A Associação Brasileira de Marketing & Negócios – ABMN – e a Brand Finance estão elaborando um projeto para ser apresentado ao legislativo que busca a normatização e regulação do valor que os ativos intangíveis representam para uma empresa. Ao propor um Projeto de Lei que deve ser aprovado na Câmara, no Senado, na CVM e na Ibracom, a entidade e a empresa especializada em marca querem criar uma legislação que permita às empresas colocarem seus ativos intangíveis, como a marca, no balanço contábil e, assim, terem a exata noção de quanto vale uma companhia em seu todo.
Sabe-se que uma marca pode valer muito mais do que seus ativos tangíveis. De acordo com Gilson Nunes, Presidente da Brand Finance, o símbolo e todos os atributos da Nike valem quatro vezes mais que seu patrimônio. Para a Coca-Cola, os intangíveis valem 6,28 vezes mais. Em países como a Inglaterra, desde 1998 as empresas declaram a capitalização do intangível em casos de aquisições, incluindo licenças, franquias, títulos publicados, patentes e marcas.
No Brasil, as empresas trabalham como se o valor da marca estivesse embutido no valor do fluxo de caixa descontado da empresa, segundo cálculos financeiros tradicionais existentes. Neste primeiro momento, ABMN e Brand Finance estão aprontando um relatório que servirá de base para o Projeto. Este documento caracterizará os ativos intangíveis/marca e as informações financeiras, legais e contábeis nos principais países do mundo, além de abordagens para a medição e relato dos ativos intangíveis/marca.
Fonte: www.mundodomarketing.com.br
Sabe-se que uma marca pode valer muito mais do que seus ativos tangíveis. De acordo com Gilson Nunes, Presidente da Brand Finance, o símbolo e todos os atributos da Nike valem quatro vezes mais que seu patrimônio. Para a Coca-Cola, os intangíveis valem 6,28 vezes mais. Em países como a Inglaterra, desde 1998 as empresas declaram a capitalização do intangível em casos de aquisições, incluindo licenças, franquias, títulos publicados, patentes e marcas.
No Brasil, as empresas trabalham como se o valor da marca estivesse embutido no valor do fluxo de caixa descontado da empresa, segundo cálculos financeiros tradicionais existentes. Neste primeiro momento, ABMN e Brand Finance estão aprontando um relatório que servirá de base para o Projeto. Este documento caracterizará os ativos intangíveis/marca e as informações financeiras, legais e contábeis nos principais países do mundo, além de abordagens para a medição e relato dos ativos intangíveis/marca.
Fonte: www.mundodomarketing.com.br
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