Transcrevo abaixo a entrevista sobre a credibilidade dos blogs, realizada por Pedro Serra e publicada no Blog Na Média com Gustavo Loureiro, do Blog Marketeando. Vale a pena conferir:
Na Média - Como você vê a credibilidade dos blogs hoje em dia?
Gustavo - Os blogs ainda são vistos como um diário onde o blogueiro escreve sobre assuntos que acha relevante. O mundo dos blogs corporativos ainda está em fase embrionária. Muitas revistas já falaram das vantagens e desvantagens de se usar blogs corporativos como estratégia para os seus negócios e marcas, mas ainda esbarramos em uma cultura empresarial “antiquada”.
Na Média - O que o levou a ter um blog?
Gustavo - A necessidade de estar sempre me atualizando no que se refere a marketing. Tendo que escrever, tenho sempre que buscar novas informações sobre marketing, negócios e empreendedorismo.
Na Média - Qual o tipo de pessoa que acessa o seu blog?
Gustavo - Estudantes, empresários, amigos e pessoas da minha rede de relacionamento em geral.
Na Média - Como, em sua opinião, as empresas vêem a blogosfera hoje em dia?
Gustavo - Sinceramente, acho que as empresas ainda não vêem a blogosfera. Acho que isso vai levar um tempo ainda para mudar. É complicado dizer isso, pois quando somos profissionais da área, a gente acha que o blog e a blogosfera fazem parte do nosso cotidiano, e fazem mesmo. Na verdade o blog e a blogosfera ainda não fazem parte do cotidiano da grande maioria dos clientes. São poucas as empresas que estão investindo em Social Media e CGM (Consumer Generated Media) hoje.
Na Média - Como as pessoas podem transformar um blog em algo profissional e rentável?
Gustavo - Existem algumas formas de fazer com que o blog se torne rentável. Uma forma simples é usando o Google Adsense e a outra é fazendo review patrocinada. Na segunda, acho que as pessoas devem ter cuidado ao vender releases para empresas, pois quando nos tornamos blogueiros, nos tornamos formadores de opinião e as pessoas passam a acreditar que se estamos falando de uma determinado produto, serviço ou marca, é nossa opinião que está ali. Aqueles que quiserem praticar o review patrocinado devem deixar claro o que é uma propaganda (post pago) e o que é um post comum. Importante, nenhuma das duas formas vai te transformar num milionário.
Na Média - Muitas empresas vêm optando por criar blogs ao invés de páginas institucionais tradicionais como forma de se comunicar com o seu público. Qual o objetivo destas empresas quando optam por este caminho?
Gustavo - Na minha opinião, reduzir custos e ganhar mobilidade. Você não fica mais dependente de atualizações feitas pela equipe de TI ou web. Qualquer um pode postar uma informação.
Na Média - O que é a Web 2.0?
Gustavo - Muita gente fala muita coisa sobre web 2.0 e, na minha opinião, web 2.0 tem dois pilares, conteúdo colaborativo e plataforma de aplicação. Você hoje pode escrever um contrato no Google Docs e enviar para o seu cliente em qualquer computador com acesso a internet. Isso é a nova geração de plataforma de aplicação. E hoje você pode fazer notícia, fazer vídeos, podcast e postar na web, isso seria conteúdo colaborativo. A gente teoricamente não precisaria mais de um jornalista para escrever conteúdo na internet. “Qualquer um pode fazer notícia”. A wikipedia é um exemplo clássico de conteúdo colaborativo que surgiu com a web 2.0.
Na Média - Com muito do conteúdo da internet sendo gerado pelos próprios usuários, como ficará, na sua opinião, a situação das empresas que geram conteúdo na web, como os jornais e portais de notícia?
Gustavo - Acho que eles vão apenas se adaptar a essa nova realidade. O Terra já faz isso e outros grandes portais com IG também. Agora quem quiser saber o que pode acontecer num futuro nem tão distante assim, acesse a internet e veja o vídeo no endereço http://mccd.udc.es/orihuela/epic/. Mostrei esse vídeo uma vez a dois amigos jornalistas e quando o filme acabou eu perguntei o que eles estariam fazendo em 2014…
Fonte: Por Pedro Serra, in namedia.wordpress.com
Na Média - Como você vê a credibilidade dos blogs hoje em dia?
