O Natal favorece um clima positivo. As festas, as luzes, os presentes e o sentimento de começar uma nova etapa com o pé direito fazem com que as pessoas fiquem com um humor especial no fim de ano. Muitas empresas, conscientes disso, aproveitam a época para incentivar o trabalho em equipe em suas instalações.
"É comum que as empresas utilizem essas datas para incentivar e agradecer os funcionários pelo esforço e trabalho realizados durante o ano, por meio de festas natalinas ou com outros presentes, como a tradicional cesta de Natal", afirma Lola García, diretora da agência Soluciones Eficaces, especializada em organização de eventos e protocolo. "Com este ambiente de bom astral é muito mais fácil incentivar o trabalho em equipe e conseguir aumentar a produtividade do pessoal", complementa Lola.
Além disso, o Natal coincide, habitualmente, com o fim do exercício das empresas e esse pode ser um bom momento para premiar a consecução de objetivos, planejar as novas metas para o próximo ano e reforçar a formação e comunicação dos funcionários. "Podemos usar uma série de ferramentas para motivar, criar coesão na companhia e potencializar os valores pessoais", enfatiza a diretora.
Porém, sem dúvida, a fórmula mais utilizada são as festas de confraternização de Natal, já que constituem ocasiões ideais para se reunir com os colegas e chefes, deixando de lado as conversas sobre trabalho. "Trata-se de uma boa ferramenta para que as empresas mostrem seu interesse pelas pessoas de sua organização e que essas se sintam apreciadas", assinala Lola. "Também é um bom momento para que os executivos, que durante todo o ano costumam ser rigorosos e sisudos, mostrem sua faceta mais humana e seus sentimentos", conclui.Quem nunca passeou pelas ruas no Natal, e se deparou com ofertas nas portas das lojas, anunciando os preços mais baixos, promoções do tipo compre um e leve dois ou brindes por compras superiores a uma determinada cifra? Se normalmente durante o ano existem diferentes promoções para chamar a atenção do clientes, no Natal isso se multiplica por três.
"Uma das táticas para vender mais é facilitar para o cliente o processo de pesquisar presentes. Isso pode ser conseguido com apresentações especiais ou diferentes pacotes ou lotes de produtos", explica Teresa Serra, professora do Instituto de Empresa.
Outra das surpresas dessa época é que os produtos de Natal parecem nos perseguir. Não importa o tipo de estabelecimento visitado, é sempre muito provável encontrarmos perto de casa algo para presentear.
Teresa diz que "nessa época até as lojas que normalmente não vendem produtos natalinos passam a vendê-los. Por exemplo, em uma loja de decoração para ambientes é possível encontrar enfeites de Natal para a casa, porque isso ajuda a aumentar o lucro."
A adição de novos produtos pode também ajudar a aumentar as vendas. "Colocar uma ‘ilha’ no meio do supermercado onde se encontrem, por exemplo, todas as barras de chocolate sem precisar ir até o setor de doces, é uma boa abordagem," explica o professor do Iese Xavier Oliver.
Não existem fórmulas mágicas, mas o preço é importante. Oliver assegura que "no Natal sempre existem os artigos muito vendidos e, se quisermos vender mais, temos que apresentar o melhor preço ou dar algum brinde, tendo sempre em mente que deve ser alguma coisa que compense o custo."
Dizem os especialistas que montar as vitrines é contar uma história. De fato, existem pessoas, como Leila Menchari, diretora de decoração da empresa do setor de moda Hèrmes, que consideram as vitrines como "historias de sedução, porque o ato de comprar provoca, principalmente, prazer." É muito difícil vender sem uma boa apresentação. E, no Natal, as luzes coloridas são a arma perfeita para vender mais e melhor.
O professor de Merchandising Visual da Isem Fashion Business School, George Homer, assegura que "a decoração nessa época é muito importante, porque demonstra o compromisso do comércio com o Natal. Atrai emocionalmente os clientes e incita para que sintam vontade de presentear. A estimulação visual é sempre o melhor meio de aproximar os clientes dos produtos."
Segundo ele, é fundamental que a decoração natalina tenha a ver com a imagem da marca, e que seja colocada nos espaços do estabelecimento mais visíveis. "É necessário ser muito seletivo para extrair o máximo proveito do investimento", explica Homer. Na hora se escolher a decoração, é preciso levar em conta as vitrines, o interior, a apresentação dos produtos e a atmosfera do estabelecimento. "A loja inteira deve atrair os clientes", conclui o professor.
Existem jingles e slogans que atraem as compras natalinas. O Natal traz consigo diversas estratégias publicitárias que podem servir para atrair novos clientes e para conquistar a fidelidade dos antigos. Mas os tempos mudam e os especialistas concordam que a internet é o meio mais eficaz de complemento de campanhas publicitárias tradicionais.
Um estudo da Associação Européia de Empresas de Publicidade Interativa (Eiaa) revela que os anunciantes podem atrair cerca de 16% do total da audiência apenas com a publicidade on-line, aumentado a cobertura de suas campanhas pela televisão ou rádio, por exemplo. E o Natal é a melhor época para fazer isso.
A lembrança da marca e o reforço de uma campanha tradicional são pontos básicos que os especialistas incentivam na publicidade pela internet. "A resposta para uma campanha via internet pode estar no ponto de venda, e não na rede", explica Javier Sarasola, presidente da AdLink Espanha, companhia de comercialização de publicidade realizada on-line.
