Durante o II Marketing Round Up “Perspectivas 2008”, realizado pela Amcham, José Eustáchio, sócio-diretor da Talent deu um panorama das mudanças do comportamento do consumidor brasileiro e seus processos de escolha. “As escolhas são puramente emocionais, por isso é tão complexo entender a dinâmica que faz um consumidor escolher um determinado produto no lugar de outro”, complementou.
Segundo ele, pessoas precisam de marcas que preencham matrizes emocionais e psicológicas. Elas não compram apenas funcionalidades, mas o que aquela marca agrega de valores relevantes. “O marketing nunca fez essa abordagem de maneira tão sofisticada e inteligente como agora. Nunca nos preocupamos tanto em entender o consumidor”, frisou. E tudo se deve ao vigor econômico vivido no país e à conseqüente entrada de novos consumidores no mercado e profusão da oferta de crédito. Ninguém quer ficar de fora.
“Viemos de uma cultura do carnê e da caderneta, depois passamos pela inflação e todos os problemas decorrentes dela como falta de crédito e quebradeira. Assistimos a uma inversão no fluxo do poder que era do fabricante, passou a ser do varejo e agora é do consumidor”.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
Segundo ele, pessoas precisam de marcas que preencham matrizes emocionais e psicológicas. Elas não compram apenas funcionalidades, mas o que aquela marca agrega de valores relevantes. “O marketing nunca fez essa abordagem de maneira tão sofisticada e inteligente como agora. Nunca nos preocupamos tanto em entender o consumidor”, frisou. E tudo se deve ao vigor econômico vivido no país e à conseqüente entrada de novos consumidores no mercado e profusão da oferta de crédito. Ninguém quer ficar de fora.
“Viemos de uma cultura do carnê e da caderneta, depois passamos pela inflação e todos os problemas decorrentes dela como falta de crédito e quebradeira. Assistimos a uma inversão no fluxo do poder que era do fabricante, passou a ser do varejo e agora é do consumidor”.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
Comentários