Gustavo - Os blogs ainda são vistos como um diário onde o blogueiro escreve sobre assuntos que acha relevante. O mundo dos blogs corporativos ainda está em fase embrionária. Muitas revistas já falaram das vantagens e desvantagens de se usar blogs corporativos como estratégia para os seus negócios e marcas, mas ainda esbarramos em uma cultura empresarial “antiquada”.
Na Média - O que o levou a ter um blog?
Gustavo - A necessidade de estar sempre me atualizando no que se refere a marketing. Tendo que escrever, tenho sempre que buscar novas informações sobre marketing, negócios e empreendedorismo.
Na Média - Qual o tipo de pessoa que acessa o seu blog?
Gustavo - Estudantes, empresários, amigos e pessoas da minha rede de relacionamento em geral.
Na Média - Como, em sua opinião, as empresas vêem a blogosfera hoje em dia?
Gustavo - Sinceramente, acho que as empresas ainda não vêem a blogosfera. Acho que isso vai levar um tempo ainda para mudar. É complicado dizer isso, pois quando somos profissionais da área, a gente acha que o blog e a blogosfera fazem parte do nosso cotidiano, e fazem mesmo. Na verdade o blog e a blogosfera ainda não fazem parte do cotidiano da grande maioria dos clientes. São poucas as empresas que estão investindo em Social Media e CGM (Consumer Generated Media) hoje.
Na Média - Como as pessoas podem transformar um blog em algo profissional e rentável?
Gustavo - Existem algumas formas de fazer com que o blog se torne rentável. Uma forma simples é usando o Google Adsense e a outra é fazendo review patrocinada. Na segunda, acho que as pessoas devem ter cuidado ao vender releases para empresas, pois quando nos tornamos blogueiros, nos tornamos formadores de opinião e as pessoas passam a acreditar que se estamos falando de uma determinado produto, serviço ou marca, é nossa opinião que está ali. Aqueles que quiserem praticar o review patrocinado devem deixar claro o que é uma propaganda (post pago) e o que é um post comum. Importante, nenhuma das duas formas vai te transformar num milionário.
Na Média - Muitas empresas vêm optando por criar blogs ao invés de páginas institucionais tradicionais como forma de se comunicar com o seu público. Qual o objetivo destas empresas quando optam por este caminho?
Gustavo - Na minha opinião, reduzir custos e ganhar mobilidade. Você não fica mais dependente de atualizações feitas pela equipe de TI ou web. Qualquer um pode postar uma informação.
Na Média - O que é a Web 2.0?
Gustavo - Muita gente fala muita coisa sobre web 2.0 e, na minha opinião, web 2.0 tem dois pilares, conteúdo colaborativo e plataforma de aplicação. Você hoje pode escrever um contrato no Google Docs e enviar para o seu cliente em qualquer computador com acesso a internet. Isso é a nova geração de plataforma de aplicação. E hoje você pode fazer notícia, fazer vídeos, podcast e postar na web, isso seria conteúdo colaborativo. A gente teoricamente não precisaria mais de um jornalista para escrever conteúdo na internet. “Qualquer um pode fazer notícia”. A wikipedia é um exemplo clássico de conteúdo colaborativo que surgiu com a web 2.0.
Na Média - Com muito do conteúdo da internet sendo gerado pelos próprios usuários, como ficará, na sua opinião, a situação das empresas que geram conteúdo na web, como os jornais e portais de notícia?
Gustavo - Acho que eles vão apenas se adaptar a essa nova realidade. O Terra já faz isso e outros grandes portais com IG também. Agora quem quiser saber o que pode acontecer num futuro nem tão distante assim, acesse a internet e veja o vídeo no endereço http://mccd.udc.es/orihuela/epic/. Mostrei esse vídeo uma vez a dois amigos jornalistas e quando o filme acabou eu perguntei o que eles estariam fazendo em 2014…
Fonte: Por Pedro Serra, in namedia.wordpress.com
Comentários
Agradeço pela referência no seu blog. Só agora que ví a reprodução da entrevista, pois apareceu em uma pesquisa que fiz no gooooogle.
aproveitei para conhecer melhor sua página... muito boa.
um abraço,
Pedro