Transcrevo aqui a íntegra do artigo "O valor da voz interior", de autoria de Luca Cavalcanti, diretor de marketing do Bradesco, veiculado na revista Meio & Mensagem. O texto aborda sobre o marketing interno e a necessidade de alinhamento entre os públicos interno e externo com objetivos e valores da organização. Vale a pena conferir:
"A publicidade é a arte de seduzir os consumidores, tendo a venda como uma de suas principais missões. A boa publicidade, no entanto, não se atém apenas ao imediatismo das ações e estratégias de curto prazo, pois deve também ser capaz de vender hoje e contribuir para a construção da marca amanhã. Mas a construção desse futuro tem em outro público — que não o consumidor — um pilar fundamental. Trata-se dos funcionários da empresa, uma audiência primária que deve ser vista como embaixadora da imagem da organização em meio a diferentes públicos.
O diálogo com o corpo funcional é chamado por muitos de endomarketing. Pessoalmente, porém, acho mais adequado o denominarmos de marketing interno, a fim de conferir o devido status a esse conjunto de ferramentas cujo objetivo é informar e engajar a equipe quanto aos valores e metas da empresa.
O desenvolvimento constante de campanhas motivacionais e de ferramentas de treinamento para o corpo funcional permite a ampliação do conhecimento do capital humano da empresa. São essas pessoas que podem ajudar a vender o produto/serviço, na medida em que exercem grande influência por meio do contato direto que têm com o consumidor.
Nenhuma estratégia publicitária que vise o público externo apresentará profunda consistência se o público interno da organização não estiver alinhado a ela. A estratégia, as peças e o treinamento que constituem uma nova abordagem de venda devem ser sempre enviados aos funcionários com antecedência ao seu lançamento externo, para que eles não apenas tenham uma visão de onde a empresa se encontra, como para onde ela quer ir.
Segundo o consultor americano John Case, “se você quiser saber o que seus clientes pensam da sua empresa, procure descobrir o que os seus empregados pensam de sua empresa”. Isso significa que, ao medir a pulsação dos colaboradores, teremos um diagnóstico real de como a organização é de fato percebida.
Tratar com cuidado e pertinência essa audiência primária propicia um ambiente organizacional de maior confiabilidade e coesão. Por isso a comunicação interna é fator fundamental para se alcançar êxito em ações de marketing. Bem informados e engajados, os funcionários podem incrementar suas habilidades, aumentar sua motivação e produtividade, o que leva à minimização de eventuais frustrações e turn over de pessoas-chave.
De outro lado, as lideranças também precisarão estar abertas e organizadas para receberem informações mais detalhadas sobre suas equipes, treinando para escutar os subordinados e saber quais são os desejos, necessidades e dificuldades apontadas a eles pelos clientes, com o objetivo de auxiliar na disseminação de suas idéias e metas.
Hoje em dia a tecnologia permite um intenso fluxo interno de informação, por meio de diversas ferramentas online capazes de abarcar quase todo o quadro de pessoal, seja por TV corporativa, e-mail, blogs (que permite que as equipes dêem sua opinião), SMS, videoconferência, treinamento a distância, etc.
A implantação de procedimentos que chequem periodicamente as rotinas de serviços e o padrão de atendimento aos clientes alerta sobre eventuais desvios das normas estabelecidas, auxiliando, do ponto de vista de processo, que o diálogo entre as lideranças e seus funcionários seja tão eficiente quanto o estabelecido pelos funcionários em meio aos clientes da organização.
Se no passado os esforços eram mais horizontais, estando eminentemente concentrados ao produto e ao ganho em escala de mercado, em plena sociedade da informação a verticalização das relações comerciais torna imperativo alinhar públicos interno e externo aos objetivos e valores da organização, pois a percepção deles influenciará diretamente no valor da sua oferta".
Fonte: Por Luca Cavalcanti, in www.meioemensagem.com.br
"A publicidade é a arte de seduzir os consumidores, tendo a venda como uma de suas principais missões. A boa publicidade, no entanto, não se atém apenas ao imediatismo das ações e estratégias de curto prazo, pois deve também ser capaz de vender hoje e contribuir para a construção da marca amanhã. Mas a construção desse futuro tem em outro público — que não o consumidor — um pilar fundamental. Trata-se dos funcionários da empresa, uma audiência primária que deve ser vista como embaixadora da imagem da organização em meio a diferentes públicos.
O diálogo com o corpo funcional é chamado por muitos de endomarketing. Pessoalmente, porém, acho mais adequado o denominarmos de marketing interno, a fim de conferir o devido status a esse conjunto de ferramentas cujo objetivo é informar e engajar a equipe quanto aos valores e metas da empresa.
O desenvolvimento constante de campanhas motivacionais e de ferramentas de treinamento para o corpo funcional permite a ampliação do conhecimento do capital humano da empresa. São essas pessoas que podem ajudar a vender o produto/serviço, na medida em que exercem grande influência por meio do contato direto que têm com o consumidor.
Nenhuma estratégia publicitária que vise o público externo apresentará profunda consistência se o público interno da organização não estiver alinhado a ela. A estratégia, as peças e o treinamento que constituem uma nova abordagem de venda devem ser sempre enviados aos funcionários com antecedência ao seu lançamento externo, para que eles não apenas tenham uma visão de onde a empresa se encontra, como para onde ela quer ir.
Segundo o consultor americano John Case, “se você quiser saber o que seus clientes pensam da sua empresa, procure descobrir o que os seus empregados pensam de sua empresa”. Isso significa que, ao medir a pulsação dos colaboradores, teremos um diagnóstico real de como a organização é de fato percebida.
Tratar com cuidado e pertinência essa audiência primária propicia um ambiente organizacional de maior confiabilidade e coesão. Por isso a comunicação interna é fator fundamental para se alcançar êxito em ações de marketing. Bem informados e engajados, os funcionários podem incrementar suas habilidades, aumentar sua motivação e produtividade, o que leva à minimização de eventuais frustrações e turn over de pessoas-chave.
De outro lado, as lideranças também precisarão estar abertas e organizadas para receberem informações mais detalhadas sobre suas equipes, treinando para escutar os subordinados e saber quais são os desejos, necessidades e dificuldades apontadas a eles pelos clientes, com o objetivo de auxiliar na disseminação de suas idéias e metas.
Hoje em dia a tecnologia permite um intenso fluxo interno de informação, por meio de diversas ferramentas online capazes de abarcar quase todo o quadro de pessoal, seja por TV corporativa, e-mail, blogs (que permite que as equipes dêem sua opinião), SMS, videoconferência, treinamento a distância, etc.
A implantação de procedimentos que chequem periodicamente as rotinas de serviços e o padrão de atendimento aos clientes alerta sobre eventuais desvios das normas estabelecidas, auxiliando, do ponto de vista de processo, que o diálogo entre as lideranças e seus funcionários seja tão eficiente quanto o estabelecido pelos funcionários em meio aos clientes da organização.
Se no passado os esforços eram mais horizontais, estando eminentemente concentrados ao produto e ao ganho em escala de mercado, em plena sociedade da informação a verticalização das relações comerciais torna imperativo alinhar públicos interno e externo aos objetivos e valores da organização, pois a percepção deles influenciará diretamente no valor da sua oferta".
Fonte: Por Luca Cavalcanti, in www.meioemensagem.com.br
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Grande abraço
Luca Cavalcanti