Telas de plasma ou LCD e até mesmo algumas projeções holográficas para convencer o cliente. O que mais falta inventar para chamar a atenção do consumidor para um determinado produto? As empresas, além de campanhas e ações de marketing, apostam na promoção e dentro desse segmento está o ponto-de-venda. É lá que toda essa equação se resolve, no momento em que o consumidor escolhe este em detrimento daquele produto. "O que se percebe hoje no setor de marketing promocional é que as companhias estão cada vez mais investindo em ações no ponto-de-venda, além da busca pela interatividade com o consumidor", afirma o presidente da Forma Editora, empresa que organiza e promove a Brazil Promotion, evento que reúne o setor do marketing promocional, Auli de Vitto.
O executivo faz a afirmação tendo como base uma pesquisa realizada pela Associação de Marketing Promocional (Ampro), em que 86% dos entrevistados, entre profissionais da área, apontam as ações no ponto-de-venda como as mais importantes e o marketing de incentivo, ou seja, estímulo direto à venda, como as principais tendências para os próximos anos.
"A interatividade com o consumidor pode ser conseguida com o uso de equipamentos eletrônicos, tendência já observada no exterior", comenta De Vitto. O executivo conta sobre o uso de telas de plasma ou LCD em determinados locais do ponto-de-venda. "Com a leitura do código de barras de uma garrafa de um vinho, por exemplo, pode-se assistir a um vídeo que mostre opções de acompanhamento para aquele tipo de vinho, ou mesmo sua história, informações que enriquecem o conhecimento do consumidor sobre aquele produto", diz De Vitto.
Esse tipo de ação pode ser utilizado para diferentes produtos, sendo uma ferramenta importante para convencer o consumidor. Por aqui, o que se viu de mais próximo disso foi a utilização de telas de plasma em algumas redes de supermercados. Nelas, o cliente assistia vídeos - desde filmes institucionais até os comerciais veiculados na TV - sobre determinado produto, exposto próximo dos aparelhos.
Uma outra inovação nas ações realizadas em pontos-de-venda é o uso de projeções holográficas. "Essa técnica em sido utilizada no exterior e permite ao consumidor visualizar o produto por inteiro, 360°", comenta o executivo. Com o uso da holografia, é possível por exemplo, que o produto deixe a prateleira e ganhe espaço nos corredores dos locais de venda.
Esses entre outras novidades do setor do marketing promocional serão os destaques apresentados na Brazil Promotion 2007. Evento que acontece entre os dias 7 e 9 de agosto, no Transamérica Expo Center. Em sua quinta edição a feira reúne 200 expositores. "Esse é um setor que movimentou em 2006 R$ 20 bilhões e que prevê um crescimento de 13% para 2007", comenta De Vitto.
Um outro setor abordado no evento é o de brindes, que segundo De Vitto movimenta R$ 4,5 bilhões. "Trata-se de um segmento que vem crescendo muito. Hoje cerca de 50% do espaço da feira está preenchido com empresas de brindes", diz o executivo. Além da Brazil Promotion, acontecem também a Expo Bríndice 2007, Feira de Brindes, Produtos Promocionais, Presentes Corporativos & Mídia Extensiva, no Centro de Eventos São Luís, e que vai até 27 de julho. Segundo a organização do evento, a expectativa é de movimentar R$ 100 milhões em novos negócios.
Fonte: Por Sheila Horvath, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6
O executivo faz a afirmação tendo como base uma pesquisa realizada pela Associação de Marketing Promocional (Ampro), em que 86% dos entrevistados, entre profissionais da área, apontam as ações no ponto-de-venda como as mais importantes e o marketing de incentivo, ou seja, estímulo direto à venda, como as principais tendências para os próximos anos.
"A interatividade com o consumidor pode ser conseguida com o uso de equipamentos eletrônicos, tendência já observada no exterior", comenta De Vitto. O executivo conta sobre o uso de telas de plasma ou LCD em determinados locais do ponto-de-venda. "Com a leitura do código de barras de uma garrafa de um vinho, por exemplo, pode-se assistir a um vídeo que mostre opções de acompanhamento para aquele tipo de vinho, ou mesmo sua história, informações que enriquecem o conhecimento do consumidor sobre aquele produto", diz De Vitto.
Esse tipo de ação pode ser utilizado para diferentes produtos, sendo uma ferramenta importante para convencer o consumidor. Por aqui, o que se viu de mais próximo disso foi a utilização de telas de plasma em algumas redes de supermercados. Nelas, o cliente assistia vídeos - desde filmes institucionais até os comerciais veiculados na TV - sobre determinado produto, exposto próximo dos aparelhos.
Uma outra inovação nas ações realizadas em pontos-de-venda é o uso de projeções holográficas. "Essa técnica em sido utilizada no exterior e permite ao consumidor visualizar o produto por inteiro, 360°", comenta o executivo. Com o uso da holografia, é possível por exemplo, que o produto deixe a prateleira e ganhe espaço nos corredores dos locais de venda.
Esses entre outras novidades do setor do marketing promocional serão os destaques apresentados na Brazil Promotion 2007. Evento que acontece entre os dias 7 e 9 de agosto, no Transamérica Expo Center. Em sua quinta edição a feira reúne 200 expositores. "Esse é um setor que movimentou em 2006 R$ 20 bilhões e que prevê um crescimento de 13% para 2007", comenta De Vitto.
Um outro setor abordado no evento é o de brindes, que segundo De Vitto movimenta R$ 4,5 bilhões. "Trata-se de um segmento que vem crescendo muito. Hoje cerca de 50% do espaço da feira está preenchido com empresas de brindes", diz o executivo. Além da Brazil Promotion, acontecem também a Expo Bríndice 2007, Feira de Brindes, Produtos Promocionais, Presentes Corporativos & Mídia Extensiva, no Centro de Eventos São Luís, e que vai até 27 de julho. Segundo a organização do evento, a expectativa é de movimentar R$ 100 milhões em novos negócios.
Fonte: Por Sheila Horvath, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6
Comentários