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Credibilidade dos Blogs, a visão do marketeiro

Transcrevo abaixo a entrevista sobre a credibilidade dos blogs, realizada por Pedro Serra e publicada no Blog Na Média com Gustavo Loureiro, do Blog Marketeando. Vale a pena conferir:


Na Média - Como você vê a credibilidade dos blogs hoje em dia?
Gustavo - Os blogs ainda são vistos como um diário onde o blogueiro escreve sobre assuntos que acha relevante. O mundo dos blogs corporativos ainda está em fase embrionária. Muitas revistas já falaram das vantagens e desvantagens de se usar blogs corporativos como estratégia para os seus negócios e marcas, mas ainda esbarramos em uma cultura empresarial “antiquada”.

Na Média - O que o levou a ter um blog?
Gustavo - A necessidade de estar sempre me atualizando no que se refere a marketing. Tendo que escrever, tenho sempre que buscar novas informações sobre marketing, negócios e empreendedorismo.

Na Média - Qual o tipo de pessoa que acessa o seu blog?
Gustavo - Estudantes, empresários, amigos e pessoas da minha rede de relacionamento em geral.

Na Média - Como, em sua opinião, as empresas vêem a blogosfera hoje em dia?
Gustavo - Sinceramente, acho que as empresas ainda não vêem a blogosfera. Acho que isso vai levar um tempo ainda para mudar. É complicado dizer isso, pois quando somos profissionais da área, a gente acha que o blog e a blogosfera fazem parte do nosso cotidiano, e fazem mesmo. Na verdade o blog e a blogosfera ainda não fazem parte do cotidiano da grande maioria dos clientes. São poucas as empresas que estão investindo em Social Media e CGM (Consumer Generated Media) hoje.

Na Média - Como as pessoas podem transformar um blog em algo profissional e rentável?
Gustavo - Existem algumas formas de fazer com que o blog se torne rentável. Uma forma simples é usando o Google Adsense e a outra é fazendo review patrocinada. Na segunda, acho que as pessoas devem ter cuidado ao vender releases para empresas, pois quando nos tornamos blogueiros, nos tornamos formadores de opinião e as pessoas passam a acreditar que se estamos falando de uma determinado produto, serviço ou marca, é nossa opinião que está ali. Aqueles que quiserem praticar o review patrocinado devem deixar claro o que é uma propaganda (post pago) e o que é um post comum. Importante, nenhuma das duas formas vai te transformar num milionário.

Na Média - Muitas empresas vêm optando por criar blogs ao invés de páginas institucionais tradicionais como forma de se comunicar com o seu público. Qual o objetivo destas empresas quando optam por este caminho?
Gustavo - Na minha opinião, reduzir custos e ganhar mobilidade. Você não fica mais dependente de atualizações feitas pela equipe de TI ou web. Qualquer um pode postar uma informação.

Na Média - O que é a Web 2.0?
Gustavo - Muita gente fala muita coisa sobre web 2.0 e, na minha opinião, web 2.0 tem dois pilares, conteúdo colaborativo e plataforma de aplicação. Você hoje pode escrever um contrato no Google Docs e enviar para o seu cliente em qualquer computador com acesso a internet. Isso é a nova geração de plataforma de aplicação. E hoje você pode fazer notícia, fazer vídeos, podcast e postar na web, isso seria conteúdo colaborativo. A gente teoricamente não precisaria mais de um jornalista para escrever conteúdo na internet. “Qualquer um pode fazer notícia”. A wikipedia é um exemplo clássico de conteúdo colaborativo que surgiu com a web 2.0.

Na Média - Com muito do conteúdo da internet sendo gerado pelos próprios usuários, como ficará, na sua opinião, a situação das empresas que geram conteúdo na web, como os jornais e portais de notícia?
Gustavo - Acho que eles vão apenas se adaptar a essa nova realidade. O Terra já faz isso e outros grandes portais com IG também. Agora quem quiser saber o que pode acontecer num futuro nem tão distante assim, acesse a internet e veja o vídeo no endereço http://mccd.udc.es/orihuela/epic/. Mostrei esse vídeo uma vez a dois amigos jornalistas e quando o filme acabou eu perguntei o que eles estariam fazendo em 2014…


Fonte: Por Pedro Serra, in namedia.wordpress.com

Comentários

Anônimo disse…
Fábio,

Agradeço pela referência no seu blog. Só agora que ví a reprodução da entrevista, pois apareceu em uma pesquisa que fiz no gooooogle.

aproveitei para conhecer melhor sua página... muito boa.

um abraço,

Pedro
Anônimo disse…
hi, good site very much appreciatted

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