Pular para o conteúdo principal

Caos aéreo eleva custos das empresas e ameaça negócios

O caos aéreo afeta a rotina das grandes empresas, que buscam alternativas para escapar do estrangulamento do principal meio de transporte de seus executivos. Braskem e Philips estão entre as que intensificaram o uso de tele e videoconferências. O atraso nos vôos trouxe novos custos para as companhias, obrigadas a embarcar os funcionários na véspera para garantir o cumprimento dos encontros agendados.

A Petrobras diminuiu em 6% o número de viagens de funcionários com destino a São Paulo desde o acidente com o avião da TAM no aeroporto de Congonhas, no último dia 17. Nos demais Estados, a queda foi de 3%. Segundo a direção da empresa, a suspensão de viagens foi decidida pelos departamentos, que têm autonomia nesse campo.

"Desde que começou a crise aérea, as viagens se tornaram um foco de tensão para os funcionários, que precisam viajar com um dia de antecedência para os encontros com os clientes", afirma o presidente do Conselho de Administração da Nokia Siemens, Aluizio Byrro.

Ele próprio enfrentou cinco horas de espera para viajar de São Paulo para Belo Horizonte, na última sexta-feira. Na volta para São Paulo, foram mais três horas de espera.

A Nokia Siemens perdeu três funcionários no acidente da TAM em São Paulo. Segundo Byrro, a empresa orientou as chefias a cancelar as viagens programadas quando o funcionário se sentir inseguro ou desconfortável. Nesses casos, segundo ele, as reuniões seriam feitas por teleconferência ou videoconferência.

O executivo diz que a longa duração da crise aérea já preocupa a matriz do grupo, na Fin- lândia. ""Desde o final do ano passado, percebemos insegurança e receio do pessoal que vem de fora. Agora, os executivos pensarão duas vezes antes de vir ao Brasil", afirma.

A empresa cogita alugar um jato durante a visita do presidente mundial do grupo ao Brasil, prevista para as próximas semanas. O receio é que os atrasos nos aeroportos inviabilizem sua agenda. O aluguel de aeronave seria uma medida excepcional, uma vez que o grupo tem por norma interna transportar seus executivos em aviões de carreira.

Ônibus

Com um contrato urgente a ser cumprido com a Oi Telemar, a NEC do Brasil despachou técnicos por ônibus para o Rio de Janeiro e para a região Norte, na última segunda-feira. ""Temos funcionários fora de São Paulo que não conseguem retornar. Aumentaram nossos gastos com hospedagem e com alimentação de funcionários em trânsito, mas o pior é a insegurança física do nosso pessoal e o receio de não cumprir compromissos assumidos", afirma o presidente da companhia, Paulo Castelo Branco.

Várias grandes empresas sediadas em São Paulo decidiram não embarcar funcionários por Congonhas. No caso da Philips, a medida foi pedida pelos próprios empregados.

Vale

A Companhia Vale do Rio Doce deixou de usar os aviões comerciais no transporte de seus funcionários entre Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. No ano passado, assim que começaram os problemas aéreos, a empresa comprou um avião Brasília, da Embraer, com capacidade para 30 passageiros.

O aparelho custou US$ 7 milhões e foi apelidado de Aerovale. A aeronave faz seis viagens diárias e transporta 3.000 funcionários por mês. A companhia diz que a economia com táxi e hospedagem já compensou o investimento feito.

A Vale cogita comprar outro avião Brasília para transportar os funcionários baseados na região Norte do país, que estão sendo afetados pelo colapso aéreo. Os altos executivos usam dois jatos: um Legacy, fabricado pela Embraer, e um Global, comprado da canadense Bombardier.


Fonte: Por Elvira Lobato, in Jornal Fola de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç