere – Valorização do negócio.
Funcionários querem que os ajudemos a desenvolver suas competências, querem sentir-se comprometidos com a organização, ser reconhecidos – Sentido de pertencer.
As comunidades querem empregos, empresas ecologicamente e socialmente responsáveis – Desenvolvimento e qualidade de vida.
Fácil descrever, fácil encontrar essas respostas. Difícil mesmo é criar programas que nos levem a entregar todos esses valores que são exigidos do moderno gestor.
Você pode achar que estou exagerando nas exigências, mas, que essas são as formas para se gerar valor pela liderança, são. Não são as únicas. Entretanto, são essenciais, se você quiser ser reconhecido como aquele que, mais do que garantir o presente, constrói o futuro.
Fonte: Por Carlos Alberto Júliio, in Portal HSM On-line
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