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A festa junina como estratégia de folkmarketing

A festa junina em Campina Grande: uma estratégia de folkmarketing. Este é o titulo do livro que o professor Severino Alves de Lucena, lança nesta segunda-feira, 2, às 17h, no auditório da PBTUR, Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa.

Trata-se de uma tese de doutoramento na área de Comunicação e Cultura na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

O trabalho teve como objeto de estudo a festa junina de Campina Grande. A tese analisa os discursos das organizações públicas e privadas patrocinadoras e apoiadoras do evento, que se apropriam do universo simbólico do círculo junino (balões, comidas típicas, danças, matutos e músicas), como estratégia de comunicação dirigida para o seu público alvo de interesse com objetivos mercadológicos e institucionais.

A pesquisa aconteceu de 2000 a 2004 e os elementos que integram o seu universo são outdoors; embalagens de bebidas e cigarros; cenários dos shoppings; parque do povo; clínica odontológica; supermercados; cartões telefônicos; programa oficial da festa e outros.

Com apresentação do pesquisador e estudioso da cultura popular e folkcomunicação, professor Roberto Benjamim, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Comissão Pernambucana de Folclore, o livro é composto de quatro capítulos: origem da festa, pressupostos teóricos, metodologia e considerações finais.

A festa junina em Campina Grande: uma estratégia de folkmarketing também será lançado no dia 16 de agosto na X Conferência de Brasileira de Folkcomunicação,em Ponta Grossa (PR); no dia 19 de setembro no Congresso Brasileiro de Folclore, em Fortaleza (CE); e no dia 06 de novembro, por ocasião do Congresso Internacional de Comunicação, na PUC-RS.

Severino Alves de Lucena Filho é professor do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB e pesquisador da Rede Brasileira de Folkcomunicação.


Fonte: Wscom Online

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