Pular para o conteúdo principal

Converta o e-mail marketing em vendas

Conhecer como funciona o e-mail marketing e ter boas habilidades para redigir não bastam. É preciso saber como desenvolver um conteúdo vendedor.

Para isso, o CEO da VIRID, Walter Sabini Junior, elaborou sugestões para construção de e-mails que vendem:

Conheça o seu cliente
Um conteúdo bem elaborado, atrativo, com uma boa oferta, por exemplo, pode não funcionar se o público não for o adequado. O perfil e os interesses do destinatário precisam ser previamente detectados e irem ao encontro de sua ação. Sem isso, a campanha provavelmente o frustrará e poderá, inclusive, passar uma imagem ruim da sua empresa. Conheça a base de dados, o perfil e as preferências. Trabalhe-a construindo segmentos por interesses. Isso fortificará sua marca e evitará que o destinatário clique em opt-out (exclusão da base de dados) por excesso de tentativas de vendas de soluções ou produtos indesejados.


Saiba o motivo que leva o cliente a comprar seu produto
Antes de definir o conteúdo, pergunte-se: Qual o motivo que leva o cliente a comprar meu produto ou serviço? Elabore uma ação estratégica pensando em levar ao destinatário algo necessário ou desejado, que o motive a ir em frente e não abandonar a campanha. Descobrindo o motivo que leva o cliente a comprar o seu produto ou serviço, será mais fácil conseguir atender as expectativas e satisfazê-lo.


Fale diretamente com o cliente
Construa o conteúdo preocupando-se com a linguagem que seu cliente está acostumado. Redija um texto amigável, que seja comum para ele. Personalize a mensagem, fale direto com o cliente, fazendo com que ele se sinta especial.


Cumpra a promessa
Use a linha de assunto com cuidado, ela é muito importante. Preocupe-se em cumprir o que ela promete. Lembre-se que a linha de assunto deve ser coerente ao conteúdo. Se for uma pergunta, preocupe-se em responder. Se a idéia é transmitir informações, faça isso. Não misture colocando uma oferta de produto quando o que se espera é um conteúdo informativo com dicas e artigos, por exemplo. Preocupe-se sempre se o conteúdo está correto, cumprindo o que foi prometido e se você está oferecendo o que a base - previamente segmentada – busca.


Chame a atenção
Crie links no conteúdo do texto que chamem a atenção e sejam relevantes para o cliente. Já que a intenção é vender, aproveite para destacar o link com um benefício. Dê ao cliente uma boa razão para clicar, ofereça um forte incentivo e o coloque como link.


Não arrisque
Se você não se sentir seguro para desenvolver o conteúdo ou criar uma campanha, não arrisque. O nome da sua empresa está em jogo. Contrate especialistas e utilize uma ferramenta para os envios que mensure a ação e que ofereça relatórios que possibilitem a análise do ROI (Return On Investment). Assim você poderá, realmente, medir os resultados do trabalho desenvolvido.


Fonte: Por Walter Sabini Júnior, in www.virtualtarget.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Funcionários da Domino´s Pizza postam vídeo no You Tube e são processados

Dois funcionários irresponsáveis imaginam um vídeo “muito engraçado” usando alimentos e toda sorte de escatologia. O cenário é uma cozinha da pizzaria Domino´s. Pronto, está feito o vídeo que mais chamou a atenção da mídia americana na semana passada. Nele, os dois funcionários se divertem enquanto um espirra na comida, entre outras amostras de higiene pessoal. Tudo isso foi postado no you tube no que eles consideraram “uma grande brincadeira”. O vídeo em questão, agora removido do site, foi visto por mais de 930 mil pessoas em apenas dois dias. (o vídeo já foi removido, mas pode ser conferido em trechos nesta reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=eYmFQjszaec ) Mas para os consumidores da rede, é uma grande(síssima) falta de respeito. Restou ao presidente a tarefa de “limpar” a bagunça (e a barra da empresa). Há poucos dias, Patrick Doyle, CEO nos EUA, veio a público e respondeu na mesma moeda. No vídeo de dois minutos no You Tube, Doyle ( http://www.youtube.com/watch?v=7l6AJ49xNS