Vencedores do Prêmio Intangíveis Brasil

As mil maiores empresas brasileiras, à exceção de holdings, vem sendo sistematicamente avaliadas desde janeiro deste ano, de acordo com os diversos critérios e etapas de avaliação para o PIB. Neste período, uma parte das empresas já foi desqualificada em função dos critérios de exclusão definidos para a premiação, disponíveis no endereço acima. As empresas selecionadas para a segunda etapa da avaliação receberam um questionário por e-mail.

Com base nesse conjunto de informações, uma equipe multidisciplinar de analistas especializados nos 8 ativos monitorados (Governança Corporativa; Sustentabilidade; Marcas; Conhecimento Corporativo; Inovação; Tecnologia da Informação e Internet; Talentos; Clientes e Consumidores), suportada por um corpo de notáveis, avaliou as empresas nessas 8 categorias de ativos em 15 setores de economia a fim de definir o ranking dos 50 melhores – CMDOM50, os TOP 5 por setor e os vencedores em cada ativo.

É importante realçar que o prêmio parte da premissa central de que ativo intangível só tem valor se é percebido pelo stakeholder externo e que tem como prerrogativas tanto gerar, como proteger valor ao acionista. Desta forma, a metodologia IAM, da DOM Strategy Partners, adaptada para finalidades do prêmio, adota como referencial a posição exógena (de fora para dentro), ou seja, simula a percepção dos diversos stakeholders externos à organização, tais como acionistas, investidores, analistas, market-makers, clientes, colaboradores, mídia, blogueiros, ONGs, setor público, etc.

De acordo com Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e responsável técnico pela metodologia e pelo prêmio, os valores intangíveis de uma empresa (bens não-físicos) constituem parte do valor econômico de uma companhia que, geralmente, não fazem parte de seu valor tangível contábil (patrimônio, receitas, lucros). No entanto, os ativos tangíveis são facilmente identificáveis e, portanto, passíveis de serem copiados pelos concorrentes; já com os intangíveis isso não acontece facilmente. “Como os balanços atuais não discriminam os intangíveis como ativos de valor, os mesmos são considerados como despesas ou custos para as empresas”, explica o consultor.

Para Roberto Meir, publisher do Grupo Padrão e um dos idealizadores da premiação, o prêmio PIB é uma iniciativa pioneira, arrojada e absolutamente necessária ao mercado nacional, ainda mais agora que as companhias abertas terão, até 2010, de adequar suas demonstrações contábeis ao padrão internacional IFRS (Internacional Financial Reporting Standards), que endereça a necessidade de identificação e avaliação de alguns dos ativos intangíveis mais claros.

“Como publisher de revistas especializadas em questões intangíveis, como marcas, reputação, relacionamento, clientes, sustentabilidade (Consumidor Moderno) e tecnologia, gestão, inovação, conhecimento (B2B Magazine), percebi que já era hora de o País reconhecer a competência dos empresários e executivos realmente preocupados em construir empresas perenes, competitivas e transparentes. O PIB veio para realçar esse perfil de empresa e estamos extremamente satisfeitos com o que estamos colhendo já neste segundo ano. A credibilidade metodológica, a riqueza dos parceiros envolvidos e o evento em si são nossa fórmula para a credibilidade que estamos construindo”, ressalta Meir.

Confira a lista de vencedores do Prêmio Intangíveis Brasil:

Marca Brasil: Ambev (Guaraná Antártica)
Top Intangíveis Sustentabilidade: Banco Real
Luxo: Iguatemi
Melhor no Novo Mercado: Cyrela
Pioneirismo: BNDES


Clientes e Consumidores: O Boticário
Conhecimento Corporativo: Petrobrás
Governança Corporativa: CPFL
Inovação: Samarco
Marcas: Vale
Sustentabilidade: Aracruz
Talentos: Ambev
Tecnologia da Informação e Internet: Bradesco


Fonte: www.consumidormoderno.com.br
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