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Marcas preparam Páscoa com produtos diferenciados

A Páscoa deste ano promete. Quem afirma isso não são os chocólatras, e sim a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados). De acordo com a entidade, serão produzidos 24 mil toneladas de chocolates, levando o Brasil ao posto de vice-líder do ranking dos países que mais produzem ovos de páscoa no mundo. Serão fabricados 113 milhões de unidades de ovos de chocolate.

Com um aumento de 4,8% na produção em relação ao ano anterior, o Brasil só perderá para a Inglaterra na produção destas guloseimas. O mais curioso é que os ovos de páscoa não são o carro-chefe da comercialização de chocolate durante o ano, já que, segundo a Abicab, das 329 mil toneladas de chocolate produzidas, os ovos correspondem a 7% do total. Porém, com tanto chocolate disponível, o consumidor deve evitar a azia, já que os preços devem subir cerca de 8%, assim como o colesterol dos consumidores.

De mãos dadas com os coelhinhos da Páscoa estão as empresas especializadas em chocolate como Lacta, Garoto e Nestlé, além de Nutty, Arcor e, claro, redes varejistas como Carrefour. Pudera, já que a estimativa é de que sejam gastos aproximadamente R$ 828 milhões. No Brasil, o consumo de produtos provenientes da Páscoa está dividido por estados e São Paulo é o primeiro com 45% do consumo. A região Sul corresponde por 20% enquanto Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro respondem por 18%. Já no Norte e Nordeste o consumo atinge 8% e no Centro Oeste e Distrito Federal, 9%.

Garoto investe em suas marcas
Com tanto dinheiro em jogo, a Garoto trata de dar opções aos consumidores ávidos por chocolate. Para esta Páscoa a empresa apresenta 14 lançamentos e renova 70% de sua linha aproveitando a comemoração dos 80 anos da marca. A ideia é atingir todos os públicos e desenvolver novos produtos sob as marcas mais conhecidas do portfólio da empresa como Talento, Baton e Serenata de Amor.

A linha Baton será destinada ao público infantil e dará brindes como canecas com personagens, mini-moto, mini-barco, passaporte para o parque Hopi Hari e até lanternas. Já o Serenata de Amor oferece seis novos produtos direcionados ao público jovem e adulto.

Mas, o carro-chefe deste ano será a marca Talento que, além dos tradicionais ovos, chega às gôndolas o Super Talento de 1 kg, o maior ovo de páscoa da Garoto. Além do Super, há o ovo quadrado, o Talento Diet e o Talento Intense. Todas as embalagens dos produtos da Garoto terão um selo comemorativo ao octogenário da marca.

Aumento na produção e no portfólio
A Lacta lança a linha Dark & Soft que oferece os sabores Amêndoas, Crocante e Tradicional para tabletes com 50% de teor de cacau. A expectativa da Kraft Foods é grande com o lançamento, já que pesquisas mostraram resultados positivos. Para reforçar o lançamento, a Lacta fará divulgação em TV aberta e à cabo além de outdoors e mobiliário urbano em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte e ainda ações de degustação e compre e ganhe em pontos-de-venda de todo o Brasil.

Na Nestlé também já há um trabalho para aumentar o portfólio em 40% com relação ao mesmo período de 2008, durante a Páscoa. Ao todo estão previstos 17 lançamentos para diferentes públicos. A companhia estreia ainda na categoria de Bolos de Páscoa através das marcas Classic e Alpino e inova com a promoção Páscoa Chocolover, onde a Nestlé dará viagens para a sua fábrica de chocolates na Suíça, uma casa e ovos de Páscoa de 3 quilos.

A Nestlé ainda oferece a linha “Torce Por Você”, onde torcedores do Corinthians, Palmeiras, Santos, Bahia e Vitória encontrarão ovos de 180g com o escudo destes times e brinde personalizados. Outro destaque da empresa são os ovos diet com selo da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD).

Opções para os ovos de páscoa
Também buscando se diferenciar em um mercado baseado nos derivados do cacau, a Mars, detentora da marca M&M’S, apresenta quatro novos formatos de seu chocolate. Além dos já conhecidos ovos, a Mars anuncia o M&M’S Gigante, feito de plástico, que contém uma caixa do produto com 104g, além do M&M’S Ovinhos de Chocolate.

Outra opção para quem quer fugir dos ovos é o cone de páscoa, oferecido pela Nutty Bavarian. Porém, não haverá chance de não avistar o coelhinho, já que a empresa espalha pelos quiosques da rede de castanhas glaceadas e também nas embalagens do cone de Páscoa, feitos à base de nuts ou, se o consumidor preferir, castanha de caju, amêndoa, macadâmia, noz pecan e amendoim.

