Pular para o conteúdo principal

Rali é estratégia para fidelizar clientes

As montadoras de automóveis investem na realização de ralis, passeios de aventura e na exposição dos carros em competições off-road para conquistar e fidelizar os apreciadores de veículos 4x4. Essa prática de marketing de relacionamento atinge cada vez mais adeptos. São realizadas mais de 170 etapas de ralis por ano no País, e o número de pilotos e navegadores filiados à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) ultrapassa 2 mil.

No Brasil desde 1991, a Mitsubishi Motors realiza as provas desde 1996. Segundo a diretora de projetos especiais da marca, Corinna Souza Ramos, o rali é a principal ação de relacionamento com o cliente da montadora no País, que aposta na competição para fidelizar os clientes. "Além de divulgar a marca, o evento fideliza o cliente. Conheço participantes com cinco Mitsubishi na garagem ou que estão no oitavo carro, e já vi executivos com o carro todo adesivado (com os patrocinadores) andando nas ruas de São Paulo", diz Corinna.

As provas da montadora, que distribuirá de prêmio R$ 500 mil em dinheiro neste ano, reúnem até 260 equipes por etapa, número superior aos 161 do último Rally dos Sertões e 185 do Paris Dakar. A empresa promove 27 etapas por ano, que contam com 30 patrocinadores, entre eles Castrol, Bic Banco, Amarula Cream, Nívea, Dupont, Mapfre Seguros, Gol, Daslu Homem, Reebok e Pirelli.

Por conta dessa procura em participar das provas, a Mitsubishi iniciou no ano passado a produção de veículos voltados exclusivamente para disputas de ralis: Pajero TR4R, L200 RS e L200 R). "O evento começou a crescer e a marca passou a vender mais carros. Muitas pessoas compram o carro para participar das provas". A Mitsubishi vendeu 18 mil carros de janeiro a agosto deste ano, 16% a mais que em igual período do ano passado.

A Nissan do Brasil promove desde 2005 o passeio de aventura Ecotrip Nissan, para veículos 4X4. "A idéia foi lançar um evento de relacionamento com os clientes para proporcionar uma conexão emocional com eles", diz o gerente de comunicação para o Mercosul da Nissan, Fernando Menezes, que ressalta que essa é a ação de marketing mais antiga e consistente da marca no País. O objetivo, diz ele, é fidelizar os clientes que já possuem carros da marca. A empresa espera sentir o retorno da Ecotrip com o lançamento de uma edição de luxo da pick-up Nissan Frontier, prevista para este ano.

Com percurso idealizado pela Xplorar, a Ecotrip é um passeio em comboio, que parte de uma concessionária da marca até o ponto de destino. O executivo diz que muitos participantes do passeio nunca tinham usado o cambio 4x4 e outros nem sabiam usá-lo. "Eles descobrem que compraram um carro muito melhor do que imaginavam", diz. Com patrocínio da Financeira Renault e da Goodyear, a montadora vai realizar sete etapas neste ano.

A Toyota realiza desde 2003 o rali de regularidade "Toyota Hillux Expedition", para os proprietários de veículos Toyota 4x4 (Bandeirante, Hilux, SW4, Land Cruiser Prado e Rav4). A montadora informa que os dois objetivos para ter criado o Hilux Expedition é estar perto dos clientes e proporcionar a eles uma experiência diferente, colocando à prova os recursos dos veículos 4x4. A participação na competição cresce a cada ano cerca de 10% em cada etapa, o que leva a montadora, às vezes, limitar o número de inscrições. Neste ano serão cinco etapas.

Outras montadoras, como a General Motors, fornecem seus carros para competições off-road. "São os testes de durabilidade mais agressivos que existem para demonstrar a performance e robustez da linha", diz o diretor de marketing da GM do Brasil, Samuel Russell. A empresa compete com a pick-up S10 no Rally dos Sertões e no Cross Country, e a partir deste ano começou a correr com o Celta 1.4 no Brasileiro de Rali de Velocidade.

Russell observa que o retorno do investimento nas competições supera em 150% o dinheiro gasto. A montadora prevê a venda de 20 mil modelos S10 neste ano, volume 6% maior ao registrado em 2006.


Fonte: Por Gustavo Viana, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç