Fiquei suspreso hoje ao abrir meu e-mail e encontrar uma mensagem da Tam contendo uma Nota de Esclarecimento à Sociedade. A surpresa é que veio no e-mail que uso para tratar assuntos o blog, ou seja, era para o blogueiro mesmo. Como, em face do acidente com o avião da Tam, temos publicado algumas postagens sobre a questão da gestão da comunicação em situações de crise, transcrevo abaixo a íntegra da nota.
ESCLARECIMENTO À SOCIEDADE
Ainda sob o impacto da tragédia ocorrida na última terça-feira, a TAM vem a público mais uma vez para prestar esclarecimentos à sociedade. A TAM cumpre rigorosamente todas as determinações técnicas de manutenção e operação das aeronaves de sua frota, assegurando seu compromisso absoluto com a segurança, um de seus destacados mandamentos (“mais importante que o cliente é a segurança”).
A respeito de notícias veiculadas sobre o reversor do Airbus A320, prefixo MBK, que realizou o vôo 3054, a empresa informa que:
1) O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, e o vice-presidente técnico, Ruy Amparo, responderam questionamento sobre esse item em entrevista coletiva realizada no último dia 18, quarta-feira. Portanto, já era pública desde o dia posterior ao acidente (18/7) a informação de que o reversor direito da referida aeronave estava desativado, procedimento realizado em conformidade com os manuais da fabricante Airbus e aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
2) Aviões modernos, tais como o Airbus A320, incluem em suas certificações um grande número de redundâncias em seus sistemas básicos a fim de elevar seus níveis de segurança e de eficiência operacional.
3) Os manuais do fabricante da aeronave (MEL – Lista de Equipamentos Mínimos), aprovados pelas autoridades francesa e brasileira, determinam com alto nível de precisão a configuração necessária para que o avião execute cada tipo de vôo de forma segura e absolutamente dentro das condições operacionais previstas (meteorologia e pista).
4) De acordo com a política de transparência que norteia a gestão da empresa, a TAM disponibiliza em seus sites (www.tam.com.br e www.taminforma.com.br) as cópias das páginas dos manuais certificados que mostram claramente a completa legalidade e segurança do vôo realizado com um reversor desativado.
5) Também está disponível em seus sites a cópia do livro de bordo que mostra claramente, inclusive com a assinatura do estimado Comandante Kleyber, a ausência de qualquer problema técnico que pudesse afetar a operação do vôo na partida de Porto Alegre.
6) Apresenta também a declaração da Airbus, fabricante da aeronave, que atesta a normalidade do vôo com um ou mesmo dois reversores inoperantes.
7) A TAM ressalta ainda que todos os cálculos de performance de pouso feitos pelo fabricante, e que norteiam a operação de qualquer empresa aérea em aviões de porte e tecnologia do A320, são feitos dependendo exclusivamente do sistema de freios hidráulicos do avião. Portanto, o reversor é sempre e apenas parte de um sistema redundante nas condições equivalentes ao ocorrido.
8) A aeronave prefixo MBK foi incorporada à frota da TAM em 2006 e estava com 26.320 horas de vôo. A última revisão de linha (check-A) foi realizada em 13 de junho de 2007 e a estrutural (check-C) em 27 de novembro de 2006 com vencimento previsto para julho de 2008.
9 ) As investigações do acidente estão sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica por meio do Centro Nacional de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que já encaminhou as “caixas-pretas” (Flight Data Recorder e Cockpit Voice Recorder) ao NTSB (National Transportation Safety Board), em Washington, para a leitura dos dados do vôo 3054.
Neste momento, além de lamentar a tragédia, a TAM se solidariza com a dor das famílias e dos amigos das vítimas dos passageiros e de seus funcionários. A empresa reafirma seu compromisso solene com os esforços para reduzir as conseqüências dolorosas do acidente, incluindo o forte empenho para sempre dar continuidade aos processos de informações da empresa para a sociedade.
PARA MAIS INFORMAÇÕES E ACESSO À DOCUMENTAÇÃO MENCIONADA, CLIQUE AQUI.
São Paulo, 20 de julho de 2007.
Tam Linhas Aéreas
ESCLARECIMENTO À SOCIEDADE
Ainda sob o impacto da tragédia ocorrida na última terça-feira, a TAM vem a público mais uma vez para prestar esclarecimentos à sociedade. A TAM cumpre rigorosamente todas as determinações técnicas de manutenção e operação das aeronaves de sua frota, assegurando seu compromisso absoluto com a segurança, um de seus destacados mandamentos (“mais importante que o cliente é a segurança”).
A respeito de notícias veiculadas sobre o reversor do Airbus A320, prefixo MBK, que realizou o vôo 3054, a empresa informa que:
1) O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, e o vice-presidente técnico, Ruy Amparo, responderam questionamento sobre esse item em entrevista coletiva realizada no último dia 18, quarta-feira. Portanto, já era pública desde o dia posterior ao acidente (18/7) a informação de que o reversor direito da referida aeronave estava desativado, procedimento realizado em conformidade com os manuais da fabricante Airbus e aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
2) Aviões modernos, tais como o Airbus A320, incluem em suas certificações um grande número de redundâncias em seus sistemas básicos a fim de elevar seus níveis de segurança e de eficiência operacional.
3) Os manuais do fabricante da aeronave (MEL – Lista de Equipamentos Mínimos), aprovados pelas autoridades francesa e brasileira, determinam com alto nível de precisão a configuração necessária para que o avião execute cada tipo de vôo de forma segura e absolutamente dentro das condições operacionais previstas (meteorologia e pista).
4) De acordo com a política de transparência que norteia a gestão da empresa, a TAM disponibiliza em seus sites (www.tam.com.br e www.taminforma.com.br) as cópias das páginas dos manuais certificados que mostram claramente a completa legalidade e segurança do vôo realizado com um reversor desativado.
5) Também está disponível em seus sites a cópia do livro de bordo que mostra claramente, inclusive com a assinatura do estimado Comandante Kleyber, a ausência de qualquer problema técnico que pudesse afetar a operação do vôo na partida de Porto Alegre.
6) Apresenta também a declaração da Airbus, fabricante da aeronave, que atesta a normalidade do vôo com um ou mesmo dois reversores inoperantes.
7) A TAM ressalta ainda que todos os cálculos de performance de pouso feitos pelo fabricante, e que norteiam a operação de qualquer empresa aérea em aviões de porte e tecnologia do A320, são feitos dependendo exclusivamente do sistema de freios hidráulicos do avião. Portanto, o reversor é sempre e apenas parte de um sistema redundante nas condições equivalentes ao ocorrido.
8) A aeronave prefixo MBK foi incorporada à frota da TAM em 2006 e estava com 26.320 horas de vôo. A última revisão de linha (check-A) foi realizada em 13 de junho de 2007 e a estrutural (check-C) em 27 de novembro de 2006 com vencimento previsto para julho de 2008.
9 ) As investigações do acidente estão sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica por meio do Centro Nacional de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que já encaminhou as “caixas-pretas” (Flight Data Recorder e Cockpit Voice Recorder) ao NTSB (National Transportation Safety Board), em Washington, para a leitura dos dados do vôo 3054.
Neste momento, além de lamentar a tragédia, a TAM se solidariza com a dor das famílias e dos amigos das vítimas dos passageiros e de seus funcionários. A empresa reafirma seu compromisso solene com os esforços para reduzir as conseqüências dolorosas do acidente, incluindo o forte empenho para sempre dar continuidade aos processos de informações da empresa para a sociedade.
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São Paulo, 20 de julho de 2007.
Tam Linhas Aéreas
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