A Arcor continua investindo em marcas próprias e licenciamentos e, este ano, apresenta um novo sabor para a linha Tortuguita, o Tortuguita Cookies. Além deste, a empresa também preparou para o público infantil os ovos licenciados da Liga da Justiça e Monstros vs Aliens. Isto sem contar a linha Fanáticos do Futebol, que terá licenciamento de Pelé e oferecerá embalagens nas cores verde e amarela e preto e branco, todas no formato de uma bola de futebol. Outras marcas licenciadas pela Arcor são: Power Rangers, Turma da Mônica, Garfield, Malhação, Big Big e Rocklets, entre outras.

Páscoa não é só chocolate
O Carrefour pretende aquecer as vendas na Páscoa com a meta de comercializar mil toneladas de ovos de chocolate. Todas as 155 lojas já estão em clima de Páscoa e oferecem uma ampla gama de produtos. Para se ter uma ideia do investimento da rede, cinco mil toneladas de pescados, 800 toneladas de bacalhau e três milhões de caixas de bombons completam o volume de produtos do Carrefour para a Páscoa.

Para dar mais ênfase aos produtos de marca própria, o Grupo terá personagens infantis licenciados nos produtos do Carrefour. Entre eles Mickey, Clone Wars e Fofolete Princesas. Porém, a grande expectativa é em relação ao Viver Zero Açúcar, produto com 25% menos calorias, rico em fibras e 0% de gordura trans.

Como a Páscoa não é feita só de chocolate, a rede também espera pelo aumento de 10% em vendas de vinhos, em comparação a 2008. A aposta do Carrefour é que este aumento aconteça nas regiões em que há maior consumo neste segmento como Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Coelho esportista e integrado à causa verde
Fugindo do clichê dos brindes, a Top Cau oferece mensagens de apoio ao meio ambiente, incentivo ao esporte e responsabilidade social. A empresa é a responsável pela produção dos ovos exclusivos e de marca própria das Lojas Americanas, Carrefour e Pão de Açúcar, entre outros. Para este ano a previsão da empresa é aumentar em 2% a produção dos ovos em relação ao ano passado.

Os produtos licenciados com personagens e marcas representam 49% da produção da Top Cau e as mensagens de respeito ao meio-ambiente serão dadas através do boneco do personagem Wall-E, que será dado como brinde, destacando a questão da correta destinação do lixo.

A Top Cau destinará parte da verba das vendas de ovos licenciados de redes de varejo, como os do personagem Senninha, disponíveis na rede Pão de Açúcar, para um programa de responsabilidade social. A empresa também está de olho no público jovem e, por isso, fechou parceria com o X-Games para produzir ovos que oferecem cards com ilustrações de manobras radicais como brinde.

Licenciando experiências
Os licenciamentos parecem estar na moda e nas prateleiras do varejo. E a Lacta este ano terá doze opções voltadas para o público infantil e entre os brindes os pequenos poderão encontrar desde bonecas de pelúcia até mini-games. Os filmes que fizeram e que ainda fazem a alegria das crianças também viraram ovos de chocolate.

A Lacta lançou ovos licenciados dos filmes Kung Fu Panda e Madagascar 2. Os produtos oferecem brinquedo de plástico no formato do urso panda e o outro um jogo eletrônico. A previsão da empresa para este ano é de produzir cerca de 21 milhões de ovos de chocolate.

Longe de ser um exagero, a produção da Lacta vai satisfazer não só o desejo dos consumidores, como também dará emprego já que, desde setembro de 2008, a fábrica da empresa em Curitiba teve o reforço de 1.050 funcionários temporários. Além disso, em janeiro, foram contratados 6.100 promotores.

Artesanato X Industrializados
A Cromus Embalagens, empresa do segmento de Páscoa artesanal e embalagens decorativas, aumentou em 30% a sua linha de produtos em relação a 2007. Em seu catálogo deste ano, a Cromus oferece cerca de 250 páginas que mostram mais de 65 famílias de bonecos e itens artesanais, embalagens e amostras vivas.

No segmento de produtos artesanais, a embalagem tem importância fundamental para o sucesso nas vendas, já que o consumidor entende como a apresentação do produto e, a partir dela, forma-se conceito e atribui-se valor ao produto e ao profissional que a produziu.

Além de encantar o consumidor com as embalagens, a Cromus ainda realiza a promoção Páscoa Cromus a Sorte é Sua, que premiará consumidores em todo o Brasil em concurso cultural sobre os produtos Cromus e a fabricação de chocolate artesanal. O prêmio dado pela empresa será um kit contendo produtos da marca. Com tantas opções no mercado, será difícil para o consumidor escolher um produto, mas para as marcas, o sabor de faturar deverá ser bem parecido com o de uma cenoura para o coelhinho.


Fonte: Por Thiago Terra, in www.mundodomarketing.com.br

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