Fonte: Por Expansión, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 7
"É comum que as empresas utilizem essas datas para incentivar e agradecer os funcionários pelo esforço e trabalho realizados durante o ano, por meio de festas natalinas ou com outros presentes, como a tradicional cesta de Natal", afirma Lola García, diretora da agência Soluciones Eficaces, especializada em organização de eventos e protocolo. "Com este ambiente de bom astral é muito mais fácil incentivar o trabalho em equipe e conseguir aumentar a produtividade do pessoal", complementa Lola.
Além disso, o Natal coincide, habitualmente, com o fim do exercício das empresas e esse pode ser um bom momento para premiar a consecução de objetivos, planejar as novas metas para o próximo ano e reforçar a formação e comunicação dos funcionários. "Podemos usar uma série de ferramentas para motivar, criar coesão na companhia e potencializar os valores pessoais", enfatiza a diretora.
Porém, sem dúvida, a fórmula mais utilizada são as festas de confraternização de Natal, já que constituem ocasiões ideais para se reunir com os colegas e chefes, deixando de lado as conversas sobre trabalho. "Trata-se de uma boa ferramenta para que as empresas mostrem seu interesse pelas pessoas de sua organização e que essas se sintam apreciadas", assinala Lola. "Também é um bom momento para que os executivos, que durante todo o ano costumam ser rigorosos e sisudos, mostrem sua faceta mais humana e seus sentimentos", conclui.Quem nunca passeou pelas ruas no Natal, e se deparou com ofertas nas portas das lojas, anunciando os preços mais baixos, promoções do tipo compre um e leve dois ou brindes por compras superiores a uma determinada cifra? Se normalmente durante o ano existem diferentes promoções para chamar a atenção do clientes, no Natal isso se multiplica por três.
"Uma das táticas para vender mais é facilitar para o cliente o processo de pesquisar presentes. Isso pode ser conseguido com apresentações especiais ou diferentes pacotes ou lotes de produtos", explica Teresa Serra, professora do Instituto de Empresa.
Outra das surpresas dessa época é que os produtos de Natal parecem nos perseguir. Não importa o tipo de estabelecimento visitado, é sempre muito provável encontrarmos perto de casa algo para presentear.
Teresa diz que "nessa época até as lojas que normalmente não vendem produtos natalinos passam a vendê-los. Por exemplo, em uma loja de decoração para ambientes é possível encontrar enfeites de Natal para a casa, porque isso ajuda a aumentar o lucro."
A adição de novos produtos pode também ajudar a aumentar as vendas. "Colocar uma ‘ilha’ no meio do supermercado onde se encontrem, por exemplo, todas as barras de chocolate sem precisar ir até o setor de doces, é uma boa abordagem," explica o professor do Iese Xavier Oliver.
Não existem fórmulas mágicas, mas o preço é importante. Oliver assegura que "no Natal sempre existem os artigos muito vendidos e, se quisermos vender mais, temos que apresentar o melhor preço ou dar algum brinde, tendo sempre em mente que deve ser alguma coisa que compense o custo."
Dizem os especialistas que montar as vitrines é contar uma história. De fato, existem pessoas, como Leila Menchari, diretora de decoração da empresa do setor de moda Hèrmes, que consideram as vitrines como "historias de sedução, porque o ato de comprar provoca, principalmente, prazer." É muito difícil vender sem uma boa apresentação. E, no Natal, as luzes coloridas são a arma perfeita para vender mais e melhor.
O professor de Merchandising Visual da Isem Fashion Business School, George Homer, assegura que "a decoração nessa época é muito importante, porque demonstra o compromisso do comércio com o Natal. Atrai emocionalmente os clientes e incita para que sintam vontade de presentear. A estimulação visual é sempre o melhor meio de aproximar os clientes dos produtos."
Segundo ele, é fundamental que a decoração natalina tenha a ver com a imagem da marca, e que seja colocada nos espaços do estabelecimento mais visíveis. "É necessário ser muito seletivo para extrair o máximo proveito do investimento", explica Homer. Na hora se escolher a decoração, é preciso levar em conta as vitrines, o interior, a apresentação dos produtos e a atmosfera do estabelecimento. "A loja inteira deve atrair os clientes", conclui o professor.
Existem jingles e slogans que atraem as compras natalinas. O Natal traz consigo diversas estratégias publicitárias que podem servir para atrair novos clientes e para conquistar a fidelidade dos antigos. Mas os tempos mudam e os especialistas concordam que a internet é o meio mais eficaz de complemento de campanhas publicitárias tradicionais.
Um estudo da Associação Européia de Empresas de Publicidade Interativa (Eiaa) revela que os anunciantes podem atrair cerca de 16% do total da audiência apenas com a publicidade on-line, aumentado a cobertura de suas campanhas pela televisão ou rádio, por exemplo. E o Natal é a melhor época para fazer isso.
A lembrança da marca e o reforço de uma campanha tradicional são pontos básicos que os especialistas incentivam na publicidade pela internet. "A resposta para uma campanha via internet pode estar no ponto de venda, e não na rede", explica Javier Sarasola, presidente da AdLink Espanha, companhia de comercialização de publicidade realizada on-line.
Fonte: Por Expansión, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 7
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