Transcrevo abaixo o capítulo de Introdução do livro "Gestão estratégica da comunicação mercadológica", de autoria de Marcélia Lupetti e publicado pela Editora Thomson Learning, no ano de 2006. A obra aborda a questão da comunicação integrada dentro de uma perspectiva mercadológica. Confira a síntese nas palavras da própria autora:
"Adotando cada vez mais o pensamento sistêmico, as organizações estão redesenhando o papel da comunicação, que passa a desempenhar uma função de extrema importância na gestão estratégica organizacional.
A comunicação passa necessariamente pelas novas tecnologias, que proporcionam uma nova relação entre a organização e seus stakeholders. Vale ressaltar que essa tecnologia é bastante inovadora, e que os processos de aprendizado e de adaptação dependem muito de como a organização planeja sua comunicação. Planejar a comunicação exige interação, unificação de mensagem, instruções, boa vontade e envolvimento de todos os colaboradores.
A comunicação integrada passa a ser cada vez mais estudada e adotada pelas grandes organizações, nas áreas administrativa, interna, institucional e mercadológica.
Esse livro tem como objetivo auxiliar gestores de comunicação que trabalham com marketing, mas não têm necessariamente formação em comunicação publicitária. Destina-se também a estudantes de comunicação, publicidade e propaganda, administração de empresas e àqueles que desejam entender o planejamento da comunicação mercadológica e o universo da comunicação mercadológica.
Gestão estratégica da comunicação mercadológica está estruturado em oito capítulos, apoiados por quatro apêndices. O Capítulo 1, O marketing e a comunicação, apresenta a origem e a evolução do marketing e da comunicação, culminando na explicação detalhada da comunicação integrada e de sua interligação com a gestão estratégica da organização.
Conceitos de planejamento e componentes como missão, visão, análise ambiental, SWOT e diagnóstico de comunicação são apresentados no Capítulo 2, Planejamento.
O Capítulo 3, Stakeholders – Objetivos – Tema, demonstra a importância da definição de cada público a ser trabalhado na comunicação mercadológica, suas características e seus possíveis objetivos requeridos. Foi dado destaque especial à interligação dos objetivos da comunicação mercadológica com os da comunicação integrada, aliados aos objetivos de marketing. Por fim, o capítulo trata da determinação de um tema como elemento integrador da comunicação.
O Posicionamento foi abordado no Capítulo 4, que demonstra os passos para a construção de um diferencial de marca. O Capítulo 5, Estratégias, sugere a adoção de ações para a comunicação mercadológica. Dependendo do público adotado, o leitor poderá desenvolver ações para a obtenção de resultados pretendidos.
O Capítulo 6, Itens para aprovação, auxilia o leitor na definição da verba de comunicação das organizações, na elaboração de um budget, na construção de um plano de ação/cronograma e na avaliação do planejamento da comunicação mercadológica.
Com o planejamento da comunicação mercadológica estruturado, o gestor estará apto a desenvolver um Briefing para as agências de comunicação. Este é o assunto do Capítulo 7.
O Capítulo 8 resume um Case MovelFlex em sua forma de apresentação visual, ressaltando a importância da apresentação de um relatório escrito e descrevendo detalhes do planejamento.
Os apêndices A, B, C e D trazem alguns conceitos para melhor comprensão da gestão estratégica da comunicação mercadológica. O livro apresenta também um Glossário, para eventuais dúvidas do leitor.
Sempre otimista, minha esperança é poder colaborar com os gestores e os estudantes da comunicação na Gestão estratégica da comunicação mercadológica".
Fonte: Por Marcélia Lupetti, in thomsonlearning.locaweb.com.br
"Adotando cada vez mais o pensamento sistêmico, as organizações estão redesenhando o papel da comunicação, que passa a desempenhar uma função de extrema importância na gestão estratégica organizacional.
A comunicação passa necessariamente pelas novas tecnologias, que proporcionam uma nova relação entre a organização e seus stakeholders. Vale ressaltar que essa tecnologia é bastante inovadora, e que os processos de aprendizado e de adaptação dependem muito de como a organização planeja sua comunicação. Planejar a comunicação exige interação, unificação de mensagem, instruções, boa vontade e envolvimento de todos os colaboradores.
A comunicação integrada passa a ser cada vez mais estudada e adotada pelas grandes organizações, nas áreas administrativa, interna, institucional e mercadológica.
Esse livro tem como objetivo auxiliar gestores de comunicação que trabalham com marketing, mas não têm necessariamente formação em comunicação publicitária. Destina-se também a estudantes de comunicação, publicidade e propaganda, administração de empresas e àqueles que desejam entender o planejamento da comunicação mercadológica e o universo da comunicação mercadológica.
Gestão estratégica da comunicação mercadológica está estruturado em oito capítulos, apoiados por quatro apêndices. O Capítulo 1, O marketing e a comunicação, apresenta a origem e a evolução do marketing e da comunicação, culminando na explicação detalhada da comunicação integrada e de sua interligação com a gestão estratégica da organização.
Conceitos de planejamento e componentes como missão, visão, análise ambiental, SWOT e diagnóstico de comunicação são apresentados no Capítulo 2, Planejamento.
O Capítulo 3, Stakeholders – Objetivos – Tema, demonstra a importância da definição de cada público a ser trabalhado na comunicação mercadológica, suas características e seus possíveis objetivos requeridos. Foi dado destaque especial à interligação dos objetivos da comunicação mercadológica com os da comunicação integrada, aliados aos objetivos de marketing. Por fim, o capítulo trata da determinação de um tema como elemento integrador da comunicação.
O Posicionamento foi abordado no Capítulo 4, que demonstra os passos para a construção de um diferencial de marca. O Capítulo 5, Estratégias, sugere a adoção de ações para a comunicação mercadológica. Dependendo do público adotado, o leitor poderá desenvolver ações para a obtenção de resultados pretendidos.
O Capítulo 6, Itens para aprovação, auxilia o leitor na definição da verba de comunicação das organizações, na elaboração de um budget, na construção de um plano de ação/cronograma e na avaliação do planejamento da comunicação mercadológica.
Com o planejamento da comunicação mercadológica estruturado, o gestor estará apto a desenvolver um Briefing para as agências de comunicação. Este é o assunto do Capítulo 7.
O Capítulo 8 resume um Case MovelFlex em sua forma de apresentação visual, ressaltando a importância da apresentação de um relatório escrito e descrevendo detalhes do planejamento.
Os apêndices A, B, C e D trazem alguns conceitos para melhor comprensão da gestão estratégica da comunicação mercadológica. O livro apresenta também um Glossário, para eventuais dúvidas do leitor.
Sempre otimista, minha esperança é poder colaborar com os gestores e os estudantes da comunicação na Gestão estratégica da comunicação mercadológica".
Fonte: Por Marcélia Lupetti, in thomsonlearning.locaweb.com.br
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