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As fronteiras entre blogs e mídia tradicional

As fronteiras entre blogs e mídia tradicional estão cada vez mais diluídas. Esse é um dos achados de uma pesquisa conduzida pelo Technorati entre julho e agosto de 2008, com blogueiros da Ásia, Europa e Estados Unidos. “Blogs agora são considerados mídia”, disse Richard Jalichandra, CEO do Technorati em entrevista ao site eMarketer. “Cresce o número de blogueiros profissionais, semi-professionais e entusiastas que estão criando experiências reais de mídia. Ao mesmo tempo, a mídia vai ganhando um ar de blog, inserindo este canal ao seu conteúdo”, complementa.

Em agosto, os blogs americanos receberam 77 milhões de visitantes únicos – a título de comparação MySpace recebeu 75 milhões e Facebook, 41 milhões. Em julho, o ranking realizado pela comScore, que elenca os 10 websites de entretenimento mais visitados do mundo, incluía quatro blogs.

Outro detalhe na pesquisa chamou atenção de Paul Verna, analista sênior do eMarketer: a razão entre homens e mulheres donos de blogs. Se na Ásia e Europa os homens são predominantes (73% cada), nos Estados Unidos essa proporção é um pouco menos dramática: 57% são do sexo masculino e 43% do feminino.

Um terço dos blogueiros participantes da pesquisa disseram ter sido contactados por empresas ou agências para divulgar marcas. Aliás, as marcas estão bem presentes nesse ambiente: 34% disseram que frequentemente divulgam experiências pessoais de compra e 37% incluem perfis de produto em seus blogs.


Fonte: Por Ticiana Werneck, in www.consumidormoderno.com.br
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