Pular para o conteúdo principal

Consumidores sensíveis à crise financeira americana

Os consumidores não têm mais um forte engajamento com ideologias. Em vez disso, assumem uma postura pragmática centralizada em três fatores: o futuro do planeta, a ameaça de recessão global e a credibilidade e transparência das marcas. É o que aponta a pesquisa Humores do Cenário Atual, na 4ª Onda do Observatório de Tendências da Ipsos, realizada bianualmente, a partir de discussões com especialistas de diversas áreas e observações etnográficas na França, Estados Unidos, Japão, Inglaterra e Brasil.

O primeiro fator está relacionado às incertezas sobre o futuro do planeta e o quanto todos nós temos responsabilidade nesse processo. Ou ainda, o que estamos dispostos a fazer para atenuar problemas causados pelo aquecimento do clima. "O varejo está puxando muito isso porque tem uma grande rede de distribuidores. Grandes redes como Wal Mart, Tesco e Pão de Açúcar vendem produtos orgânicos e têm lojas verdes", afirma a diretora de pesquisa qualitativa da Ipsos, Renata Rodrigues. Na pesquisa anterior, realizada pela Ipsos em 2006, já havia essa necessidade de lidar com a realidade. Porém desta vez, sensações negativas de frustração e descrença surgiram com maior ênfase.

Neste contexto, surge um novo coletivo pragmático. "Não há mais o indivíduo altruísta. As pessoas estão interessadas em ações coletivas. Não prevalece tampouco o discurso negativo. As pessoas deixaram de reclamar e estão interessadas em fazer algo prático para amenizar os problemas surgidos com o aquecimento global", afirma Renata. Apesar do clima de insegurança, o discurso positivo prevalece sobre o negativismo. O levantamento indica ainda que ganha força a idéia de "fazer o que é possível".

Outro fator está relacionado à ameaça de recessão global causada pela crise financeira americana. Ao analisar essa hipótese, Renata projeta cenário de contenção do financiamento e consumo num primeiro momento. "Mas penso que todo o setor de produtos de prazeres imediatos (pequenos presentes e indulgências) também seria beneficiado. Essas pequenas compras atuam como pílulas de prazer no curto prazo", afirma.

Os consumidores tentam atrelar o prazer à sobrevivência no cotidiano. Ao fazer essa escolha, tornam-se mais livres, convivendo em universos díspares de experiências. Desde uma noitada no sábado na Vila Country, em São Paulo, até o ensaio da escola de samba Mocidade Alegre, no domingo.

A diretora da área de Shopper & Retail da Ipsos, Sonia Bittar, acredita no entanto, que a crise econômica tem efeito efêmero. "A grande tendência das compras que fica é a do verde, da busca do equilíbrio interior com os produtos sustentáveis".

O terceiro fator na mente do consumidor está relacionado à busca de credibilidade, resgate de valores tradicionais e de transparência. "A eleição nos EUA representa uma mudança ética no país com a presença de um candidato negro (o democrata Barack Obama) à presidência da república. É a busca pela transparência", afirma Renata.

O estudo identifica ainda outras atitudes no século XXI. Convivendo simultaneamente com a postura de não consumir tanto e customizar mercadorias, há quem tenha atitudes de escapismo, com o culto do "over", do exagero. Ou sentimentos ainda mais confusos, como euforia, desejo de intensidade e hipervalorização da experiência.

"Nesse universo há muito splash de cor, a extravagância num escapismo da realidade. Nas classes de renda mais alta essas experiências de compras de 25 mil euros por pequenos objetos do desejo já chegaram ao limite. A crescente infantilização dos consumidores com o consumo de toy art ou de brinquedos para adultos também é expressão desse escapismo", afirma Renata.

Os consumidores também estão ávidos por envolvimento com marcas e experiências no ponto de venda. E procuram ambientes agradáveis de compras. O supermercado La Grande Epicerie Paris (grupo Bon Marché) que utiliza a assinatura no website "O único lugar onde comer é uma arte" oferece essa sensação sensorial. "As verduras têm orvalho, os bombons são vendidos e armazenados como flores e as águas são temáticas", afirma Sonia. Na Pour Wines, de Nova York, as lojas têm arquitetura diferenciada, bar para degustação e espaço de livros temáticos.

No Brasil, a diretora da Ipsos Sonia acredita que as Casas Bahia são uma grande entregadora de experiências. "Desde o tratamento dos funcionários aos clientes, até o crédito oferecido, o cenário de Disney nas Super Casas Bahia no final do ano, e os produtos das lojas são uma experiência com a marca. Proporcionar experiências é contar histórias da marca".

"Na Europa, a gravadora Virgin vende experiências de adrenalina, como pulos de bang jump. Essas experiências de marca também são vendidas na tradicional loja de departamento de Londres Harrods. E são momentos cada vez mais temáticos. Não basta ir para Paris. A experiência gourmet é com o chef do Hotel Ritz de Paris", afirma Renata.

Marcas de luxo como Gucci, Dolce & Gabanna e Bulgari não vendem apenas. Passaram a abrir cafés proporcionando ambientes de interação. A Bulgari investiu em hotéis e resorts.

Brindes definem compra
A área de Shopper & Retail da Ipsos também realizou pesquisa em 15 mercados com compradores de 20 a 59 anos, de ambos os sexos, destacando a importância do brinde na decisão de compra do consumidor, principalmente na Argentina, Brasil, México e Espanha, países onde o consumidor declara ter uma relação mais afetiva com as marcas.

De acordo com o estudo, 52% dos entrevistados compraram produtos com brinde promocional (51% o fizeram num período de três meses). Os itens comprados foram alimentos (52%), higiente pessoal (33%) e limpeza (29%). Os brindes mais desejados são os úteis. Uma das conclusões do estudo é que o consumidor não quer mais ganhar brindes inúteis.

As marcas que oferecem brindes são motivo de orgulho para consumidores (55%). Outros 52% acreditam que a marca, ao distribuir presentes, se preocupa com a família; 50% acham que vale a pena pagar mais por produtos com brindes e 47% aumentaram compras de marcas que investem neste tipo de promoção.

Quem não é motivado por "gifts", prefere promoções de preço (53%) ou continua fiel a uma determinada marca (47%). "Os brindes têm de ser entregues na hora e ter uma utilidade. Percebemos também que os brindes colecionáveis ao longo do tempo não funcionam mais. O sucesso do Mc Lanche Feliz, demonstra isso. É um brinde barato que o consumidor leva na hora. Os brindes mais sofisticados como as canecas com design do Pão de Açúcar são signos de sofisticação e têm ligação com a marca", afirma diretora de Shopper & Retail da Ipsos, Sonia Bittar.

Entre as promoções preferidas dos consumidores estão a tradicional "leve 3, pague 2", com 45% das preferências e "ganhe um terço a mais do produto", com 36%.

A promoção das canecas Nescafé e canecas Nescau estão também entre as de maior sucesso do País. "O oferecimento de um brinde também é a oportunidade de ilustrar a marca com uma história", afirma Sonia.


Fonte: Por Sandra Silva, in www.meioemensagem.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç